Postado por - Newton Duarte

Árbitro alivia Kieza e Bahia na súmula; STJD pode denunciar com vídeo

Árbitro alivia Kieza e Bahia na súmula; STJD pode denunciar com vídeo

Sem palavrões nem ameaças. De acordo com a súmula de Leandro Pedro Vuaden, árbitro Fifa e da Federação Gaúcha, o atacante Kieza – do Bahia – poderá até escapar de uma pena mais dura depois de ter sido expulso no final do primeiro tempo do clássico contra o Vitória. A partida foi disputada neste sábado na Fonte Nova e valia vaga no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro.

O jogador já tinha recebido um cartão amarelo logo aos 15 segundos de Ba-Vi, quando marcou um tento relâmpago e saiu do campo, tirou a camisa, subiu até a arquibancada para comemorar com os torcedores do Bahia. Depois, aos 46 minutos do primeiro tempo, ele ajeitou a bola com o braço esquerdo antes de acertar o gol do Vitória. Foi advertido por Vuaden pela segunda vez e viu o cartão vermelho.

Irritado, Kieza reclamou muito com o juiz. Cercou o juiz por cerca de dois minutos, falou palavrões e gesticulou. Ainda permaneceu na lateral do campo e esperou o final da primeira etapa para voltar e reclamar mais uma vez. Na saída, para os repórteres, ele disparou um palavrão e disse que sua expulsão era “uma vergonha''.

Oficialmente, o árbitro do jogo descreveu a atitude de Kieza desta maneira:

'' Após o termino do primeiro tempo, o mesmo invadiu o campo vindo em minha direção proferindo o seguinte,'' eu posso até ter dominado a bola com a mão, mas você me tirar do jogo é sacanagem''. O mesmo foi retirado por integrantes da comissão técnica da sua equipe''.

O Vitória terminou vencendo o Bahia por 3 a 1 e subiu para a segunda colocação da Série B com 49 pontos . O Bahia caiu para o quinto lugar com 47.

A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva vai solicitar as imagens do jogo para analisar se a atitude do jogador do Bahia será motivo de indiciamento.

Kieza pode ser denunciado com base no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “Ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto'', com pena prevista de multa até R$ 100 mil, além de suspensão de uma a seis partidas.

O Bahia também poderá ser indiciado. Na saída para o vestiário, no final do primeiro tempo, alguns torcedores sacudiram o túnel e atiraram copos e garrafas na direção do quarteto de árbitros. Dirigentes do clube também acompanharam Vuaden, que descreveu o ocorrido assim:

“Enquanto saiamos do campo de jogo ao termino do primeiro tempo, acompanhados pelo policiamento, já dentro do túnel de acesso ao nosso vestiário,fomos interpelados por pessoas que trajavam camisas da equipe do e.c. bahia dizendo o seguinte,'' o que você viu, tá de sacanagem, toda vez isso''. em função do tumulto não foi possível identificar nominalmente as pessoas''.

Mesmo com o relato que não cita ameaças ou ofensas, o material de vídeo poderá levar o STJD a julgar clube e atleta. O Bahia pode ser enquadrado no artigo 213 do CBJD: “Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: I – desordens em sua praça de desporto; II – invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo; III – lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo''. A pena prevista é de até R$ 100 mil de multa.