Postado por - Newton Duarte

Artilheiro do Português: Talisca vai de volante a atacante 'matador'

Talisca vai de volante a atacante e vira artilheiro do Português

Desde que chegou ao clube português, meia já mudou de posição duas vezes

Jorge Jesus não cansa de elogiar Talisca

Talisca tem cinco gols em seis jogos pelo Campeonato Português 

Anderson Talisca, 20 anos, deixou o Bahia em junho como um dos grandes destaques do Brasileirão. Meia canhoto de boa técnica e com qualidade no chute, foi para um dos times que melhor forma jogadores no futebol europeu, o Benfica.

Logo em sua primeira semana no clube encarnado, Talisca recebeu de Jorge Jesus, técnico da equipe, a orientação de que deveria jogar na linha de volantes, muito por conta da qualidade do seu passe. E assim foi durante a pré-temporada.

Mais resguardado, Talisca não comprometeu, mas também não encantou. Parecia 'preso'. No Campeonato Português, Jesus teve mais uma ideia: avançar Talisca, aproveitando a sua chegada ao ataque e o chute de média de longa distância.

Assim, na armação, Talisca parecia mais à vontade. O gol, porém, teimava em não sai. Até que veio o terceiro ato de Jesus com o seu 'talismã'.

Jorge Jesus não cansa de elogiar Talisca

Jorge Jesus não cansa de elogiar Talisca

Na antevéspera da quarta rodada do Português, Jesus treinou Talisca como atacante, ao lado do também brasileiro Lima. No jogo contra o Vitória Setúbal, fora de casa, a aposta se mostrou certeira: a jovem sensação do Bahia anotou três gols na goleada de 5 x 0 do Benfica, dois deles como típico centroavante, dentro da área.

Depois de passar em branco ante o Moreirense, Talisca voltou a fazer das suas no duelo contra o Estoril, no último sábado. Foram mais dois gols no triunfo benfiquista por 3 x 2, o primeiro deles arrancando do meio-campo e finalizando com frieza na saída do goleiro.

Cinco gols em seis jogos, é o que Talisca arrebanhou até então. A cifra o deixa na co-artilharia do Português, ao lado do colombiano Jackson Martínez, do Porto.

Nada mal para quem iniciou sua trajetória no futebol europeu como volante.