Postado por - Heitor Montes

Artilheiros têm feito a diferença pro Bahia na Série B

Com terceiro melhor ataque da Série B, Bahia tem o acesso na mira

Os principais atacantes do Bahia na temporada se mostram decisivos nesta reta final da Série B. Hernane não marcava havia 52 dias quando sacramentou o triunfo por 1x0 contra o Sampaio Corrêa, na terça-feira passada (8), na Fonte Nova, e garantiu a permanência tricolor no G4, aos 46 minutos do segundo tempo.

No último sábado (12), depois de ter passado em branco nas duas rodadas anteriores, Edigar Junio resolveu a parada contra o Luverdense. Autor dos gols do Bahia no empate em 2x2 no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, o atacante deu à torcida tricolor, aos 49 minutos da etapa final, a possibilidade de comemorar o acesso na próxima rodada, sábado (19).

Para isso acontecer, basta que o Bahia derrote o Bragantino, às 16h30, na Fonte Nova, e que o Náutico não vença seu confronto com o Tupi, em Juiz de Fora-MG. A casa tricolor estará lotada, já que os ingressos esgotaram desde sexta-feira (11): 43.535 torcedores garantiram presença no que pode ser a festa do acesso.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Esquadrão tem 83,9% de probabilidade de subir para a Série A.

Os números apontam que se o Náutico tropeçar vai ter festa sim na Fonte. Melhor mandante da Série B, o Bahia conquistou 44 dos 54 pontos disputados em casa. Em 18 jogos, venceu 14, empatou dois e perdeu outros dois (81% de aproveitamento). No segundo turno, não vacilou nenhuma vez e tem 100% de aproveitamento em seus domínios.

No quesito bola na rede o Bahia também vai bem. Com 53 gols, o time tem o terceiro melhor ataque da competição. Fica trás apenas de Atlético Goianiense, que marcou 57, e CRB, que fez 54. A maioria dos gols tricolores foi comemorada em casa: 33. Artilheiro do time na Série B, Hernane assinou 10. Edigar Junio tem sete e Juninho é o volante artilheiro, com seis.

Na rodada passada, diante do Luverdense, o técnico Guto Ferreira surpreendeu e abriu mão do esquema tático com três atacantes que costuma utilizar. Escalou Feijão ao lado de Renê Júnior e Luiz Antonio e inicialmente mandou a campo três volantes. Guto explicou o fato de ter escalado o time assim e depois mudado de estratégia, colocando o atacante Misael em campo ainda no primeiro tempo:

A gente entrou um pouco mais fechado, para travar essas jogadas de lado do Luverdense e conseguir os contra-ataques. [...] Nos 10 primeiros minutos nós conseguimos isso, mas eles sentiram a nossa marcação e começaram a empurrar em cima da nossa zaga e buscar em cima dos nossos volantes

Contra o Bragantino, a tendência é que o Bahia volte a jogar no esquema com três atacantes. Decisivos nas últimas duas rodadas, Hernane e Edigar Junio estão garantidos dentro das quatro linhas. O terceiro atacante, no entanto, será confirmado ao longo da semana. Guto vinha utilizando Wesley Natã, optou por Victor Rangel contra Vila Nova e Sampaio Corrêa e, quando precisou mexer diante do Luverdense, escolheu Misael.

A delegação tricolor retornou no domingo (13) para Salvador de Lucas do Rio Verde e teve o resto do dia de folga. O time se reapresenta nesta segunda-feira (14) à tarde.

Fonte: Correio 24 Horas