Postado por - Newton Duarte

Bahia 0 x 0 Criciúma: O jogo, Raio- X, Scout e 'Melhores Momentos'

Bahia e Criciúma confirmam pobreza ofensiva e empatam sem gols

Com pontaria fraca, baianos e catarinenses mostram por que estão entre os piores ataques da Série A e fazem jogo fraco na Arena Fonte Nova

DESTAQUES DO JOGO

  • Nome do jogo

Lomba

O goleiro tricolor passou a maior parte do jogo como espectador. No entanto, quando precisou,  apareceu e fez duas defesas espetaculares para salvar o time.

  • Jejum continua

Criciúma

A equipe catarinense amarga uma série indigesta sem vencer pelo Brasileiro. Com o empate diante do Bahia, já são seis rodadas sem ganhar.

  • Anfitrião generoso

Bahia

O Bahia segue tratando bem seus convidados. Passadas 16 rodadas, a equipe tricolor só venceu duas vezes na Arena Fonte Nova.

Bahia e Criciúma fizeram um jogo digno de dois dos piores ataques do Campeonato Brasileiro. Com pouca criatividade e muitos erros de passes de lado a lado, as duas equipes apresentaram um futebol abaixo da média e ficaram no empate sem gols na noite desta quarta-feira, na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os baianos, com 11 gols marcados, e os catarinenses, com nove, seguem fazendo feio no quesito.

O resultado é pior para o Bahia, que, jogando em casa, deixa escapar mais uma chance de somar três pontos e continua afundado na zona do rebaixamento – é o 18º colocado, com 15 pontos. A vida também não está fácil para o Criciúma. Há seis jogos sem saber o que é vencer, o Tigre chega a 17 pontos e ocupa a 13ª posição na tabela.

Bahia e Criciúma nem terão tempo para refletir sobre o jogo desta noite. No final de semana, as duas equipes já voltam a campo. No domingo, às 18h30 (horário de Brasília), o Tricolor vai até a Arena da Baixada, onde encara o Atlético-PR. No mesmo dia, às 16h, o Tigre recebe o Flamengo no Heriberto Hülse.


Bahia e Criciúma não saíram do 0 a 0 na Arena Fonte Nova

O jogo

Jogo pegado, marcação forte, pouca criatividade e muitos erros de passe. Os primeiros 25 minutos não agradaram aos torcedores que compareceram à Arena Fonte Nova. Na metade da etapa inicial, porém, a partida melhorou. O Bahia se lançou ao ataque, começou a jogar pelos lados, com Railan e Guilherme Santos, e insistiu nas viradas de jogo para abrir a defesa adversária. Só que o gol não saiu. Em um lance, Kieza demorou demais e foi desarmado quase na marca do pênalti. Em outra oportunidade, o camisa 9 tricolor e Marcos Aurélio se atrapalharam dentro da pequena área e não conseguiram mandar a bola para as redes. O Criciúma, por sua vez, não soube aproveitar os espaços cedidos pelos donos da casa para contra-atacar com eficiência. Isolado na frente, Danilo Alves foi presa fácil para Titi e Demerson quando a bola chegou. No lance mais perigoso do Tigre, Silvinho recebeu na entrada da área, caprichou no chute, mas a bola saiu pela linha de fundo.

O primeiro lance do segundo tempo deu a impressão de que as coisas poderiam ser diferentes para o Criciúma. Com apenas um minuto de jogo, Silvinho apareceu livre na área após bom passe de Wellington Bruno, chutou forte, e Marcelo Lomba fez grande defesa. Mas foi só impressão. O Bahia continuou melhor no jogo, comandando as ações ofensivas e insistindo nas jogadas pelos lados do campo. O problema é que faltava qualidade ao time da casa para acertar o último passe. E, quando os homens de frente apareciam em boas condições, a bola queimava no pé de cada um deles. Ou os próprios jogadores se atrapalhavam entre si. Os dois últimos lances de perigo, no entanto, foram dos catarinenses. Danilo Alves e Maurinho tiveram a chance de marcar, mas desperdiçaram.

Bahia 0x0 Criciúma

Campeonato Brasileiro 2014 - Série A - 16ª rodada

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Data:20/08/2014

Público: 9.926 pagantes.

Renda: R$: 263.916,00

Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)

Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires e Vanderson Antônio Zanotti.

Cartões amarelos: Bahia: Titi e Rhayner / Criciúma: Giovanni, Cortês, Rodrigo e João Vitor

Bahia: Marcelo Lomba; Railan, Titi, Demerson e Guilherme Santos; Uelliton (Emanuel), Rafael Miranda e Léo Gago; Marcos Aurélio (Barbio), Rhayner (Maxi) e Kieza.

Técnico: Gilson Kleina.

Criciúma: Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Gualberto e Giovanni (Maurinho); Serginho, Martinez (Rodrigo), João Vitor e Wellington Bruno; Silvinho (Cortês) e Danilo.

Técnico: Wagner Lopes.

[**SCOUT**]

Atuações: Lomba salva o Bahia

Goleiro tricolor fez ao menos três grandes defesas que garantiram o placar em branco na Fonte Nova. Marcos Aurélio e Danilo Alves ficam devendo na partida

MARCELO LOMBA - GOLEIRO

Foi o melhor da partida. Evitou a derrota do Bahia, com três defesas muito difíceis. Foi decisivo para manter o placar em branco.

Nota: 8,0

RAILAN - LATERAL-DIREITO

Não fez uma boa partida, apoiou muito pouco e cometeu falhas de posicionamento defensivo.

Nota:4,5

DEMERSON - ZAGUEIRO

Perdeu alguns disputas para Silvinho no mano a mano. Muito precipitado no jogo, deixou alguns espaços para o Criciúma criar.

Nota:5,0

TITI - ZAGUEIRO

Dos jogadores de linha, foi o que menos comprometeu. Jogou com sobriedade.

Nota:6,0

GUILHERME SANTOS - LATERAL-ESQUERDO

Teve alguns bons momentos no ataque, que não aproveitou. Defensivamente foi apenas regular.

Nota:5,5

UELLITON - VOLANTE

Deu muito espaço para Wellington Bruno no segundo tempo. Não participou das jogadas ofensivas da equipe, sendo bem limitado.

Nota: 4,5

EMANUEL BIANCUCCHI - MEIA

Substituiu Uelliton. Nulo no jogo. Entrou para dar criatividade e não participou de uma jogada sequer.

Nota: 4,0

RAFAEL MIRANDA - VOLANTE

Tentou ser o elo da defesa com o ataque. Foi o mais participativo, mas não é sua principal característica.

Nota: 5,5

LÉO GAGO - MEIA

Apesar de ter feito uma partida apenas regular, saíram de seus pés bons lançamentos para Kieza. Suas bolas longas foram a principal válvula de escape do Bahia.

Nota:6,0

MARCOS AURÉLIO - MEIA

Muito mal. Fora de forma, se movimentou pouco, não deu muita opção. Fez muito pouco para o que se espera de um camisa 10.

Nota:3,5

WILLIAM BARBIO - ATACANTE

Entrou no lugar de Marcos Aurélio. Não acrescentou muito ao time ofensivamente. Ainda errou um contra-ataque precioso, que poderia ter resolvido o jogo.

Nota: 4,0

KIEZA - ATACANTE

Se movimentou, tentou achar espaços, mas a bola chegou muito pouco. Quando teve uma chance, finalizou mal.

Nota:5,5

RHAYNER - ATACANTE

Bem na defesa, mas muito mal no ataque. Ficou devendo.

Nota:4,5

MAXI BIANCUCCHI - ATACANTE

Entrou na vaga de Rhayner. Ficou pouco tempo. Ainda assim foi voluntarioso, buscou o jogo.

Nota: 5,5

Programação semanal

Tricolor se prepara para mais uma partida no Brasileirão

Após enfrentar o Criciúma na Fonte Nova, o Bahia agora se prepara para a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O tricolor vai até Curitiba, onde enfrenta o Atlético-PR, às 18h30, na Arena da Baixada.

Confira a programação semanal:

Quinta-feira (21) – 15h: Treino, Fazendão;

Sexta-feira (22) – 09h: Treino, Fazendão; 12h40: Embarque para Curitiba;

Sábado (23) – 09h: Treino, CT do Coritiba;

Domingo (24) – 18h30: Jogo contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada.