Postado por - Newton Duarte

Após veto, Dirigente manda recado para o Bom Senso: 'Querem continuar sem salário'

Vice da Comissão de Clubes estranha comemoração do Bom Senso por veto de Dilma: 'Querem continuar sem salário?'

A presidente Dilma Rousseff reabriu a discussão em torno da responsabilidade dos clubes – Foto: Getty

O vice-presidente da Comissão de Clubes, Alexi Portela Júnior, estranhou a comemoração do movimento Bom Senso FC à decisão da presidente Dilma Rousseff de vetar o artigo 141 da Medida Provisória 656, que previa o parcelamento das dívidas das equipes com o Governo sem nenhuma contrapartida. Ele ressalta que, com a negativa, os salários dos atletas seguirão atrasados.

"Faltou bom senso. Eles querem continuar sem receber salário? É isso que eles querem? Ou continuar aparecendo na mídia? Não resolve nada essa postura e apenas trava a resolução de todo o assunto. Seguimos com a p... da situação, a bagunça de sempre e as equipes com recursos bloqueados", afirmou Alexi ao ESPN.com.br.

Presidente do Conselho Fiscal do Vitória, Portela Júnior comanda também a Liga do Nordeste e compõe a comissão de clubes ao lado de representantes de Flamengo, Coritiba e Inter.

Em conjunto, eles chegaram a enviar carta à Casa Civil pedindo que a lei fosse complementada com medidas de responsabilidade financeira e de gestão aos dirigentes, mas assegura não ter recebido qualquer resposta de Brasília.

"Não é que a gente estava de acordo com o formato encaminhado para a presidente. Ele não era perfeito. Tinha que ter essa entrada do fair-play financeiro. Solicitamos através de documento que fosse feita uma medida provisória com a inclusão disso, porém, não tivemos qualquer retorno. Agora vamos continuar o que estávamos fazendo ao lado dos deputados e com o Ministro do Esporte para encontrar um modelo que agrade a todos", prosseguiu Alexi Portela Júnior.

O movimento Bom Senso F.C. se reuniu nesta segunda-feira com a presidente Dilma Rousseff– Foto: Roberto Stuckert Filho / PR

No fim do ano passado, Câmara e Senado aprovaram a MP 656 que trata de isenção de imposto a importação de aerogeradores, equipamento usado na agropecuária. O parcelamento das dívidas dos clubes foi inserido em emenda do deputado Jovair Arantes (PTB-GO).

Pelo texto, os clubes poderiam parcelar suas dívidas com a União em 240 vezes, com descontos de 70% em multas e 50% em juros, sem, no entanto, terem de cumprir nenhuma das contrapartidas previstas na discussão da Lei de Responsabilidade Fiscal dos Clubes. Até então contrária, a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) mudou de opinião na última sexta-feira e enviou ofício ao Governo apoiando também.

O Bom Senso comemorou a oficialização do veto de Dilma no Diário Oficial da União desta terça-feira.

"Sabemos o quanto essa lei é importante para os clubes, não somos contra ela, mas devemos avançar no estabelecimento das contrapartidas, e é isso que vamos fazer agora para tentar fazer tudo o mais rápido possível", comentou o diretor executivo do grupo, Ricardo Borges.

O conflito entre Alexi Portela e o movimento não é novo: então presidente do Vitória, ele proibiu seus atletas de realizarem qualquer protesto antes de pontapé inicial de partida que contou com a presença de José Maria Marin e Marco Polo Del Nero em camarote do Barradão.