Postado por - Heitor Montes

Árbitro da final vê preconceito e rebate presidente do Bahia: As imagens falam por si

O árbitro piauiense Antônio Dib de Moraes Sousa rebateu as críticas do presidente do Bahia sobre a atuação dele no jogo de ida da final da Copa do Nordeste. Na ocasião, Marcelo Sant’Ana reprovou o juiz ao afirmar que ele não deveria apitar partidas de equipes da Série A. Em sua defesa, Dib não reconheceu ter cometido os erros apontados pelo dirigente no empate em 1 a 1 entre o tricolor e o Sport, na Ilha do Retiro, e caracterizou a atitude do mandatário como desnecessária.

- Respondo essas críticas com muita tranquilidade. Digo que é só ele assistir o jogo e ver os lances. A gente percebe que aquele discurso dele está imbuído de certo preconceito por eu ser um árbitro do Piauí. Minha atuação não comprometeu o resultado do jogo. Boa parte dos piauienses, muitos baianos, pessoas do Brasil inteiro assistiram, e estão lá as imagens. Elas falam por si só – repreendeu Dib.

A polêmica envolvendo a atuação de Dib nasceu no lance que originou o gol do Sport, que, segundo os tricolores, foi um escanteio mal marcado. Além disso, o Bahia teve um gol anulado, marcado por Zé Rafael. Ainda no gramado, jogadores e comissão técnica do time baiano reclamaram diretamente com o juiz.

- Não vi em nenhum momento algumas falhas que eles pudessem vir tecer essa críticas. Em relação ao meu trabalho, não teve nenhum erro para essas críticas. Acredito que isso aconteceu mais pelo fato do pensamento pequeno e pelo Piauí ser um estado onde o futebol não é tão evoluído – desabafou.
Na partida realizada na Ilha do Retino, Dib foi auxiliado por Flavio Gomes Barroca, do Rio Grande do Norte, e por Pedro Jorge Santos de Araujo, da federação alagoana. Dib é o único árbitro piauiense na lista da CBF para apitar partidas das Séries A e B, de acordo com a relação divulgada pela Comissão de Arbitragem do Piauí com 69 nomes de juízes de todo o Brasil.

Fonte: Globo Esporte