Entidade maior do surfe mundial passa a ter um novo nome em 2015
A Associação dos Surfistas Profissionais (ASP), que comandava o surfe desde 1976, foi rebatizada. Agora, se chama Liga Mundial de Surfe (WSL, sigla em inglês)
A Associação dos Surfistas Profissionais (ASP), que comandava o surfe desde 1976, mudou de nome. Agora, se chama Liga Mundial de Surfe (WSL, sigla em inglês). Mas a mexida faz parte de uma extensa reforma iniciada pelo gestor da ASP, Paul Speaker (ex-diretor executivo da NFL). Entre elas, o aumento da premiação e mudanças na pontuação na divisão de acesso.
— Estamos fazendo esta mudança porque acreditamos que o novo nome é mais fácil de entender e nos coloca em uma posição melhor para servir aos nossos fãs, atletas e parceiros, e para o crescimento do surfe profissional de forma global — explicou Speaker, desde maio de 2013 na função — Tudo isso foi feito com o objetivo de preservar a herança e cultura do surfe e, ao mesmo tempo, criar uma fundação ainda melhor para o crescimento de nosso esporte no futuro.
O calendário da temporada 2015 da WSL, na qual Gabriel Medina buscará o bicampeonato mundial, também está confirmado. São 11 etapas, a quarta delas no Rio, de 11 a 22 de maio. De férias até o dia 20 de janeiro, o brasileiro terá mais de um mês para treinar até a estreia no circuito, em praias australianas.
CALENDÁRIO 2015 DA WSL:
28 fevereiro a 11 março - Quiksilver Pro Gold Coast, Austrália
1 a 12 abril - Rip Curl Pro Bells Beach, Austrália
15 a 26 abril - Drug Aware Margaret River Pro, Austrália
11 a 22 maio - Rio Pro, Brasil
7 a 19 junho - Fiji Pro, Fiji
8 a 19 julho - J-Bay Open, África do Sul
14 a 25 agosto - Billabong Pro Teahupoo, Taiti
9 a 20 setembro - Hurley Pro Trestles, EUA
6 a 17 outubro - Quiksilver Pro France, França
20 a 31 outubro - Moche Rip Curl Pro Portugal
8 a 20 dezembro - Billabong Pipe Masters, Havai