Postado por - Newton Duarte

Assembleia e Presidenciáveis: A Democracia chegou!

Por unanimidade, Bahia tem novo Estatuto

O dia tão esperado aconteceu. Por decisão unânime dos sócios, obrigatoriamente dois terços da quantidade presente na Assembleia Geral deste sábado (17), na Arena Fonte Nova, o Esporte Clube Bahia tem um novo estatuto. Por sinal, cheio de mudanças. Com 347 votos, a proposta apresentada pela comissão de intervenção, liderada pelo advogado Carlos Rátis, foi acatada pela maioria dos torcedores que fazem parte do quadro de sócios antigos do clube e, assim que registrado em cartório, passará estar em vigor. Houve apenas um voto “não” e 8 nulos por falta de assinatura na cédula. Novo estatuto, substituindo o que está em vigor desde 2008, possui alterações significativas para o futuro da agremiação. A partir de agora, votação feita na assembleia, ‘ninguém poderia ser candidato à presidência ou a cargo de conselheiro se possuir condenação judicial’. Mais quatro pontos foram aceitos pela maioria dos sócios. ‘Sócios elegem diretamente o presidente, que teria de se dedicar integralmente ao cargo e teria salário estipulado pelo conselho deliberativo’; Reduzido de 300 para 100 componentes e sua eleição seria proporcional aos votos de cada chapa; A idade mínima para votar seria reduzida de 18 para 16 anos e Novo presidente comandaria o clube até dezembro de 2014 e não poderia se reeleger.

Neste momento estão sendo apuradas as urnas utilizadas para os votos “sim”dos novos sócios. Anteriormente, foram computados apenas 5 votos para o “não”. Com isso, o Esporte Clube Bahia passa a ter um novo estatuto.

'Todos estão emocionados', diz Euvaldo Jorge sobre assembleia

Em outubro de 2012, o candidato Euvaldo Jorge foi eleito vereador de Salvador. Desta vez, como sócio do Esporte Clube Bahia, espera sair vencedor nas eleições para escolha do presidente da agremiação com mandato até o fim de 2014, sem direito a reeleição.

Euvaldo, que já anunciou ser candidato à presidência, falou sobre algumas propostas a serem apresentadas e pediu que, independente do sócio eleito, o Bahia fosse tratado com seriedade.

- Precisamos ter uma gestão completamente aberta, profissional,. Não podemos ficar empregando amigos. Bahia precisa ser tratado como uma empresa, com pessoas altamente competentes à frente – disse ao Bahia Notícias.

Euvaldo Jorge repetiu o discurso dos demais candidatos e disse estar emocionado com a realização da Assemblei Geral de sócios, na Arena Fonte Nova.

- Emoção para todos nós. Uma coisa que a torcida sempre pediu. Torcida estava distante, e agora terá voz ativa. Vai saber dos problemas, soluções e dificuldades. Todos estão emocionados – concluiu.

Rui Cordeiro desabafa em assembleia: 'O Bahia mudou'

O ex-conselheiro Ruyberg Valença da Silva interpôs, através do advogado André Americano da Costa, interpôs uma ação que anularia o direito de votação dos sócios do Esporte Clube Bahia, durante a Assembleia Geral deste sábado (17), na Arena Fonte Nova. A liminar concedida, porém, foi cassada no final da manhã.

Rui Cordeiro criticou o comportamento do ex-conselheiro e comemorou o resultado da cassação da liminar, autorizando o direito de votos para todos os sócios.

- Eles gostam de atuar na madrugada. Sou homem do dia claro, de atitudes claras – alfinetou.

Sobre a realização da Assembleia Geral, o candidato ao cargo de presidente do Bahia nas eleições do dia 31 de agosto vibrou. Se emocionou e diz ser o resultado de um trabalho que durou anos.

- Estou respirando oxigênio puro. O Bahia mudou. Me sinto um vencedor neste momento. Lutei por anos contra essa gestão que estava destruindo o Bahia – afirmou.

Tillemont garante candidatura e comemora 'democracia'

Antonio Tillemont não esconde para ninguém o desejo de ser presidente do Esporte Clube Bahia, ainda que o mandato seja apenas até o fim de 2014 sem o direito a reeleição. Emocionado com a realização da Assembleia Geral de sócios, neste sábado (17), o candidato falou sobre o momento do tricolor fora de campo.

Para Tillemont, o torcedor do Bahia merece participar ativamente da vida do clube, principalmente com o direito ao voto direto para presidente.

- Tenho 53 anos, desde os 11 que frequento estádio. Peguei vários presidentes à frente do clube e nunca, em momento algum, se falou em eleição direta.  Agora veremos – declarou.

Candidato ao cargo de mandatário tricolor, Tillemont falou sobre a oportunidade de debater propostas com outros sócios e prometeu, se derrotado, se colocar à disposição em prol do Bahia.

- Tem que participar do bate chapa para ganhar ou perder. Se precisar de mim pode contar comigo, mesmo se sair derrotado. Isso é fazer o trabalho pelo clube - concluiu.


Fonte e foto: Felipe Santana / Bahia Notícias

Foto: Reprodução/Facebook