Postado por - Heitor Montes

Árbitro do Ba-Vi não relata confusão e invasão de técnicos na súmula

O clássico Ba-Vi disputado na última quinta-feira, no Barradão, foi recheado de polêmica e confusão. Ainda no primeiro tempo, o atacante Gustavo, do Bahia, foi expulso em disputa de bola com o zagueiro Kanu. O cartão vermelho provocou uma discussão generalizada, com invasão de reservas e técnicos dos dois times no campo da partida. A súmula escrita pelo árbitro Caio Max Augusto Vieira, no entanto, não possui o registro do tumulto. Diferentemente do habitual, o documento só foi divulgado no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no início da noite desta sexta-feira, quase 24 horas após a partida. O comum é que o texto fique à disposição do público poucas horas após o fim de cada jogo.

Na súmula, Caio Max Augusto Vieira afirma que expulsou Gustavo por “golpear ou tentar golpear um adversário com uso de força excessiva fora da disputa da bola”.

- O atleta citado foi expulso do campo de jogo por golpear com o cotovelo na altura do rosto do seu adversário, atleta nº 25, Sr. Antônio Eduardo P. dos Santos, do E. C. Vitória, fora da disputa da bola. O atleta atingido precisou de atendimento médico e retornou ao jogo normalmente – escreveu.

Árbitro não relatou confusão durante o primeiro tempo e no intervalo do Ba-Vi (Foto: Reprodução) Árbitro não relatou confusão durante o primeiro tempo e no intervalo do Ba-Vi (Foto: Reprodução)

Em outro lance, quando o jogo estava parado para uma cobrança de falta, Kanu acertou uma cotovelada no zagueiro Lucas Fonseca. O árbitro descreveu o lance como “fazer carga em um adversário de maneira temerária na disputa da bola”.

Caio Max Augusto Vieira também relatou no documento a queda de energia nos refletores do estádio. No fim do segundo tempo, duas torres apagaram e a partida precisou ser interrompida. Não é a primeira vez que o problema ocorre. Contra o River-PI, também pela Copa do Nordeste, o apagão durou quase uma hora.

- Houve uma interrupção da partida aos 42 minutos do 2º tempo, devido a uma queda de energia em duas torres de iluminação do estádio, onde o jogo ficou paralisado por 24 minutos. Após esse tempo, o jogo reiniciou e foi finalizado sem problemas.

Bahia e Vitória voltam a se enfrentar no domingo, na Arena Fonte Nova. A partida terá torcida única por determinação da CBF. Com o triunfo por 2 a 1 no clássico disputado no Barradão, o Vitória joga por um empate para assegurar a vaga na final da Copa do Nordeste.