Postado por - Newton Duarte

Atuações no 'Lepo-Lepo' tricolor: 2 x 0, fora o baile

Lepo-Lepo' tricolor: Bahia faz 2 a 0 no primeiro tempo e derrota o Vitória

Tricolor leva a melhor no clássico embalado pela arquibancada no ritmo da música que marcou o carnaval de Salvador neste ano. Rhayner e Lincoln marcam

O carnaval em Salvador acabou na Quarta-feira de Cinzas, mas não para a torcida do Bahia. Neste domingo, na Fonte Nova, os tricolores fizeram um folia digna de Momo em campo e fora dele. Quase 30 mil torcedores cantaram o sucesso "Lepo-Lepo" para embalar a vitória por 2 a 0 diante do rival Vitória. Os gols foram marcados por Rhayner e Lincoln, ainda no primeiro tempo. Com falhas defensivas e uma pontaria equivocada, o Vitória saiu de campo com a sua primeira derrota no Campeonato Baiano.

O Bahia fez um primeiro tempo quase irretocável e antes dos 25 minutos já vencia por 2 a 0. Foi o Bahia de Marquinhos Santos, do ex-rubro-negro Uelliton, que vibrava a cada desarme. O Bahia do seguro Demerson, do inspirado Talisca, mas acima de tudo o Bahia da torcida, que cantou desde antes do apito inicial e devolveu a Fonte Nova ao circuito tricolor do carnaval baiano. Um Bahia que contrastou com um Vitória apático, representado na atuação fraca do estreante Hugo.

O Bahia, que já havia garantido a liderança do Grupo 3 por antecipação, chegou a 17 pontos na última rodada da segunda fase e vai às semifinais com chances de ultrapassar o Vitória (que tem 19) - e, assim, jogaria com vantagem em caso de Ba-Vi na decisão.

As semifinais do Baianão começam nesta quarta-feira. O Bahia vai até Teixeira de Freiras enfrentar o Serrano. O Vitória enfrenta o Vitória da Conquista, na cidade de mesmo nome. Nesta segunda-feira, a Federação Bahiana de Futebol deve confirmar o horário das partidas.

Lincoln recebe abraço dos companheiros após fazer 2 a 0 na Fonte Nova

Bahia frio, calculista e mortal

As duas equipes entraram em campo na luta contra o racismo, vestindo uma camisa amarela com a mensagem citando todas as cores dos dois clubes e a inscrição #somostodasascores. Iguais na boa intenção, os times começaram a partida bem diferentes. Marquinhos Santos preferiu reforçar o meio-campo e sacar o centroavante do Bahia para atuar com o meia Talisca mais adiantado. E Ney Franco decidiu se lançar ao ataque e escalou três atacantes: Dinei, Marquinhos e Alan Pinheiro. O Bahia se mostrou mais ofensivo e marcou logo aos 11 minutos com Rhayner, após uma confusão na área, para festa da torcida tricolor, maioria no estádio.

Participe e ganhe:

Para receber informações do Tricolor e participar dos prêmios, cadastre-se em: torcidabahia

O Vitória acusou o golpe e, quando tentava reagir, sofreu um novo revés. Pittoni deu um ótimo passe para Diego Macedo, que foi à linha de fundo e cruzou para Lincoln encher o pé: 2 a 0, aos 24 minutos. O Bahia mostrava em campo uma postura convincente e vibrante. Atrás no placar, o Vitória passou a buscar opções de chegar ao gol e as encontrou no lado esquerdo de ataque, aproveitando a velocidade de Marquinhos e Alan Pinheiro. O último foi responsável pela melhor oportunidade do time na etapa inicial, em chute que passou perto do gol de Lomba. Já o Bahia se segurava com uma boa postura defensiva, com destaque para o zagueiro Demerson, que teve uma falha, mas se recuperou e mostrou segurança.

Pouco futebol e show das torcidas

O Bahia voltou com o mesmo espírito da etapa inicial, mas sem o mesmo calibre. Após um erro de Marcelo na saída de bola do Vitória, Rhayner puxou o contragolpe e deixou Talisca na cara do gol. Ele ganhou na marcação de Rodrigo Defendi, mas parou numa grande defesa de Wilson. Com o placar em vantagem, o Bahia diminuiu o ritmo enquanto assistia ao Vitória bater cabeça. O estreante Hugo não parecia em sintonia com os companheiros.

Sem José Welison, que saiu machucado ainda no primeiro tempo, Ney Franco tratou de mexer no time para tentar uma reação. Sacou Marcelo, que havia substituído Welison, e colocou Nino. Com a troca, Ayrton foi deslocado para o meio. A partida seguia em ritmo morno, quando as torcidas decidiram fazer da Fonte Nova uma casa de espetáculo. Maioria entre os 28.748 presentes no estádio, já que eram mandantes, os tricolores cantaram o hino do clube e provocaram o rival com a música "Lepo-Lepo". Os rubro-negros não ficaram para trás e também cantaram em apoio a seu time, que não respondeu em campo.

Atuações: triunfo tricolor tem Uelliton vibrante

Volante se destaca pela atuação no Ba-Vi deste domingo em duelo realizado na Fonte Nova

Header_BAHIA (Foto: Infoesporte)

MARCELO LOMBA – GOLEIRO - Nota: 5,5

Não foi muito exigido durante a partida e errou algumas saídas de bola. Mas, quando teve o gol ameaçado, garantiu o zero no placar.

DIEGO MACEDO– LATERAL DIREITO - Nota: 4,5

Em sua estreia pelo Bahia, foi bastante acionado no ataque, mas pecou nas finalizações. Na defesa não dá segurança.

DEMERSON - ZAGUEIRO - Nota: 6

Apesar de se mostrar lento em algumas jogadas, foi bastante seguro durante os 90 minutos.

TITI– ZAGUEIRO - Nota: 6

Ao lado de Demerson, fez uma partida bastante segura e não deu espaço ao ataque do Vitória.

GUILHERME SANTOS – LATERAL ESQUERDO - Nota: 5,5

Não teve o mesmo rendimento de outros jogos. Criou abaixo do esperado, mas foi fundamental no sistema defensivo.

FAHEL - VOLANTE - Nota: 5

Fez um jogo instável, com momentos de altos e baixo, mas não complicou.

UELLITON– VOLANTE - Nota: 7

Jogador mais vibrante do Bahia durante o jogo. Chamou a responsabilidade quando necessário e foi o cão de guarda da defesa. Apesar da história no Vitória, saiu aplaudido de pé pela torcida do Bahia.

WILSON PITTONI– VOLANTE - Nota: 6,5

Responsável pelos principais passes no meio de campo do Bahia. Compôs bem o sistema defensivo e municiou o ataque.
RAFAEL MIRANDA – VOLANTE - Nota: sem nota

Entrou no lugar de Uelliton já nos últimos minutos do jogo.

ANDERSON TALISCA- MEIA - Nota: 6

Jogou mais avançado do que de costume e chamou a responsabilidade do jogo. Arriscou bastante de fora da área, mas, quando teve a chance mais clara do jogo, chutou nas mãos de Wilson. 

LINCOLN – MEIA - Nota: 5,5

Fez o primeiro gol com a camisa do Bahia e se movimentou. Mostrou que pode, também, ajudar na marcação. 

RHAYNER- ATACANTE - Nota: 6,5

Autor do primeiro gol, teve papel importante no esquema adotado por Marquinhos Santos. Gerava perigo no ataque e ajudava roubando bolas na defesa.

JEAM– ATACANTE - Nota: 5

Entrou no segundo tempo no lugar de Rhayner e teve como principal função frear os avanços de Nino Paraíba.


Fonte: Eric Luis Carvalho e Raphael Carneiro - GE.COM

Foto: Romildo Jesus/Futura Press/Ag. Estado