Postado por - Newton Duarte

As 10 revelações sub-20 da Série B 2015

Luis Henrique, Rivaldinho e mais oito: as revelações sub-20 da Série B 2015

Nesta sexta-feira a bola volta a rolar na Série B, para a abertura do segundo turno da competição. Além da briga pelo acesso em uma das edições mais equilibradas na era dos pontos corridos, o torneio é uma boa oportunidade para jovens talentos começarem suas carreiras nos gramados brasileiros.

Nas primeiras 19 rodadas foi possível observar vários destes talentos. Entre as principais revelações, vale acompanhar de perto o atacantes Luiz Henrique (Botafogo) e Richarlison (América-MG), além do volante Flávio (Vitória), do meia Rômulo (Bahia) e de Rivaldinho, filho do pentacampeão Rivaldo, que deixou o Mogi Mirim junto com o pai, mas fez um bom papel enquanto esteve em campo.

Confira as 10 princiais revelações da competição

Luis Henrique (atacante) - 17 anos - Botafogo

Vice-campeão e artilheiro da Copa do Brasil sub-17, com 14 gols, o atacante de 17 anos foi promovido ao time profissional do Botafogo. Em sua estreia profissional, marcou dois gols e deu uma assistência na goleada por 5 a 0 diante do Sampaio.

Titular depois desse jogo, perdeu a posição depois para o uruguaio Navarro, mas já demonstrou que tem boa finalização e senso de posicionamento. Além disso, ganhou um aumento salarial e sua multa rescisória passou de R$ 1 milhão para R$ 60 milhões.

Richarlison (atacante) - 18 anos - América-MG

Artilheiro na base do Coelho, o atacante passou a treinar entre os profissionais a pedido do técnico Givanildo Oliveira. Richarlison fez sua estreia diante do Atlético-GO e na partida seguinte, contra o Criciúma, marcou um dos gols do empate por 2 a 2 no Heriberto Hulse.

Após as boas exibições, o atacante ganhou a condição de titular, mas por causa de uma lesão muscular não entra em campo desde o dia 28 de julho. Recuperado, deve voltar ao time em breve.

Rômulo (meia) - 19 anos - Bahia

Promovido ao time profissional na reta final do Brasileirão de 2014, Rômulo se firmou nesta temporada. Titular do meio-campo Tricolor desde o Campeonato Baiano, a qualidade técnica com a perna esquerda lhe rendeu a convocação para disputar os jogos Pan-Americanos de Toronto.

Foi um dos titulares da equipe comandada por Rogério Micale que ficou com a medalha de bronze, marcando dois gols. No Bahia, apesar de ter perdido a titularidade, sempre é acionado pelo técnico Sérgio Soares no decorrer dos jogos.

Marcílio (lateral-esquerdo) - 20 anos - ABC

Com oportunidades no time profissional desde 2013, quando tinha 18 anos, somente em 2015 Marcílio se firmou na equipe. Antes disso, ainda foi emprestado ao Botafogo-PB, mas pouco aproveitado durante a Série C de 2014.

Nesta temporada, assumiu a titularidade durante o Campeonato Potiguar e desde então segue firme na posição. O jogador se destaca principalmente pelo bom poder de marcação, apesar de sua equipe ter a segunda pior defesa do torneio com 31 gols sofridos.

Wigor (volante) - 20 anos - Bragantino

Revelado pelo Capivariano, em 2014, e com uma passagem discreta pelo Anderlecht, somente em 2015 Wigor conseguiu firmar sua carreira.  De volta ao Leão da Sorocabana para a disputa do Paulistão, o volante foi um dos destaques da equipe durante o Estadual.

Com contrato até 2017, Wigor foi emprestado ao Bragantino até o fim da temporada. Após a chegada de Wagner Lopes, assumiu a titularidade no meio-campo do Massa Bruta. Demonstra bom poder de marcação e tranquilidade nas saídas de jogo.

Thiago Martins (Paysandu)

Thiago Martins, zagueiro do Paysandu

Revelado no Mogi Mirim, o zagueiro ganhou destaque quando chegou ao Palmeiras, aos 18 anos. Em 2013 já participava dos treinos com o elenco profissional, mas uma lesão durante a Copa São Paulo de 2014 minou a sua chance de afirmação no elenco alviverde.

Em 2015, chegou ao Paysandu emprestado até o fim do ano. No clube paraense, assumiu a titularidade na zaga e é um dos jogadores-chaves para a boa campanha na briga pelo acesso para a Série A.

Flávio (volante) - 19 anos - Vitória

Flavio; VitóriaAntes de chegar ao Vitória, Flávio quase desistiu do futebol. Dispensado pelo Santos, estava na Rioclarense antes de acertar com o Vitória e dar um passo decisivo na carreira. Com a camisa do Rubro-Negro foi um dos destaques do time vice-campeão da Copa do Brasil sub-20 em 2014.

Em 2015 subiu para o profissional elogiado por Carlos Amadeu, que agora comanda a seleção brasileira sub-17. Logo no Campeonato Baiano foi eleito a revelação da competição e na Série B é titular absoluto do meio-campo, se destacando com sua precisão nos desarmes e a boa saída de jogo.

David (meia) - 19 anos - Vitória

Assim como Flávio, o meia de 19 anos integrou o elenco do Vitória vice-campeão da Copa do Brasil de 2014. Treinando com o time profissional desde o início de 2015, é aproveitado com frequência pelo técnico Vágner Mancini.

Com bom passe, força física e chegada na área, o meia marcou seu primeiro gol como profissional no triunfo por 1 a 0 diante do Paraná. Na ocasião, aproveitou o oportunismo e fez uma bela conclusão de letra.

Rivaldinho (atacante) - 20 anos - Mogi Mirim

Filho do pentacampeão Rivaldo, o meia Rivaldinho se firmou na equipe do Mogi Mirim logo após sua primeira temporada nos profissionais. Atuando no clube desde os 15 anos, o meia ficou marcado principalmente pela atuação ao lado do pai diante do Macaé, quando ambos marcaram gols e o Sapão venceu por 3 a 1.

Ainda assim, após a aposentadoria do pai, não chegou a um acordo para a renovação de seu contrato e deixou o clube. Pode pintar em alguma equipe de Série A ou do exterior em breve.

Maxwell (atacante) -  20 anos - CRB

Criado na base do CRB, Maxwell faz sua primeira temporada como profissional. Tratado como a principal joia do clube alagoano, o atacante já acumula cinco gols em 22 jogos, atuando como titular em apenas 10 deles.

Na Série B, o jogador de 20 anos, já marcou dois gols, é um dos principais finalizadores da equipe e colabora também criando chances para os companheiros.  O chute de direita é a principal característica do atacante alagoano.