Postado por - Newton Duarte

Atlético-PR x Bahia: Raio-X

Com três vitórias seguidas, Furacão recebe o Bahia no encalço do G-4

Mancini defende invencibilidade e Cristóvão Borges quer o G4

Boa fase tirou atleticanos das últimas colocações e nova vitória aproxima do topo. Três pontos significam estar entre os melhores para o Tricolor baiano


Embalados por vitórias nas últimas rodadas, Atlético-PR e Bahia se enfrentam às 21h desta quarta-feira, na Vila Capanema, com o objetivo de manter a boa fase e brigar no topo da tabela. O Furação quer seguir com as vitórias e se aproximar do pelotão da frente. O Tricolor é o quinto colocado e busca entrar novamente no G-4 do Brasileirão.

O bom momento do Atlético-PR rendeu ao time o primeiro triunfo como mandante no jogo contra o Goiás, na última rodada. Invicto no comando do Furacão após seis jogos, incluindo os duelos com o Paysandu, pela Copa do Brasil, o técnico Vagner Mancini busca manter o aproveitamento para somar o maior número de pontos dentro da Vila Capanema.

Contra o Bahia, Mancini quer o time concentrado e atento para evitar a acomodação e ser surpreendido dentro de casa. Oitavo na tabela com 16 pontos, o Atlético-PR quer deixar a má fase para trás e brigar somente na parte de cima da tabela.

Já o Bahia terá um velho conhecido de volta para tentar entrar no G-4. No ataque tricolor, o "Caveirão" Souza fará sua primeira partida como titular no Brasileirão, no lugar de Fernandão, artilheiro do time na Série A.

Com o mesmo esquema que bateu o Flamengo por 3 a 0, a missão é conquistar a terceira vitória consecutiva e garantir vaga entre os quatro primeiros da tabela, já que o Bahia tem a mesma quantidade de pontos do 4º colocado, o Internacional: 19. Vale lembrar que o Colorado não joga nesta semana, já que derrotou o São Paulo em partida antecipada da 12ª rodada.

Atlético-PR: O técnico Vagner Mancini ainda não definiu o time que entra em campo, mas, sem nenhum desfalque, deve repetir a escalação que venceu o Goiás na última rodada. A única dúvida do treinador é no ataque. Ederson e Dellatorre vêm se destacando e brigam por posição. No meio e como líder da equipe, Paulo Baier deve começar novamente como titular. A provável escalação tem Wéverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Bruno Silva, Marcelo Palau; Everton e Paulo Baier; Marcelo e Dellatorre (Ederson).

Bahia: Satisfeito com o rendimento do time diante do Flamengo, o técnico Cristóvão Borges não deve fazer alterações na equipe por vontade própria. A única modificação prevista está no ataque, já que Fernandão não pode enfrentar o Furacão, devido a questões contratuais. O "Caveirão" Souza volta à cena e substitui o artilheiro tricolor nesta quarta-feira. Assim, o Bahia vai a campo com Marcelo Lomba; Madson, Rafael Donato, Titi e Raul; Fahel, Rafael Miranda e Hélder; Wallyson, Marquinhos e Souza.

Atlético-PR: O volante Deivid recupera a forma física. Os atacantes Bruno Furlan e Douglas Coutinho seguem em recuperação no departamento médico.

Bahia: Por questões contratuais, o atacante Fernandão não poderá enfrentar o Atlético-PR nesta quarta-feira.

Atlético-PR: Bruno Silva, João Paulo, Manoel e Pedro Botelho

Bahia: Anderson Talisca e Jussandro

Celio Amorim (SC) apita o jogo, auxiliado por Clovis Amaral da Silva (PE) e Ramires Santos Candido (ES). O árbitro fará a sua estreia neste Brasileiro. O campeonato tem média de 4,1 cartões amarelos e 0,2 cartão vermelho. São 33,5 faltas e 0,2 pênalti por confronto.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)

Atlético-PR: Como mandante, o Atlético-PR só foi derrotado uma vez para o Bahia na história do Campeonato Brasileiro. No mais, foram 7 vitórias do Furacão e um empate. O Atlético é o terceiro time que mais finaliza na competição, com 157 chutes às metas adversárias (média de 14,3 por jogo) e o segundo que mais cria chances de marcar (66 no total, com média de 6 por partida). O problema da equipe é a defesa, que já foi vazada 18 vezes, mas que demonstrou evolução nas últimas duas rodadas, sofrendo apenas um gol.

Bahia: O Tricolor continua como o único time a não marcar gols de cabeça no Brasileirão. Os 13 gols marcados pela equipe foram com os pés e bola rolando, já que também não houve gols de falta direta. Apesar dos bons resultados, o Bahia é uma das equipes que menos cria chances de gol, com 39 oportunidades criadas (média de 3,5 por partida). É o time que mais cometeu faltas na competição, com 237 infrações (média de 21,5 por jogo), dando oportunidade aos adversários de criarem chances nas bolas paradas.

header_na_historia (Foto: arte esporte)

Em 2011, o Bahia venceu os confrontos contra o furacão, inclusive o que ocorreu em Curitiba. O resultado afastou o Tricolor baiano da zona de rebaixamento que conquistou uma boa vitória sobre o Atlético-PR, jogando na Arena da Baixada, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, 6ª Rodada, com gols de Marcone e Lulinha.


Votem CRISTÓVÃO para melhor Técnico do Brasileirão


ASSOCIE-SE JÁ


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: GE.COM

Foto: Montagem GE.COM sobre foto da Agência Estado