Postado por - Newton Duarte

Após veto de Dilma, ANAF convoca árbitros para discutir greve por direito de arena

Sem direito de arena, árbitros são convocados para discutir greve

Anaf convoca reunião para esta tarde no sentido de definir rumos a serem seguidos após a medida da presidente Dilma cortando item da MP. Brasileirão fica ameaçado

Presidente da Anaf, Marco Antônio Martins é pela greve dos árbitros (Foto: Daniel Mundim)

Um veto da presidente Dilma Roussef a um dos itens da Medida Provisória 671, sancionada na quarta-feira e transformada na Lei 13.155, pode gerar uma greve dos árbitros de futebol e, como consequência, a paralisação do Campeonato Brasileiro. O item vetado pela presidente da República da Medida Provisória 671, que refinancia dívidas do futebol, dava direito aos juízes de um repasse de 0,5% dos valores de direito de arena, vindos de transmissão de TV.

Após a decisão de Dilma de vetar esse repasse, a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) marcou para a tarde desta sexta-feira reunião em hotel na Zona Oeste do Rio para discutir se os árbitros envolvidos nos campeonatos organizados pela CBF vão cruzar os braços.

A ideia da greve é do presidente da Anaf, Marco Antônio Martins. A paralisação não começaria este fim de semana, quando será realizada a sétima rodada do Brasileirão.

- Vamos fazer uma assembleia na semana que vem em cada estado, e a minha proposição é essa (de greve). Não temos outra solução, acho que tem que tomar uma medida drástica. Claro que a greve é a última medida a se tomar, mas acho que é o caso. Lutamos muito por esse direito, e o Poder Executivo, acho que por pressão da bancada da bola, que defende o interesse dos clubes, vetou o artigo. Mas vamos ouvir a categoria, os árbitros - disse Marco Antônio.