Postado por - Newton Duarte

As maiores médias de público do mundo

Europeus dominam maiores médias de público, e americano surpreende

Dortmund segue com melhores números, e Seattle Sounders tem mais apoio entre times fora do Velho Continente. Timão é o melhor brasileiro

O Borussia Dortmund mostrou a força de sua torcida durante a participação na última edição da Liga dos Campeões, quando chegou à decisão. E, na temporada passada, o clube alemão teve a maior média de público do mundo pelo segundo ano consecutivo, de acordo com ranking elaborado pela Pluri Consultoria: são 80.558 torcedores no estádio por jogo da equipe.

Atrás do Borussia vem o Manchester United, com média de 75.530, e, depois, o Barcelona, com 71.681. Os três clubes mantiveram sua posição com relação ao ranking da temporada 2011/12. Já o Bayern de Munique ganhou uma colocação, ultrapassando o Real Madrid. Os bávaros agora têm média de 71 mil torcedores, enquanto os espanhóis recebem o apoio de 69.262 fãs por jogo.

Torcida do Borussia impressionou durante a Champions

Inclusive, são os clubes alemães que apresentaram maior crescimento na presença da torcida nos estádio. O Eintracht Frankfurt, por exemplo, teve crescimento de 29% em sua média de público e passou da 37ª posição para a 13ª. O Fortuna Düsseldorf, por sua vez, teve aumento de 44% e deixou a 57ª colocação para a 16ª.

Europeus dominam, e americano surpreende. Timão é o melhor brasileiro

Os clubes europeus dominam a lista de maiores públicos, com 77 equipes entre as 100 melhores médias. Fora do Velho Continente, o clube com maior apoio é, surpreendentemente, o Seattle Sounders, dos EUA. O time americano tem média de 43.104 torcedores por jogo, com taxa de 100% de ocupação. Outro não-europeu que aparece bem posicionado é o Tigres, do México, com média de 41 mil.

Atrás de equipes de China, Japão, Equador, Suíça, Argentina e até Irã, os brasileiros não têm grande destaque no ranking. O clube nacional melhor posicionado é o Corinthians, que aparece na 91ª colocação, com média de público de 25.222 torcedores por jogo - tendo caído de 65º para 91º com relação à temporada passada. O Santa Cruz aparece em 95º (foi o 39º no ano passado), enquanto o São Paulo é o 98º.

Ranking da Pluri levou em conta apenas campeonatos nacionais


Votem CRISTÓVÃO para melhor Técnico do Brasileirão


ASSOCIE-SE JÁ


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Foto: Reprodução e Foto: AFP