Postado por - Newton Duarte

Assepsia: Bahia promove caça as 'Bruxas'

Mudanças: Bahia já faz planos para realizar novas demissões


Demissão de Roberto Passos foi o primeiro passo para a reformulação no clube


O supervisor de futebol Roberto Passos, no Bahia desde 2003, foi comunicado, ontem, que está demitido. A saída dá seguimento à reestruturação que a diretoria tem feito após péssimo início de temporada.

Outro próximo a ser desligado é o coordenador da base Carlos Anunciação, que não tem a simpatia do superintendente da base Miguel Kertzman e de membros da diretoria. Considerados funcionários de confiança da família Guimarães, ambos trabalharam por cinco meses com a diretoria eleita pelos sócios, além da intervenção.

Passos foi contratado, junto com Marcelo Chamusca, pelo ex-presidente Marcelo Guimarães após o dirigente brigar com o também ex-presidente Paulo Maracajá e demitir os então gerente de futebol, Petrônio Barradas; e supervisor Orlando Aragão. Anunciação chegou em junho do ano passado, contratado por Marcelo Filho e tem dois vínculos: um segundo a lei trabalhista (CLT) e outro de prestação de serviços válido por cinco anos. Este acerto dificulta a rescisão.

A função de Passos, interinamente, será exercida pelo coordenador Miguel Batista, mas substituto será contratado. O diretor de futebol William Machado e o gerente Lucas Mascarenhas têm atuado na base e no profissional. Semana passada, após um ano no clube, foi demitido o fisiologista Maurício Maltez. O substituto virá de São Paulo.

A tarde de ontem no Fazendão, inclusive, foi dividida em duas reuniões. Na primeira, os jogadores conversaram nos vestiários. Em seguida, no auditório, os atletas se reuniram por mais de duas horas com o presidente Fernando Schmidt e diretoria, além do técnico Marquinhos Santos.

Contratações 

O Bahia pretende oficializar esta semana o acerto com o volante Uelliton, que já fez exames e treina no Fazendão, além de anunciar um meia-atacante e um centroavante: Lincoln, do Coritiba, e Lincom, do Bragantino, são os favoritos.

Dos 14 jogadores anunciados para a temporada, três já foram descartados sem nem jogar pelo Bahia: o zagueiro Serjão e os atacantes Jonathan Reis e Sebastian Pinto.

O técnico Marquinhos usou 24 jogadores entre Copa do Nordeste e Baiano. No entanto, dos 11 com mais minutos em campo, sete já estavam no clube: o goleiro Marcelo Lomba e os zagueiros Lucas Fonseca e Titi, titulares durante os 90 minutos em todos os jogos, os laterais Madson e Raul, o volante Fahel e o meia Talisca.

Dos novatos, quem mais joga são o atacante Rhayner, o volante Pittoni e os meias-atacantes Rafinha e Branquinho. Por outro lado, o zagueiro Anderson Conceição e o meia-atacante Emanuel Biancucchi nem estrearam.

Principal contratação da temporada, o argentino Maxi atuou em quatro partidas, mas acabou substituído em todas, ficando 279 minutos em campo. E ainda não marcou gol.

Baiano 

O elenco volta aos treinos hoje para o jogo de amanhã contra a Jacuipense, às 21h15 (TV Bahia), em Pituaçu. Apesar da derrota por 2x1 para o Galícia, o Bahia foi beneficiado pelas goleadas sofridas por Serrano e Catuense e é vice-líder no Grupo B, atrás da líder Juazeirense: três pontos.

Tome nota

1 título em 11 anos participou o ex-supervisor de futebol Roberto Passos. Bahia busca substituto para a função

2 contratos tem o coordenador da base Carlos Anunciação: um segundo a lei trabalhista e outro de prestação de serviço

11 que mais jogaram em 2014: Lomba; Madson, Lucas, Titi e Raul; Fahel, Pittoni, Talisca e Branquinho; Rhayner e Rafinha.


SAIBA MAIS

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Troféu UTB: Dê sua própria nota aos jogadores

Confira

Torcedor: Seja Sócio do Esquadrão de Aço

Fogueira das vaidades; Uma inquisição Democrática


Fonte: Marcelo Sant’Ana – Correio*

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia