Postado por - Newton Duarte

Apresentado, Bolicenho fala sobre orçamento, reforços e base

Apresentação: Ocimar Bolicenho fala sobre orçamento, reforços e base

Nodo diretor de futebol é apresentado para a imprensa com as boas vindas do presidente Fernando Schmidt. Ocimar Bolicenho mantém foco na final do Baianão

O novo diretor de futebol do Bahia já colocou as mãos na massa. Ocimar Bolicenho, que também é presidente da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol, acompanhou de perto o triunfo do Bahia sobre o Vitória no último domingo, pelo jogo de ida das finais do Baianão. Apesar de garantir que todos no Fazendão estão focados na disputa do título estadual, o dirigente já está de olho no Campeonato Brasileiro, que começa neste mês de abril.

Na tarde desta terça-feira, Bolicenho foi apresentado para a imprensa, no Fazendão, ao lado, dentre outros dirigentes, do presidente Fernando Schmidt e do diretor financeiro Reub Celestino. O mandatário tricolor foi o responsável por dar as boas vindas ao dirigente. E ele fez questão de ressaltar a total sintonia de ideias entre o clube o novo diretor de futebol.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃO e participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

- Ocimar está aqui porque, em todas as conversas em que mantivemos, nós verificamos uma absoluta identidade dos seus pensamentos com os do resto da diretoria do Bahia. Sintonia total. Sintonia com a equipe do departamento de futebol que ele vai dirigir. Em todas as conversas, verificamos essa absoluta integração. Foi muito bom que Ocimar tenha vindo antes de terminar o estadual, porque ele vai ter a oportunidade de acompanhar as coisas do Bahia, e juntar as ideias que trouxe. A apresentação de Ocimar hoje é uma demonstração clara da absoluta normalidade no Bahia. Não estamos fazendo nenhuma ato de precipitação, nenhuma pirotecnia mercadológica. Nada disso. Estamos trazendo para o Bahia, como diretor de futebol, uma pessoa que vai dar continuidade a um trabalho que foi iniciado por William. Se essa situação de absoluta tranquilidade não estivesse ocorrendo, certamente esperaríamos terminar o campeonato estadual para fazer a apresentação. Mas o clima é de tamanha normalidade que não trará nenhuma instabilidade da equipe. Pelo contrário. A equipe também o conheceu, e muitas pessoas ele conhece e já trabalhou. Por isso, Ocimar, boa sorte e tudo de bom para você – desejou o presidente.

Ocimar Bolicenho, diretor de futebol, e Fernando Schimidt, presidente do Bahia

As primeiras palavras de Ocimar Bolicenho foram de agradecimento pelo convite. Ele fez também uma breve apresentação de sua carreira no meio futebolístico.

- É um orgulho muito grande estar aqui para poder ajudar o Bahia a levar os seus projetos para frente. Já tive a experiência de estar como dirigente estatutário por algum tempo. Desde 2000, dedico-me à profissão de executivo de futebol. Sinto-me preparado para que a missão seja cumprida de acordo com o que me foi proposto – afirma Bolicenho, que já passou por clubes importantes, como Santos e Atlético-PR. Seu último trabalho foi na Ponte Preta.

Passado o momento das apresentações, era a hora de falar sobre os desafios que Ocimar terá à frente do Bahia. O primeiro deles, a diferença orçamentária que separa o Tricolor dos clubes mais ricos do país. Para o novo diretor de futebol, a única maneira de superar esse obstáculo e se tornar competitivo é com eficiência nas decisões e minimização de erros.

- As diferenças orçamentárias fazem com alguns tenham que ser mais eficientes que outros. A nossa proposta é trazer uma eficiência, para que dentro das possibilidades o Bahia tenha condições competitivas iguais às daqueles que ganham mais.  Os que ganham menos têm que ter mais eficiência – defende Bolicenho. Ele prossegue.

- É óbvio que o sucesso está na minimização do erro. Tem que procurar errar pouco, até porque temos condições financeiras inferiores às de outros clubes. Temos obrigação de errar menos. Como faz isso? Com uma troca de ideias com todo o departamento de futebol, com a comissão técnica. Ninguém vai contratar um jogador sem conversar com o treinador – diz.

Sobre contratações e nomes de possíveis reforços, o dirigente é categórico: só na próxima segunda-feira, após a decisão do Campeonato Baiano.

- O Bahia está focado unicamente e exclusivamente focado na decisão do Campeonato Baiano. A partir de segunda, eu respondo a essas perguntas – responde.

O diretor de futebol, porém, não deixou de falar sobres as opções que tem no elenco tricolor. Para ele, o Bahia tem um elenco inchado, que precisa ser reduzido. Por isso, é preciso muito critério na hora de contratar jogadores.

- Temos que estabelecer um número ideal de componentes no elenco, que deve ser menor do que o que nós temos hoje. Temos um elenco um pouco inchado. Diminuir o número de contratações, e, nessas contratações, encontrar as peças que precisamos – afirma.

Por fim, o dirigente falou sobre as divisões de base. Ocimar Bolicenho defende que a base seja incorporada ao departamento de futebol. Na prática, ele será o principal responsável pelo setor.

- Vamos trazer a base para o departamento de futebol profissional. É isso o que planejamos fazer. Vamos ter dentro do Fazendão um departamento único. Aqui é o Esporte Clube Bahia. Não importa se é profissional ou base. Vamos ter o mesmo tratamento. Já existe hoje, semanalmente, um atleta da base treinando com o grupo principal... A base vai ficar sob subordinação da diretoria executiva de futebol – finaliza Ocimar Bolicenho.


Fonte: GE.COM

Foto: Divulgação/E.C. Bahia