Postado por - Newton Duarte

Assembleia Geral confirmada

Interventor do Bahia confirma realização de assembleia geral

Carlos Rátis faz um balanço sobre os 30 dias de intervenção no tricolor


Há exatos 30 dias, completados nesta sexta-feira, 9, o Bahia sofria o processo de intervenção deflagrado pela Justiça. A decisão revogou o mandato do presidente Marcelo Guimarães Filho e dos 300 nomes que compunham o conselho deliberativo, entregando a gestão do clube ao mediador Carlos Rátis, auxiliado por uma equipe de outros três membros (confira abaixo a entrevista com o interventor).

Sem período determinado, a missão de Rátis é convocar novas eleições  presidenciais no Bahia. A Assembleia Geral de sócios, que definirá a data do pleito, foi confirmada na quinta, 8, para  17 de agosto, às 9 horas da manhã, na Arena Fonte Nova.

Outro passo concreto dado na quitna foi que o interventor conseguiu definir a lista dos filiados ao clube que poderão votar na Assembleia Geral. Serão até 728 nomes aptos (alguns ainda passaram por uma nova triagem). O número foi obtido após 22 dias de recadastramento dos antigos associados.

"Conseguimos concluir esta etapa, que era definir o colégio eleitoral do clube. Agora vamos organizar as condições da Assembleia, que vão sim acontecer", disse o interventor.

A reportagem obteve a informação que os novos sócios terão chance de votar já nesta Assembleia do dia 17. Isto porque, baseado na Lei Pelé, o número de sócios do clube precisa ultrapassar dos candidatos a cargos no conselho deliberativo. Para duas chapas são 800 nomes postulantes e, no momento, o clube conta apenas com 728 sócios aptos.

"Esta é uma das possibilidades que estamos estudando", admitiu Rátis.

As eleições presidenciais no clube estão previstas para o dia 24. O pleito, conforme a reportagem de A TARDE antecipou, deve ter pelo menos cinco nomes na disputa (o radialista Antônio Tilemont; o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio; o secretário de governo Fernando Schmidt; o vereador Euvaldo Jorge e, talvez, o próprio presidente destituído Marcelo Guimarães Filho).

Investigação do MPF

Na última terça, o funcionário Raimundo Vieira, contador do Bahia, foi convocado pelo Ministério Público Federal para depor sobre uma investigação sigilosa que corre sobre o clube.

O próprio interventor Carlos Rátis também já foi intimado a depor na sede do órgão, no bairro do Doron, na última segunda-feira. Perguntado sobre seu depoimento, Rátis não confirmou nem desmentiu a notícia, e disse que está impossibilitado de falar sobre o assunto.


Votem CRISTÓVÃO para melhor Técnico do Brasileirão


ASSOCIE-SE JÁ


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: André Uzêda – A Tarde

Foto: Edilson Lima | Ag. A TARDE