Postado por - Heitor Montes

Em súmula do Ba-Vi, árbitro justifica cartão amarelo para Douglas por entrada temerária

Nesta segunda-feira (2), foi divulgada a súmula do clássico Ba-Vi realizado neste domingo (1º), na Arena Fonte Nova, vencido pelo Bahia pelo placar de 2 a 1. A partida contou com uma polêmica de arbitragem que envolveu o goleiro Douglas, do Tricolor.

O auxiliar técnico do Vitória, Anderson Batatais, reclamou dizendo que o goleiro merecia ter sido expulso no lance em que ele saiu da área para dividir com o atacante Neilton, do Vitória. Na jogada, ele desarmou o jogador rival, mas a bola teria tocado no seu antebraço fora da área. Os jogadores do Vitória pediram a expulsão de Douglas, mas o árbitro Luiz Flávio de Oliveira deu cartão amarelo ao goleiro.

Na súmula da partida, o árbitro afirmou que o cartão foi dado por “entrada temerária”, e não pelo suposto toque com o braço fora da área.

O Vitória reclamou se baseando na regra que determina a expulsão de jogadores que propositalmente tocam com a mão na bola impedindo chances claras de gol.

O conjunto de regras da CBF diz:

Quando um jogador impedir um gol ou uma clara oportunidade de gol da equipe adversária, tocando deliberadamente a bola com a mão, o jogador deve ser expulso independentemente do local onde a infração for cometida. (...) Devem ser consideradas as seguintes circunstâncias: a distância entre o local da infração e a meta; a direção em que a jogada se desenvolvia; a possibilidade de manter ou de controlar a bola; a posição e o número de defensores

Súmula do Ba-Vi esclarece motivo de cartão amarelo para Douglas (Foto: Reprodução) Súmula do Ba-Vi esclarece motivo de cartão amarelo para Douglas (Foto: Reprodução)

Apontando "entrada temerária", o árbitro Luiz Flávio de Oliveira acredita que Douglas não ponderou o risco de machucar Neilton na dividida. Esta infração é punida com cartão amarelo.

Na súmula, o árbitro também relatou a invasão de campo de um torcedor tricolor após o gol de Vinícius:

Aos 8 minutos do 2º tempo, após o gol da equipe do Bahia, um torcedor invadiu os arredores do campo de jogo, ao lado do banco de reservas da equipe do Bahia, sendo contido imediatamente pelo policiamento

No próximo domingo (8), no Barradão, Bahia e Vitória disputam a partida decisiva do estadual. Com o triunfo na primeira partida, o Tricolor joga por um empate na casa do rival para conquistar o título.