Postado por - Newton Duarte

Após três anos e meio na Europa, Rafael Miranda acerta com o Bahia

O meio-campo Rafael Miranda está de volta ao Brasil. O jogador acertou nesta quarta-feira (05/06) um pré-contrato com o Bahia. Como tem contrato com o Marítimo/POR até 30 de junho, o volante de 28 anos assinará contrato com o tricolor baiano no dia 1º de julho. O vínculo irá até dezembro de 2014.
De férias em Minas, Rafael Miranda comentou sobre o novo clube. “Estou muito feliz em acertar este pré-contrato com o Bahia. Fiquei quase quatro anos em Portugal e queria voltar para o Brasil. Como o meu contrato estava perto do fim, algumas equipes me procuraram, mas eu optei pelo Bahia devido ao projeto que o Anderson Barros me passou, junto com o Cristóvão Borges. O Bahia é uma equipe de tradição no futebol brasileiro, uma das maiores potências do Nordeste, e tem uma imensa torcida. A partir de julho eu estarei à disposição do clube e espero ajudar para que possamos fazer um excelente Campeonato Brasileiro, com aspirações cada vez maiores”, afirmou o jogador, que rejeitou proposta de outros clubes, inclusive do Sporting, de Lisboa.
“O próprio Marítimo me ofereceu uma proposta de renovação. Fui muito feliz em Portugal, fiz muitas amizades e só tenho a agradecer ao clube, ao presidente e à torcida. Mas eu tinha a intenção de voltar ao Brasil para ficar mais perto da família. Além disso, o futebol português passa por um momento financeiro delicado. No Brasil, o projeto do Bahia foi o que mais me interessou. Espero agora trazer alegrias ao torcedor”, ressaltou o jogador, que deve se apresentar oficialmente apenas no dia 1º de julho.

História do jogador
Rafael Miranda começou sua carreira como profissional em 2005, no Atlético/MG. Durante quatro anos e meio, o volante fez 153 partidas, sendo titular em 142 ocasiões. Em 2006, ele ajudou a equipe no título que retornou o Atlético/MG à elite do futebol brasileiro. Em 2007, ele conquistou ainda o Campeonato Mineiro. Como prêmio individual, Rafael Miranda foi eleito por duas vezes o melhor volante de Minas.
Após disputar o Brasileirão de 2009 pelo Atlético/PR, Rafael Miranda transferiu-se para o Marítimo, de Portugal, em janeiro de 2010. Em três temporadas e meia, o jogador tornou-se titular absoluto da equipe da Ilha da Madeira, completando 124 jogos (sendo 118 como titular) e seis gols. Rafael foi um dos líderes da equipe principalmente durante as últimas duas temporadas, classificando por duas vezes o time português para a Liga Europa. Na última temporada, Rafael Miranda foi o capitão da equipe que entrou pela primeira vez em 101 anos de história na fase de grupos da Liga Europa.
Foto: Divulgação Marítimo