Postado por - Newton Duarte

Arbitro relatou 'aglomeração' em súmula; FBF não 'viu'

Árbitro cita ‘aglomeração’ em súmula, e FBF descarta superlotação do Joia

Presidente da Federação Bahiana de Futebol cita erro de avaliação da Polícia Militar, que aponta informação equivocada da Federação sobre previsão de público: dez mil

As cenas vistas durante boa parte do primeiro tempo do jogo entre Bahia e Santos, na noite desta quinta-feira, foram de causar angústia e muita preocupação. Com apenas um portão liberado, houve superlotação de um dos setores do estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. Homens, mulheres, crianças e idosos sofreram espremidos entre a grade e a arquibancada do estádio. O caos só foi aliviado quando houve a liberação para que os torcedores do Bahia pudessem se dirigir à área destinada à torcida santista. Um dia após o ocorrido, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) cita erro da Polícia Militar que, por sua vez, disse que fez o esquema de segurança com base na previsão de público enviada pela FBF: 10 mil torcedores.

Mesmo com o grande risco de acidente, o jogo não foi paralisado em nenhum momento e o árbitro Wagner Reway apenas citou o que percebeu de dentro de campo.

- No início da partida (por volta dos 15 minutos), percebi uma movimentação intensa na arquibancada, atrás de uma das metas. Pedi para que o quarto árbitro verificasse, o mesmo dirigiu-se ao policiamento, que informou o início de aglomeração em um dos portões de entrada, e que as medidas para solucionar o problema estavam sendo tomadas pelo efetivo do policiamento no local. No intervalo, procurei o policiamento para saber o desfecho dos fatos e fui informado que, apesar do incidente, toda a situação foi controlada pelos policiais – escreveu o árbitro, que é aspirante à FIFA.

Árbitro relata problema que aconteceu na arquibancada do Joia da Princesa, nesta quinta-feira

Um dos motivos citados para a confusão foi uma possível superlotação do estádio. Através do Twitter, o Bahia se manifestou e disse que, de acordo com as informações recebidas, muitas pessoas entraram no estádio graças à gratuidade cedida pela administração local.

Conheça o Scout torcidabahia.com

- A informação que temos é de que mais de 1.200 pessoas entraram sem pagar (idosos, policiais e crianças), e isso está provocando a confusão. As gratuidades são conferidas pela administração do estádio, de propriedade do município de Feira - anunciou o Bahia.

Torcedores sofreram esmagados entre o alambrado e a arquibancada do Joia da Princesa

Contudo, na manhã desta sexta-feira, o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, descartou a possibilidade de o estádio ter recebido um número maior de torcedores do que a sua capacidade.

Criança chora durante confusão no jogo entre Bahia e Santos

- Não houve a superlotação que falaram. A capacidade oficial do estádio, atestada por laudos técnicos, é de 16.274 torcedores. Foram vendidos 16.089 ingressos e os não pagantes não ultrapassaram a capacidade total. O que aconteceu foi que quem comandou o policiamento supervalorizou o espaço para a torcida do Santos. Não é nenhuma crítica à Polícia Militar, mas na realidade foi isso o que aconteceu – defendeu o dirigente.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃOe participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

Vem aí: #NaCopaComTorcidabahia.com

A Polícia Militar se pronunciou através de nota. O texto diz que a FBF teria enviado um documento estimando o público do jogo em 10 mil pessoas e confirmou o arrombamento de um dos portões do estádio. A entidade ainda diz que não identificou o torcedor que arremessou uma lata de cerveja em direção ao técnico Oswaldo de Oliveira. 

Oswaldo de Oliveira, por pouco, não foi atingido por uma lata arremessada da arquibancada

O estádio Joia da Princesa já havia sido utilizado para um jogo da Série A na semana passada, quando o Vitória empatou em 1 a 1 com o Atlético-MG. O local voltará a receber um jogo neste sábado. Às 21h (de Brasília), o Vitória enfrentará o Sport. A praça tem sido utilizada, porque os três estádios de Salvador – Fonte Nova, Barradão e Pituaçu – estão sob o controle da FIFA para a Copa do Mundo.

Confira a nota completa da Polícia Militar da Bahia

Sobre a partida Bahia x Santos realizada na noite de ontem (29), no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, a PM esclarece que a Federação Bahiana de Futebol informou por ofício que 10 mil pessoas era o público estimado para o evento, ou seja, bem inferior ao público que de fato foi ao estádio.

A Polícia Militar da Bahia tem um protocolo de emprego de tropa em estádio que se baseia de acordo com o público estimado pela Federação Bahiana de Futebol. A questão não foi de área reservada à torcida dos Santos, até porque a PM tem como dever preservar a integridade física dos torcedores, em especial a torcida visitante (minoria no estádio), crianças e gestantes, a área foi dividida de acordo com o público estimado pela FBF.

A PM tomou conhecimento do arrombamento e agiu rapidamente deslocando a patrulha mais próxima do portão de acesso. Vale ressaltar que a quantidade de pessoas que adentrou foi mínima, o que não justifica a referida superlotação.

Até o presente momento a PM não identificou o torcedor responsável pelo arremesso da latinha.

Não houve registro de pessoas feridas nem no atendimento médico do estádio, nem que a PM tivesse conhecimento.


Fonte: Raphael Carneiro - GE.COM e  SporTV

Foto: Reprodução - SporTV