Postado por - Heitor Montes

Após triunfo, Enderson Moreira pede Bahia concentrado para manter sequência positiva

Neste sábado (20), o Bahia venceu o Botafogo por 1 a 0, no estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Enderson Moreira concedeu entrevista coletiva após a partida e comemorou o segundo triunfo consecutivo do Tricolor na competição. Os resultados positivos seguidos contra Paraná e Botafogo representaram a primeira sequência de triunfos da equipe no Brasileirão.

Agora o Bahia é o 11º colocado da competição nacional, mas Enderson Moreira quer a equipe totalmente concentrada para engatar uma boa sequência de resultados:

Nossa equipe tem buscado isso, esse triunfo fora há muito tempo. Nos escapou contra o Grêmio, mas hoje a gente conseguiu diante de um adversário extremamente difícil. Na Sul-Americana. Foi um confronto equilibrado. Qualquer uma das equipes poderia ter classificado. A gente tem que valorizar muito o resultado e continuar firme. Campeonato é difícil, equilibrado, e a gente não pode vacilar em momento nenhum. Tem que ter muita concentração. Espero que a gente consiga pegar uma sequência de bons resultados.

Enderson Moreira ainda completou:

Não dá para ficar agora comemorando muito esses três pontos, essa é uma pontuação que talvez nos tire daquele bloco de baixo, porque o campeonato é dinâmico. Tem muitas equipes que ultrapassamos agora que estavam muito na nossa frente, com pontuação maior que a nossa. A gente não tem o direito de pensar de outra forma. Concentração máxima para esses confrontos, que são decisivos.

No início do jogo deste sábado, o Bahia teve alguma dificuldade, já que o Botafogo tentou impor seu ritmo na partida. Porém, o Bahia melhorou aos poucos e criou as melhores oportunidades, marcando no começo do segundo tempo. Enderson Moreira explicou a sua estratégia para a partida e falou que os dois times fizeram um bom jogo, em estratégia:

O começo de jogo, o adversário que joga em casa tenta impor seu ritmo. Muitas jogadas criadas pelo Botafogo foram oriundas de erros nossos. Viemos com uma proposta clara de marcar os lados, onde eles são fortes. Já no primeiro tempo, criamos situações para sair na frente. Estrategicamente, foi um bom jogo. Zé tentou fazer as modificações, colocar a equipe mais ofensiva, mas a gente teve uma boa capacidade de se defender e poderíamos até ter ampliado um pouquinho numa situação de contra-ataque.

O Bahia agora enfrenta o Atlético-PR, na próxima quarta-feira (24), às 21h45, na Arena Fonte Nova, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Pelo Campeonato Brasileiro, o Tricolor volta a campo no próximo sábado (27), às 19h, contra o Corinthians, na Arena Corinthians.

Confira o que Enderson Moreira declarou em entrevista coletiva

Jogadores titulares x jogadores reservas
- Não tem essa de quem é titular e quem é reserva. A gente tem um elenco extremamente capaz e temos usado da melhor forma possível. Claro que tem algumas ausências. Mas eu não gosto de lamentar ausência. Gosto de enaltecer quem está apto a participar. Espero que a gente possa continuar dessa forma até o fim.

Ideia de jogo do treinador
- Minha ideia de jogo sempre. A gente respeita muito os adversários, a gente sabe que em determinado momento do jogo o adversário pode ter uma supremacia, então temos que baixar a linha e defender bem. Mas sempre que temos a possibilidade de ser mais agressivos... Porque a gente não joga por uma bola. A gente joga para criar situações e procurar o gol. É uma ideia que tenho. Não só no Bahia, também no América-MG a gente veio com esse pensamento, de jogar bem fora de casa. No Bahia, a gente encontrou um ambiente favorável para isso, com atletas de qualidade, que a cada dia entendem mais essa filosofia e, principalmente, acreditam mais. Temos que enaltecer a capacidade dos atletas para realizar aquilo que temos como ideia de jogo.