Postado por - Newton Duarte

'Assassinaram' Camarões! Croácia de Mandzukic entra na briga; Raio-X e os Gols

Croácia goleia, elimina Camarões e decidirá vaga nas oitavas com México

Ataque formado por Mandzukic, Olic e Perisic mostra eficiência e decide o jogo: 4 a 0. Sem Eto'o, africanos pecam na pontaria, e Song é expulso

O bom jogo que a Croácia fez contra o Brasil não foi por acaso, e a seleção europeia mostrou que está muito viva na Copa do Mundo. Com futebol seguro e um ataque competente, derrotou Camarões por 4 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena Amazônia, em Manaus, e chegou a três pontos no Grupo A. Os africanos, que não puderam contar com a estrela da companhia, o lesionado Samuel Eto'o, e ainda tiveram Song expulso infantilmente no fim do primeiro tempo, seguem zerados e estão eliminados, uma vez que Brasil e México têm quatro pontos e só falta uma rodada para o término da primeira fase. Os gols foram marcados por Olic, Perisic e Mandzukic, duas vezes.

A Croácia só depende de si para se classificar e vai decidir uma das vagas às oitavas contra o México na próxima segunda-feira, às 17 horas (de Brasília), na Arena Pernambuco, em Recife. Já o duelo entre Brasil e Camarões, no mesmo dia e horário, mas no Mané Garrincha, em Brasília, só servirá para as pretensões do time de Felipão. Existe a possibilidade de Croácia e México se classificarem juntos, mas para isso os dois teriam de empatar e torcer para que a seleção brasileira fosse derrotada.

Mandzukic foi o artilheiro do jogo em sua estreia na Copa: dois gols

Gol tranquiliza croatas, e Song é expulso

O jogo começou mais aberto para Camarões. Os africanos usaram a habilidade e a velocidade de Moukandjo e Aboubakar para ir ao ataque. Numa dessas jogadas, o camisa 8 deu um drible em Pranjic e sofreu falta dura. A torcida brasileira já pediu o vermelho. Com as duas equipes pressionadas, o clima esquentou na área croata, e o árbitro foi logo chamando Manzdukic e MBia para uma conversa após empurra-empurra. Mas o bom ritmo camaronês durou só 11 minutos: Mandzukic recebeu perto da meta adversária e dominou com o peito para Perisic, que mandou rasteiro para Olic abrir o placar.

O gol deixou o time croata mais leve em campo, e as jogadas passaram a flluir com mais naturalidade. Após escanteio, Perisic teve a chance de ampliar, mas parou no goleiro. Toda bola aérea era um sufoco para Camarões, e Itandje parecia estar um pouco inseguro. Ele chegou a se complicar sozinho e deu escanteio de graça para os rivais. Já a defesa da Croácia marcou bem na entrada da área, mas, por outro lado, deu brecha nas laterais. Os africanos pecaram nos cruzamentos e não souberam aproveitar.

Aos 39 minutos, após a zaga de Camarões bater cabeça e gerar um contra-ataque para a Croácia, Mandzukic levou um soco nas costas de um descontrolado Song enquanto corria. Sem conversa: vermelho direto para o camisa 6. A situação se complicou para os Leões Indomáveis, que passaram a arriscar chutes de longa distância, mas todos paravam no meio do caminho. No último ato do primeiro tempo, a dupla Moukandjo e Aboubakar tentou resolver sozinha. Em vão.

Moukandjo e Assou-Ekotto discutem e partem para a agressão no fim da partida

Mandzukic faz dois, e Croácia goleia

Os camaroneses mais esperançosos com uma virada levaram um balde de água fria logo aos dois minutos do segundo tempo. Perisic ganhou na corrida de Nounkeu, que havia entrado no lugar de Chedjou no intervalo, e bateu na saída de Itandje: 2 a 0. Na sequência, quase o terceiro. Mandzukic perdeu gol feito cara a cara com o goleiro. Atordoados, os africanos se perderam em campo e abriram espaço para a criação de jogadas do lado rival. O atacante do Bayern de Munique se redimiu com uma cabeçada certeira aos 16, após cobrança de escanteio. Do banco de reservas, Eto'o mostrava um semblante triste e de impotência, já que não tinha condições de ajudar dentro das quatro linhas.

A Croácia relaxou e permitiu que Camarões esboçasse alguma reação. Aboubakar e Mbia, no entanto, desperdiçaram boas oportunidades de diminuir o placar. A competência do ataque croata botou a equipe nos trilhos de novo, e Mandzukic fez o quarto aos 27, segundo dele no jogo, após rebatida do goleiro em chute do brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva.

Empolgada com a atuação da Croácia, a torcida brasileira gritou "olé" a 15 minutos do fim. Sem saída, Camarões não encontrou um jeito de mudar a situação. A falta de oportunismo de seu ataque ficou escancarada quando Moukandjo chutou para fora, livre de marcação dentro da área. A ausência de pontaria e articulação dentro de campo custou muito caro aos camaroneses: a eliminação. Assou-Ekotto e Webo chegaram a discutir antes do apito final. Camarões, que viveu ameaça de boicote às vésperas da Copa, parece nem ter disputado a competição. Do outro lado, era só festa: a Croácia segue firme no torneio.


Camarões 0 x 4 Croácia

Copa do Mundo – Grupo A


Local: Arena da Amazônia, em Manaus (AM)

Data: 18 de junho de 2014, quarta-feira

Horário: 19h (de Brasília)

Árbitro: Pedro Proença (POR)

Assistentes: Bertino Miranda (POR) e José Trigo (POR)

Cartão amarelo: Croácia: Eduardo da Silva 44' 2ºT

Cartão vermelho: Camarões: Song 39' 1ºT

Gols: Olic 10’ 1ºT, Perisic 2’ 2ºT, e Mandzukic 15’ e 27 2ºT

Camarões: Itandje; Mbia, Nkoulou, Chedjou (Nounkeu) e Assou-Ekotto; Matip, Song e Enoh; Moukandko, Choupo-Moting (Salli) e Aboubakar (Webo)

Técnico: Volker Finke

Croácia: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Pranjic; Modric e Rakitic; Perisic (Rebic), Sammir (Kovacic) e Olic (Eduardo da Silva); Mandzukic

Técnico: Niko Kovac

O Cara

Perisic

Foi o jogador mais decisivo. Avançou com muita facilidade pelos dois lados do ataque. Cruzou pela direita para o gol que abriu o marcador em Manaus. E avançou pela esquerda para ele próprio improvisar, enganar Itandje e chutar direto. Depois disso, o jogo virou quase uma pelada, com os croatas brincando e Camarões perdido em campo.

Os Gols

11/1T – GOL DA CROÁCIA

Perisic avança pela direita e cruza. A bola atravessa a área e chega aos pés de Olic, que entra na corrida e desvia para o gol.

3/2T – GOL DA CROÁCIA

Perisic avança pela esquerda e chuta sem ângulo, aproveitando que Itandje havia se afastado da trave para interceptar um potencial cruzamento.

16/2T – GOL DA CROÁCIA

Pranjic cobra escanteio e Mandzukic sobe sozinho e cabeceia à queima roupa.

28/2T – GOL DA CROÁCIA

Eduardo chuta colocado no canto, Itandje espalma nos pés de Mandzukic, que, completamente sozinho, toca para o gol vazio.

A Tática

Formações iniciais de Camarões x Croácia

A Croácia voltou a se fiar no meio-campo bastante técnico, que dá uma saída de bola muito boa. Com os dois meias abertos camaroneses avançando muito, o time africano ficava sempre em inferioridade numérica quando os croatas atacavam. Quando Song foi expulso por agredir Mandzukic, qualquer possibilidade de Camarões bloquear os avanços da Croácia morreu.

A Estatística

18 a 17

Incrível, mas a Croácia fez apenas uma finalização a mais que Camarões. A questão é a qualidade: os croatas acertaram o alvo nove vezes, os camaroneses apenas duas. Muitas das conclusões da equipe africana foram de fora da área, sem as condições ideais. Coisa de um time que estava desorganizado e desesperado. Os croatas até podem ser acusados de preciosismo nos últimos 20 minutos.

Atuações: Mandzukic e Perisic brilham e comandam goleada da Croácia

Atacante estreia com dois gols, e meia tem atuação de destaque, também fazendo gol; Alex Song, expulso, e Itandje, com duas falhas, decepcionam em Camarões

Header Camaroes (Foto: Infoesporte)

ITANDJE - GOLEIRO

Fez milagre ao evitar um gol de Perisic, cara a cara, ainda no primeiro tempo. Mas na sequencia não ajudou. Saiu jogando errado no lance que desencadeou o segundo gol e falhou ao dar rebote em fraco chute de Eduardo no quarto gol.

Nota 3

MBIA – LATERAL-DIREITO

Atuando na lateral direita, o volante sofreu com as investidas de Olic e apareceu melhor no ataque, mas atrapalhou-se com a bola em uma das principais chances da equipe, ainda no primeiro tempo.

Nota 5,5

CHEDJOU - ZAGUEIRO

Deu um susto ao quase perder a bola na meia-lua, sofreu com as bolas alçadas na aérea camaronesa, mas foi salvo pelo companheiro de zaga N’Koulou. Saiu no intervalo.

Nota 5

NOUNKEU - ZAGUEIRO

Tentou duas finalizações a gol, mas não conseguiu segurar o poderoso ataque croata no segundo tempo.

Nota 5,5

N'KOULOU - ZAGUEIRO

Sem Eto'o, assumiu papel de um dos lideres do time e procurou orientar os companheiros. Apesar da luta, sofreu com as investidas do ataque croata.

Nota 6

ASSOU-EKOTTO – LATERAL-ESQUERDO

Uma das estrelas do time, fez o cruzamento para uma das melhores chances de Camarões, em cabeçada de Webo, mas teve atuação apagada no apoio, cedeu espaço pelo seu setor e ainda brigou com Moukandjo, seu companheiro de time.

Nota 4

MATIP - VOLANTE

Limitado tecnicamente. Atrapalhou-se com a bola, no mínimo, duas vezes. Depois da expulsão de Song, ficou mais preso para ajudar na marcação.

Nota 5

SONG - VOLANTE

O volante do Barcelona era a principal peça de transição entre o meio-campo e o ataque, mas acabou com as pretensões de Camarões ao ser expulso ainda no primeiro tempo após agredir Mandzukic fora da bola.

Nota 3

ENOH - MEIA

Um dos melhores do time na primeira etapa. Apareceu muito bem no ataque, junto com Moukandjo, e ajudou a recompor o meio-campo. Cansou na segunda etapa.

Nota 6

MOUKANDJO – ATACANTE

O melhor de Camarões na partida. Veloz e habilidoso, deu muito trabalho e realizou jogadas de efeito. Não baixou a cabeça nem mesmo com o placar adverso e perdeu uma das melhores chances de seu time. O ponto baixo foi a briga com Assou-Ekotto nos minutos finais.

Nota 7

ABOUBAKAR - ATACANTE

Substituiu Samuel Eto'o e mostrou disposição, mas falta de pontaria. Foi substituído depois de chutar sem direção em boa jogada de ataque.

Nota 6

WEBO - ATACANTE

Entrou na metade do segundo tempo e apareceu aos 44 do segundo tempo com uma bela cabeçada que terminou no travessão.

Nota 5,5

CHOUPO-MOTING - ATACANTE

Apareceu pouco no jogo. Muita movimentação, mas pouca eficácia. Saiu no fim da partida.

Nota 5,5

SALLI - MEIA

Ficou pouco tempo em campo e criou uma das melhores chances da partida, deixando dois para trás e rolando para Moukandjo, que chutou para fora.

Nota 6,5

Header Croacia (Foto: Infoesporte)

PLETIKOSA - GOLEIRO

Mero espectador durante quase toda partida, desviou bela cabeçada de Webo nos minutos finais, antes de a bola bater no travessão.

Nota 6

SRNA – LATERAL-DIREITO

O capitão croata fez valer a experiência. Consistente na defesa e muito bem no apoio ao ataque. Comprovou que seu status de ídolo da seleção segue intocável.

Nota 7

CORLUKA - ZAGUEIRO

Mostrou-se firme na maior parte dos lances. Não teve vergonha de dar bicão quando necessário.

Nota 6

LOVREN - ZAGUEIRO

Teve dificuldades no começo do jogo, com o bom ritmo de Moukandjo. Firmou-se depois do gol croata e atuou com mais tranquilidade.

Nota 6

PRANJIC - LATERAL-ESQUERDO

Ganhou praticamente todas as jogadas diante dos atacantes de Camarões e apareceu mais no ataque no segundo tempo. Fez belo cruzamento para Mandzukic marcar o terceiro da Croácia. Cansado, cedeu espaços no fim do jogo.

Nota 6,5

RAKITIC - VOLANTE

Referencia no meio-campo junto com Modric. Cadenciou o jogo, fez a bola girar e se apresentou como elemento surpresa no ataque, perdendo uma grande chance cara a cara com o goleiro. Fundamental para o esquema de Kovac.

Nota 7

MODRIC - VOLANTE

Mostrou por que é o camisa 10 do time. Tímido no começo, cresceu durante a partida. Todas as jogadas de perigo passaram pelos seus pés.

Nota 7

PERISIC - MEIA

O melhor em campo. Peça importante no esquema do técnico Niko Kovac. Formou uma dupla eficiente com Srna pelo setor direito do ataque. Deu um passe preciso para o gol de Olic, que abriu caminho para a vitória da Croácia. Na segunda etapa foi premiado com um gol.

Nota 8

REBIC - ATACANTE

Ficou pouco tempo em campo, arriscou o chute em lance que poderia ter passado para Eduardo da Silva e deixou Rakitic na cara do gol em outra oportunidade.

Nota 6

SAMMIR - MEIA

Destoou dos companheiros de linha ofensiva. Esteve apagado na maior parte do jogo. Seu principal momento foi o passe para Mandzukic quase marcar o terceiro.

Nota 5,5

KOVACIC - MEIA

Com a vitória já decretada, sofreu com a tranquilidade excessiva dos companheiros, mas iniciou o lance do quarto gol croata.

Nota 6

OLIC - ATACANTE

O melhor do time no primeiro tempo. Muita movimentação caindo pelo lado esquerdo do ataque. Abriu o caminho para a vitória croata, e teve chance para ampliar. Cansou na etapa complementar e deixou o campo para a entrada de Eduardo.

Nota 7

EDUARDO - ATACANTE

Procurou se movimentar e buscou o jogo o quanto pode e participou do quarto gol da Croácia.

Nota 6

MANDZUKIC - ATACANTE

Perdeu uma chance clara de gol no inicio do segundo tempo, mas marcou duas vezes na sua estreia na Copa. Foi escolhido o melhor em campo na votação oficial da Fifa.

Nota 8

Árbitro

Pedro Proença – 6

O único lance de mais dificuldade para o árbitro foi bastante claro — a cotovelada de Song em Mandzukic foi em frente ao juiz e ridícula de tão evidente. No mais, controlou bem o jogo. Podia até ter expulsado Assou-Ekotto e Moukandjo, mas, com as circunstâncias da partida, preferiu não tomar nenhuma atitude.


Fonte: Ivan Raupp/GE.COM - Ubiratan Leal - Trivela

Foto: EFE - AFP