Postado por - Newton Duarte

Aumenta o interesse dos torcedores brasileiros pelo futebol europeu

Aumenta o interesse dos torcedores brasileiros pelo futebol europeu

Principal torneio de clubes da Europa, a Liga dos Campeões atrai a atenção de 63% dos brasileiros que gostam muito de futebol no país

Ida de Neymar para o Barcelona atraiu ainda mais a atenção dos brasileiros para o futebol europeu (Foto: Josep Lago/ AFP)

O interesse dos torcedores brasileiros pelo futebol europeu só aumentou nos últimos anos e motivos para isso não faltam. Um bom exemplo é olhar os times onde atuam os 23 convocados pelo técnico Dunga para defenderem a Seleção Brasileira nos amistosos contra Turquia e Áustria, no próximo mês. Independente do pedido da CBF para poupar os clubes brasileiros em finais de campeonato, todos os atletas chamados atuam em times europeus.

Entre eles está Neymar, que ao trocar o Santos pelo Barcelona no ano passado levou junto a atenção de milhares de torcedores para os torneios do Velho Continente – especialmente o de crianças que ainda nem escolheram o time brasileiro para qual vai torcer mas que já vestem a camisa do time espanhol.

Esse cenário foi constatado pelo levantamento Sponsorlink, do Ibope Repucom, que aponta que 63% dos superfãs de futebol no Brasil têm interesse nos jogos da Liga dos Campeões, torneio mais tradicional de clubes da Europa. Ainda de acordo com a pesquisa, o Barcelona é o clube estrangeiro mais admirado entre os brasileiros, com 35% da preferência entre os que gostam muito de futebol.

O especialista em gestão esportiva Pedro Trengrouse, professor da FGV, chama esse fortalecimento do futebol europeu de globalização de mão única?, onde os times da Europa têm um calendário mais favorável a desenvolver mercados por todo o mundo enquanto que os clubes brasileiros ficam reféns à Conmebol.

– Além disso, a evolução das plataformas de comunicação no mundo digital aceleram ainda mais esse processo pois servem de ferramentas para a distribuição de grandes marcas do futebol global, cuja principal competição é a Champions League – avalia ele.

Junto ao crescimento do interesse dos torcedores do país pelo futebol europeu, a pesquisa LANCE! Ibope apontou um aumento no número de brasileiros que não torcem para nenhum time no Brasil. Em quatro anos, esse índice de ‘não-torcedores’ saltou de 18,8% para 23,4%.