Postado por - Newton Duarte

Atlético Madrid é destaque, Chelsea e Dortmund se recuperam

Atlético arranca na LC, Chelsea e Dortmund se recuperam

Romania Soccer Champions League

Jogadores do Atlético comemoram o segundo gol sobre o Porto

Ao lado de Arsenal e Barcelona, mais duas equipes mantiveram os 100% de aproveitamento na abertura da segunda rodada da Liga dos Campeões. Atlético de Madrid e Schalke 04 enfrentaram rivais diretos fora de casa e alcançaram vitórias fundamentais para suas campanhas. Borussia Dortmund e Chelsea, que tinham decepcionado seus torcedores na abertura, deram a volta por cima. E o Milan, outra vez sem convencer, pode agradecer a sua sorte pelo ponto conquistado contra o Ajax. Confira o resumo da rodada:

Sensação na Liga, Atlético de Madrid também desponta na Champions

Dentre os times europeus que não eram tão badalados na pré-temporada, o Atlético de Madrid é o que merece mais aplausos. Invictos no Campeonato Espanhol, os colchoneros vêm conseguindo reproduzir o ótimo desempenho na Liga dos Campeões. E o exemplo disso foi muito bem dado no Estádio do Dragão. O Porto estava invicto na temporada, mas a equipe de Diego Simeone conseguiu arrancar uma importante virada por 2 a 1.

Não dá para dizer que a partida do Atlético foi impecável. Durante o primeiro tempo, os visitantes passaram por apuros e acabaram tomando o gol de Jackson Martínez, em bola alçada na área. Entretanto, os rojiblancos deram provas de que os treinamentos e o entrosamento nas bolas paradas podem fazer um time vencedor. O empate saiu em uma falta cobrada por Gabi, que Diego Godín desviou de cabeça. Já a virada saiu em lance ensaiado. Infração na entrada da área e Gabi rolou para Arda Turan, ao lado da barreira, dominar livre e fuzilar. O turco até estava impedido, o que não tira os méritos da jogada.

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

A vitória é fundamental tanto para os objetivos quanto para o psicológico do Atlético. Em um grupo que também conta com Austria Viena e Zenit, os portistas eram os principais rivais pela primeira posição. Além disso, as duas últimas eliminações dos colchoneros na LC vieram justamente contra o Porto. Uma maneira de espantar os fantasmas, assim como de indicar o potencial da equipe a uma grande campanha no torneio continental.

Depois do susto, Dortmund vence com autoridade

Germany Soccer Champions League

A derrota para o Napoli no Estádio San Paolo foi um ponto fora da curva. O Borussia Dortmund relembrou que é forte candidato às fases finais da Liga dos Campeões ao atropelar o Olympique de Marseille, o mesmo adversário que o havia eliminado do torneio há dois anos. Com apoio massivo da torcida no Signal Iduna Park, a vitória por 3 a 0 saiu naturalmente, muito graças à ótima produtividade ofensiva dos aurinegros nesta temporada.

Desde os primeiros minutos, o Dortmund já tinha mostrado fome de gol. E o primeiro tento veio logo aos 19 minutos, em um contra-ataque de manual concluído por Robert Lewandowski. A pressão seguia, mas Marco Reus só marcou o segundo na volta do intervalo. Por fim, o terceiro veio em um pênalti sofrido por Reus, convertido por Lewandowski. A vitória serve para recolocar os alemães na briga por uma das vagas da chave, enquanto os marselheses já parecem morrer aos poucos no ‘Grupo da Morte’.

De novo, a sorte pesou para o Milan

Netherlands Soccer Champions League

Assim como tinha sido em sua estreia, o Milan teve outra fraca exibição pela Liga dos Campeões. E mais uma vez dá para dizer que os rossoneri deram sorte com o resultado. O empate por 1 a 1 com o Ajax, dentro da Amsterdam Arena, soa como vitória diante das condições do jogo. Os Godenzonen chegaram a ter 80% de posse de bola no primeiro tempo, enquanto os italianos só deram seu primeiro chute a gol na volta do intervalo.

A melhora do Milan no segundo tempo serviu para conter o ímpeto dos holandeses, mas não impediu que o Ajax abrisse o placar. Aos 45 minutos do segundo tempo, Stefano Denswil aproveitou a liberdade na área para desviar de cabeça. Foi então que o desespero bateu no time de Massimiliano Allegri. Ignazio Abate teve um chute salvo em cima da linha, pouco antes de Mario Balotelli cair na área, em um pênalti questionável da arbitragem. Sem ter nada a ver com isso, o italiano converteu a cobrança e conquistou pontos importantes ao Milan, que não parece tão à frente de Ajax e Celtic na briga pela segunda vaga do Grupo H.

Uma goleada para aliviar o ambiente no Chelsea

Romania Soccer Champions League

O vexame em Stamford Bridge contra o Basel marcou a estreia do Chelsea na Liga dos Campeões, mas José Mourinho tratou de retomar o rumo na competição rapidamente. Contra o adversário mais fraco do grupo, uma goleada, mesmo fora de casa. Vitória por 4 a 0 sobre o Steaua Bucareste na Romênia, que deixa os Blues emparelhados na segunda posição da chave e acalma a situação para a sequência do torneio.

As nuvens negras pareciam pairar já aos dez minutos, quando Fernando Torres precisou ser substituído por lesão. Todavia, Ramires chamou a responsabilidade para cima e resolveu a situação para os londrinos. Mesmo jogando na cabeça de área, o brasileiro marcou dois gols, graças à liberdade para aparecer na área. E a noite foi mesmo dos volantes, com Frank Lampard fechando o triunfo em um chute de fora da área. Destaque também para os meias: Oscar deu assistência, Juan Mata carimbou a trave e André Schürrle era a principal válvula de escape. Já Willian, que entrou no segundo tempo, também deu um passe para gol.

Schalke dá um passo importante rumo à classificação

E se o Basel conquistou um grande resultado na estreia, jogou fora essa vitória na segunda rodada. Os suíços perderam para o Schalke 04 dentro de casa, por 1 a 0, e terão que correr contra o prejuízo nas próximas partidas. Uma partida que ficou marcada pelos protestos ocorridos no primeiro tempo, quando ativistas do Greenpeace levantaram uma faixa em protesto contra a Gazprom, patrocinadora do Schalke e da Liga dos Campeões.

Em um jogo com poucas oportunidades de gol, prevaleceu o talento de Julian Draxler. O meia tem sido decisivo em várias partidas dos Azuis Reais e não foi diferente desta vez. O alemão transformou uma sobra de bola em golaço, ao acertar de primeira, no canto do goleiro Yann Sommer. O Basel até tentou intensificar os ataques para sair com o empate, mas deram pouco trabalho a Timo Hildebrand.


Por Leandro Stein

AP Photo/Paulo Duarte