Postado por - Newton Duarte

As revelações do início do campeonato Brasileiro

Brasileirão 2014: conheça as revelações do início do campeonato

Com nove rodadas disputadas, o Brasileirão 2014 já mostra algumas revelações. Jogadores que tiveram pouquíssimas (ou nenhuma) chance em anos anteriores viraram titulares em suas equipes e tiveram desempenho destacado em algumas partidas, mostrando que a capacidade de renovação do futebol brasileiro ainda é grande.

É o caso, por exemplo, de Marcos Guilherme, meia do Atlético-PR que se firma cada vez mais como um dos principais jogadores da equipe. Ou de Marlon, que há um mês era capitão dos juniores e de uma hora para outra teve uma chance entre os profissionais do Fluminense.

Há também nomes que tiveram algum destaque no ano passado e começam a se consolidar. É o caso de Talisca, do Bahia, que não está na seleção, justamente por ter atuado com frequência em 2013. Outros, como Valdívia, do Internacional, Léo Pereira, do Atlético-PR, e Liniker, do Goiás, mostraram talento, mas estão fora por um motivo bem simples: só cabem 11 no time.

Confira a seleção das revelações desse início de Campeonato Brasileiro:

Tiago Volpi (Figueirense)

Goleiro mais novo do Brasileirão (entre os titulares), Tiago Volpi tomou conta da meta do Figueirense, e é um dos poucos a se salvar na má campanha do time. Seguro debaixo das traves, é um dos líderes do Brasileirão em defesas difíceis. Aos 23 anos, disputa sua primeira Série A e até agora vem passando no teste com tranquilidade.

Diogo (Internacional)

Formado nas categorias de base do clube e com 21 anos, Diogo teve uma passagem de uma temporada no Porto B e retornou em 2014. Era a terceira opção para a lateral-direita, mas com as lesões de Gilberto e Cláudio Winck, teve sua chance e aproveitou, mostrando eficiência na marcação e no apoio ao ataque.

Marlon (Fluminense)

O Fluminense vencia o São Paulo quando Elivélton se machucou e deu lugar a Marlon. E o zagueiro de 18 anos tomou conta da posição. A boa atuação diante do Bahia na rodada seguinte fez com que ele se firmasse ainda mais. Técnico, impressionou pela tranquilidade em campo.

Lucão (São Paulo)

Titular das seleções de base desde sempre, Lucão começa a se firmar no São Paulo. Zagueiro firme nas bolas aéreas, foi decisivo na vitória contra o Grêmio, marcando um gol de cabeça, e mostra eficiência por baixo também. Ainda oscila, como no jogo contra o Fluminense, mas já mostrou que pode ser uma opção confiável para o técnico Muricy Ramalho.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃOe participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

Vem aí: #NaCopaComTorcidabahia.com

Pará (Bahia)

O técnico do Bahia, Marquinhos Santos, sofreu com contusões de seus laterais no início do ano, e se viu obrigado a puxar Pará dos juniores. O lateral-esquerdo, comparado ao ex-palmeirense Armero, correspondeu e foi muito bem no começo do Campeonato Brasileiro. Em seu melhor momento, fez o gol de empate no clássico contra o Vitória.

Otávio (Atlético-PR)

Titular do time sub-23 do Atlético-PR no Estadual, Otávio ganhou a posição também entre os profissionais nesse início de Campeonato Brasileiro. O volante de 20 anos se destaca pela segurança, velocidade e poder de marcação, como no jogo contra o São Paulo, em que se deu bem no duelo contra Alexandre Pato. Em alguns momentos, porém, ele abusa das faltas.

Rodrigo

Rodrigo (Goiás)

Promovido ao time titular no jogo contra o Vitória, pela oitava rodada, Rodrigo mostrou logo a que veio. Distribuiu bem o jogo com passes curtos e longos e em momento algum se omitiu. O volante de 20 anos voltou a ser titular contra o Coritiba, mas assim como todo o time, não foi bem na derrota por 3 a 0.

Daniel (Botafogo)

Rápido e driblador, Daniel se destacou na goleada do Botafogo sobre o Criciúma por 6 a 0, marcando três gols. O meia-atacante de 20 anos, porém, ainda tem dificuldades de se firmar no time titular, por ser franzino e sofrer nas disputas físicas. Além dos gols, já soma duas assistências na competição.

Conheça o Scout torcidabahia.com

Marcos Guilherme (Atlético-PR)

Vice-artilheiro do Campeonato Paranaense, Marcos Guilherme começou o Brasileirão de maneira tímida, mas aos poucos vem se soltando. Contra o Internacional, o meia de 18 anos teve boa atuação na derrota do Furacão por 2 a 1, mas o grande momento dele foi no Atletiba, em que abriu o caminho para a vitória por 2 a 0. Rápido, dinâmico e participativo, ele também contabiliza duas assistências no campeonato.

Gabriel (Santos)

Cada vez mais maduro, Gabriel toma conta do ataque do Santos quase como um veterano e mostra suas qualidades em todas as partidas. Neste domingo, ele decidiu o jogo contra o Criciúma com um gol e uma assistência para o companheiro Diego Cardoso, e deu sinais de que pode, mesmo com apenas 17 anos, assumir a responsabilidade de ser protagonista em um time cheio de garotos.

Douglas Coutinho (Atlético-PR)

Autor de três gols contra o Figueirense, Douglas Coutinho chegou a jogar no ano passado, entrando como substituto em alguns jogos do Campeonato Brasileiro. Em 2014, o atacante de 20 anos se livrou de algumas lesões que o perseguiam e tem, nos últimos jogos, compensado a ausência de Marcelo, que está afastado por contusão.


Fonte: Pedro Venancio - Na base da bola - GE.COM

Foto: Reprodução O Gol