Postado por - Newton Duarte

Ataque cardíaco

Bahia não fez gol em 44% dos jogos do Brasileirão

Das 25 rodadas do Campeonato Brasileiro realizadas até aqui, em 11 delas o Bahia não conseguiu marcar gols. Apenas o lanterna Náutico (com 15 jogos sem marcar) e o São Paulo (com 12) têm desempenho pior que o Esquadrão neste quesito.

O Corinthians soma também 11 partidas sem balançar as redes ao longo do torneio, igualando o número dos baianos, embora com um ataque menos eficiente no total. Como contraponto de excelência, o Cruzeiro, líder do campeonato, passou em branco em apenas três partidas. Ou seja, marcou em 88% dos jogos dos quais disputou no Nacional.

Já o Bahia ficou no jejum de gols em 44% dos seus jogos do Brasileirão 2013. Em média, este é o pior desempenho da linha ofensiva tricolor se levadas em conta as outras edições da competição por  pontos corridos dos quais o Esquadrão participou.

No Brasileiro passado foram 32% dos jogos sem gols. Em 2011, 34% e em 2003, quando terminou rebaixado e na última colocação, foram 30% dos jogos sem marcar.

Tentativas - O problema tem afetado diretamente o time de Cristóvão Borges. Como meio para furar a escassez da linha ofensiva no último jogo contra o Corinthians, o treinador abriu mão da sua habitual cautela defensiva (com três volantes) para formar o time com quatro homens de chegada - Fernandão, Wallyson, Marquinhos Gabriel e William Barbio.

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

A audácia, porém, não surtiu o efeito desejado. Além da derrota contra os paulistas, o tricolor amargou mais uma partida com fraco poderio ofensivo. Antes, contra o Vasco, na Arena Fonte Nova, o Bahia já havia repetido uma atuação sem grandes oportunidades de finalização e, consequentemente, sem gols pró-consignados.

"Quando temos a possibilidade de alternativas no jogo, a gente ousa para tornar o time mais ofensivo. O time tem qualidade e só precisa de mais calma para voltar a marcar", diz Cristóvão.

Jejum - Apesar das tentativas de mudar o panorama do ataque, o time do Bahia coleciona números negativos em sua condição ofensiva. O ataque tricolor, com 26 gols em 25 jogos, é o quinto pior da competição. Perde, na ordem, para Ponte Preta (25), Corinthians (22), São Paulo (21) e Náutico (16).

O time também chegou a ficar quase um mês (25 dias) e quatro rodadas sem marcar gols no Brasileirão 2013. A 'façanha' foi alcançada entre a 12ª rodada e a 15ª, quando viveu jejum de três derrotas e um empate no certame.

"Nós temos nos esforçado para fazer o time encaixar, mas, infelizmente, a bola não tem entrado. O único jeito de corrigir isso é continuar trabalhando", diz o atacante Wangler, recém-contratado pelo clube.

Com a ausência de três titulares para o jogo com a Ponte - Lucas Fonseca, Hélder e Barbio - Wangler está cotado para entrar na vaga deste último. Nova oportunidade para findar o incômodo jejum.


Fonte: André Uzêda – A Tarde

Foto: Eduardo Martins | Ag. A Tarde