Postado por - Newton Duarte

Atlético-MG 2 X 0 Cruzeiro :: Os gols e Ficha Técnica

Atlético-MG vence Cruzeiro no Horto e abre vantagem na decisão

Atlético-MG e Cruzeiro presentearam o Brasil nesta quarta-feira, com o maior clássico de Minas Gerais, que começou a decidir o título da Copa do Brasil. Os arquirrivais mediram forças no Independência, em um duelo de muita movimentação e entrega das duas melhores equipes do País. Contando com a força do Horto, o Galo saiu em vantagem vencendo por 2 a 0.

O primeiro gol do jogo foi anotado pelo talismã Luan, que desviou de cabeça cruzamento de Marcos Rocha. Dátolo anotou o segundo em tiro cruzado. Com a vitória, o Galo ganha o direito de perder por um gol de diferença que mesmo assim fica com o inédito título da Copa do Brasil. Até se perder por dois gols de diferença, desde que marque no Mineirão, o título também fica na Cidade do Galo. Se o Cruzeiro devolver o 2 a 0, a decisão vai para os pênaltis, e placar com três tentos de frente garante o penta para a Raposa.

O jogo de volta entre Atlético-MG e Cruzeiro será realizado no dia 26, no Mineirão, mas antes os mineiros voltam a concentrar forças na disputa do Brasileirão. No domingo, o Galo recebe o Figueirense no Independência, enquanto a Raposa defende a liderança da competição nacional contra o Santos, na Vila Belmiro.

Luan marcou o primeiro gol do Atlético-MG na vitória desta quarta-feira (Foto: Douglas Magno - AFP)

O jogo – O superclássico começou quente no Horto, com menos de uma minuto o Cruzeiro já teve uma chance em cobrança da falta que parou nas mãos de Victor. Diferentemente dos outros clássicos no Independência, a Raposa adotou uma postura agressiva, procurando atacar o Galo mesmo jogando como visitante.

A estratégia, porém, não surtiu efeito porque, no primeiro lance de perigo do Atlético-MG, os alvinegros chegaram ao gol. Aos oito minutos, Marcos Rocha cruzou na medida para Luan, que, de cabeça, mergulhou para estufar as redes de Fábio, levando a torcida atleticana ao êxtase total nas cadeiras do Independência.

O gol do Galo não intimidou o Cruzeiro, que tentou dar a resposta na sequência com duas boas chances que foram desperdiçadas. As duas equipes mostraram muita disposição, com marcação forte no meio-campo em jogo brigado e com equilíbrio de forças. Por ter saído atrás no placar, os celestes adiantaram os marcadores tentando forçar um erro dos alvinegros.

O confronto passou a ter predominância de posse de bola cruzeirense após os 15 minutos, com um cenário que passou a ficar bem claro. O Cruzeiro apostou na movimentação e na troca de passes, enquanto o Atlético-MG recuou a marcação e, mesmo dentro do Horto, preferiu jogar no contra-ataque.

Ao recuperar a bola, o Galo acelerava o jogo, imprimindo velocidade pelos lados do campo, o que resultou em boas oportunidades para o lado alvinegro. O empenho dos comandados de Levir Culpi resultou em um posicionamento que impediu as principais peças de criação da Raposa de atuarem com liberdade. Com isso, o Cruzeiro teve problemas na criação das jogadas.

No segundo tempo, Marcelo Oliveira trocou Lucas Silva por Nilton, mudando a postura tática celeste, que procurou ser mais agressiva ofensivamente. A alteração, no entanto, mudou pouco o desenho da partida, já que o Atlético-MG seguiu esperando o Cruzeiro e saindo no ataque em altíssima velocidade.

Depois da derrota do primeiro jogo da decisão, o Cruzeiro tentará reverter dia 26, no Mineirão (Foto: Douglas Magno - AFP)

Aparentando estar melhor fisicamente, exceto Tardelli, que sentiu dores musculares, o time atleticano foi inteligente na compactação dos espaços, anulando os armadores do Cruzeiro com peças como Luan e Carlos correndo muito. Aos 13 minutos, Carlos deu assistência açucarada para ao argentino Dátolo mandar a canhota em tiro cruzado, sem chance para Fábio, lavando a torcida à loucura no Horto com a dilatação do marcador.

Apagado no jogo, Everton Ribeiro deixou o campo para a entrada de Júlio Baptista, mas o Atlético-MG seguiu mais concentrado e atuando melhor. Em alguns momentos, o Galo chegou a envolver completamente a Raposa, mas a saída de Luan, lesionado, voltou a equilibrar o confronto.

Com a proximidade do fim do clássico, o caldeirão do Horto começou a ferver de vez, com a torcida atleticana completamente enlouquecida. O Cruzeiro procurou ao menos diminuir o prejuízo para o duelo da volta, mas, sem mostrar o mesmo futebol de jornadas anteriores, não teve poder de reação e segue sem vencer o Atlético-MG no Horto.

Atlético-MG 2 X 0 Cruzeiro

Copa do Brasil 2014 – Finais – Jogo de ida

Local : Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)

Data: 12 de novembro de 2014, quarta-feira

Horário: 22h (de Brasília)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ)

Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Rodrigo F. Henrique Correa (ESP-1/RJ)

Cartões amarelos: Josué (Atlético-MG). Samudio (Cruzeiro)

Gols: Atlético-MG: Luan 8’ 1º T; Dátolo 13’ 2º T

Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Josué, Leandro Donizete, Dátolo e Tardelli; Luan (Marion) e Carlos

Técnico: Levir Culpi

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Léo e Samudio; Lucas Silva (Nilton), Henrique, Everton Ribeiro (Júlio Baptista) e Ricardo Goulart (Dagoberto); Willian e Marcelo Moreno

Técnico: Marcelo Oliveira