Postado por - Newton Duarte

Bahia 0 x 1 Chapecoense :: Raio-X, Melhores Momentos, Scout e Ficha Técnica

Com um a menos, Chapecoense bate o Bahia na Arena Fonte Nova

Time catarinense abre placar no primeiro tempo, perde um jogador no início da segunda etapa, mas se fecha e segura 1 a 0 até o apito afinal

DESTAQUES DO JOGO

  • Mandou mal

Criação tricolor

O trio ofensivo do Bahia frustrou a torcida. Marcos Aurélio, Emanuel e Henrique esqueceram o significado de "criatividade" e complicaram o sistema ofensivo.

  • Papelão

Tiago Luis

O atacante da Chape marcou a partida com opostos: fez o gol da vitória, no primeiro tempo, mas foi expulso em lance infantil no início do segundo.

  • Respondeu

Torcida tricolor

O Bahia lançou uma promoção, que só continuaria se o público atingisse a casa dos 20 mil. A torcida respondeu: 22.162 pagantes foram ao jogo.

A CRÔNICA

A partida valia muito para os dois lados. Nos arredores da zona de rebaixamento, separados por apenas um ponto, Bahia e Chapecoense iniciaram o duelo da tarde deste domingo, na Fonte Nova, brigando para se distanciar do temido Z-4. No final, quem respirou aliviado foi o visitante - e que alívio! Alheio à presença da torcida tricolor, o time catarinense fez a sua parte e ainda se superou. Apesar de ter um jogador a menos em metade do duelo, a Chape colocou três pontos na conta ao bater o adversário por 1 a 0 na 28ª rodada.

E a vantagem da Chape foi construída logo no primeiro tempo. Diante de um Bahia que desconhecia criatividade, a equipe explorou os contragolpes e saiu na frente com gol de Tiago Luis, de fora da área. Na segunda etapa, o autor do gol foi expulso e deu à torcida do time baiano a esperança da virada. Mas o Tricolor não foi capaz de superar a retranca e a garra dos catarinenses e, com 30 pontos, corre o risco de terminar a rodada no Z-4.

A Chape é a 13ª na tabela, com 34 pontos. Na próxima rodada, vai a Minas Gerais, onde joga contra o Atlético-MG no sábado. O Bahia volta a campo pelo Brasileirão no mesmo dia, quando enfrenta o São Paulo, no Morumbi. Antes, na quarta-feira, vai ao Peru para pegar o Universidad César Vallejo, pela Sul-Americana.

Bahia não cria, e Chape abre o placar

A partida começou aberta e com boas saídas de ataque. Mas as emoções duraram apenas dez minutos. Após tentativa frustrada de Kieza, pelo Tricolor, e Leandro, pela Chape, o duelo perdeu fôlego. Apesar de ter maior posse de bola, o Bahia não soube transformar os passes em jogadas de ataque e mal conseguiu sair do campo de defesa, acionando pouco seus laterais. O trio ofensivo formado por Emanuel, Marcos Aurélio e Henrique pouco ajudou. A Chapecoense procurou explorar os contra-ataques, apesar de não ter sucesso ao acionar seus homens de velocidade em determinados momentos. Com forte marcação, o visitante acuou o Tricolor e chegou ao gol no fim da primeira etapa. Tiago Luis arriscou de fora da área, no canto.

Chape perde um jogador, mas resiste

Se fez o gol, Tiago Luis começou o segundo tempo dando vantagem para o dono da casa: empurrou Lucas Fonseca quando o jogo estava parado e foi expulso. Em vantagem numérica, o Bahia melhorou, mas não impressionou. Em dois lances seguidos, Marcos Aurélio deu esperanças à torcida. Barbio também tentou, Lincoln entrou em campo após cinco meses no departamento médico... Mas nada foi suficiente para mudar o placar. O goleiro Danilo ajudou com defesas seguras, e a Chape teve o mérito da entrega de seus jogadores. Com o time fechado, a equipe catarinense deu conta da pressão e segurou até o fim o placar, conseguindo sua segunda vitória como visitante.

Tiago Luis comemora o único gol na Arena Fonte Nova

O melhor: Danilo. Foi decisivo quando a Chapecoense precisou. Fez duas ótimas defesas no segundo tempo e assim cessou a pressão do Bahia.

O pior: Emanuel Biancucchi. Perdeu muitas bolas no meio-campo, não criou nada e deixou o campo já no intervalo.

Chave do jogo: Goleiros. Danilo esteve em tarde inspirada e não deixou passar nada. Marcelo Lomba, por sua vez, aceitou um chute despretensioso, de bem longe, de Tiago Luís.

Para lembrar:

Quem são esses? Em homenagem ao Dia das Crianças, os jogadores do Bahia foram a campo com seus apelidos de infância escritos nas costas da camisa. Uelliton virou Tonton, Guilherme Santos era o Xelão, e William Barbio

Bom exemplo. O Bahia entrou em campo com a camisa de uma campanha que tem o objetivo de erradicar a paralisia infantil no mundo.

Agora é pra valer! O Bahia agora deixa de lado o Campeonato Brasileiro e volta suas atenções para a Copa Sul-Americana, torneio pelo qual encara o Universidad César Vallejo na próxima quarta-feira, no litoral peruano. No jogo de ida, o time tricolor levou a melhor: venceu por 2 a 0 e agora pode até perder por um gol de diferença para avançar às quartas de final.

De volta. Lincoln voltou aos gramados depois de cinco meses. A última partida do meia tricolor havia sido no dia 7 de maio, quando se machucou em jogo contra o América-MG, pela Copa do Brasil.

Bahia 0 x 1 Chapecoense

Campeonato Brasileiro 2014 – Série A – 28ª Rodada

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Data: 12 de outubro de 2014, domingo

Horário: 16 horas (Brasília)

Árbitro: Flavio Rodrigues De Souza (SP)

Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Herman Brumel Vani (SP)

Cartões Amarelos: Ueliton (Bahia), Abuda e Tiago Luís (Chapecoense)

Cartões Vermelhos: Tiago Luís, aos 2 minutos da segunda etapa (Chapecoense)

Gols: Tiago Luís, aos 38 minutos da primeira etapa (Chapecoense).

Bahia: Marcelo Lomba; Railan, Demerson, Lucas Fonseca e Guilherme; Uellinton (Rafinha 24'/2ºT), Rafael Miranda, Marcos Aurélio e Emanuel Biancucchi (Lincoln 13'/2ºT) Henrique (William Barbio - Intervalo) e Kieza. Téc: Gilson Kleina

Chapecoense: Danilo; Fabiano, Douglas Grolli, Rafael Lima e Rodrigo Biro; Bruno Silva, Abuda, Dedé (Enrique Mezza 47'/2ºT) e Camilo (Fabinho Alves 16'/2ºT); Tiago Luis e Leandro (Anderson 39'/2ºT). Téc: Jorginho

SCOUT

[**SCOUT**] 
 

ATUAÇÕES

Emanuel Biancucchi decepciona

O meia argentino falha na marcação e na criação

MARCELO LOMBA - GOLEIRO

Fez uma boa defesa no primeiro tempo, mas poderia ter pulado melhor no lance do gol da Chapecoense.

Nota: 5,0

RAILAN - LATERAL-DIREITO

Apareceu para o jogo com frequência, mas pecou nos cruzamentos em alguns momentos.

Nota: 6,0

LUCAS FONSECA - ZAGUEIRO

Seguro nas bolas aéreas e bem nos duelos com Leandro. No segundo tempo, após a expulsão de Tiago Luís, foi pouco exigido.

Nota: 6,0

DEMERSON - ZAGUEIRO

Atuação parecida com a de Lucas Fonseca, sem comprometer.

Nota: 6,0

GUILHERME SANTOS - LATERAL-ESQUERDO

Líder do time em passes errados, com seis, finalizou três vezes, mas ofereceu pouco perigo à meta da Chapecoense.

Nota: 5,5

UELLITON - VOLANTE

Levou amarelo e quase foi expulso. Comandou a saída de bola do time em alguns momentos, mas deu espaços em outros. Quase fez um belo gol de cabeça.

Nota: 5,5

RAFINHA - ATACANTE

Deu mais dinâmica ao time, mas errou muitos passes. Acertou bom cruzamento para Kieza.

Nota: 6,0

RAFAEL MIRANDA - VOLANTE

O jogador que mais tocou na bola em campo, com 40 passes. Deu sequência à maioria das jogadas, mas foi discreto.

Nota: 6,0

EMANUEL BIANCUCCHI - MEIA

Atuação muito apagada, tanto na criação quanto ma marcação. Mal posicionado em campo no lance do gol de Tiago Luís.

Nota: 4,0

LINCOLN - MEIA

Entrou e deu mais qualidade ao time, mas ainda está sem ritmo de jogo.

Nota: 5,5

MARCOS AURÉLIO - MEIA

Apagado no primeiro tempo, melhorou no segundo e obrigou Danilo a fazer uma grande defesa.

Nota: 6,0

HENRIQUE - ATACANTE

Participou pouco do jogo, errou um passe em um contra-ataque importante no primeiro tempo e foi substituído no intervalo.

Nota: 4,5

WILIAM BARBIO - ATACANTE

Correu muito, mas foi pouco efetivo e não venceu a marcação da defesa da Chapecoense.

Nota: 5,0

KIEZA - ATACANTE

Acertou boa cabeçada para defesa de Danilo, mas ficou impedido duas vezes e viu a bola chegar muito pouco.

Nota: 5,5

Sul-Americana :: Programação e Relacionados

Bahia x Universidad César Vallejo

Após a partida contra a Chapecoense, neste domingo, na Fonte Nova, o Bahia terá mais um importante compromisso na temporada. Na quarta-feira, o Esquadrão vai encarar o Universidad César Vallejo, às 22h, pela Copa Sul-Americana, valendo vaga nas quartas de final da competição internacional.

O Tricolor irá ao Peru com a vantagem de ter vencido o primeiro jogo por 2 a 0 e pode até perder por um gol de diferença que garantirá vaga na próxima fase, a dois degraus da decisão.

A delegação viaja na manhã desta segunda-feira, faz conexão em São Paulo, embarca para Lima às 16h50 e tem chegada prevista para as 20h. O grupo dorme na capital peruana e seguirá para Trujillo no início da manhã de terça, chegando à cidade por volta das 7h30. O único treino para o jogo será no período da tarde.

Na quinta-feira, a delegação tricolor deixará Trujillo às 8h, treinará em Lima às 16h e dormirá na capital. Na sexta, às 9h, viaja para São Paulo, onde chegará por volta das 15h. O grupo permanecerá no local, pois enfrentará o São Paulo, sábado, no Morumbi, pelo Brasileirão, retornando a Salvador somente no domingo.

O técnico Gilson Kleina já definiu o plantel que viajará para a decisão continental. Vale lembrar que o regulamento da Sul-Americana só permite relacionar 18 atletas para as partidas do toneio.

Em relação ao grupo que foi relacionado para o duelo ante a Chapecoense, as novidades da lista são as entradas de Adailton e Bruno Paulista. O zagueiro Demerson, os laterais Diego Macedo e Guilherme Santos, o volante Rafael Miranda, o meia Lincoln e o atacante Potita permanecerão em Salvador, treinando no Fazendão, e se preparando para o embate contra o São Paulo.

Confira a lista completa:

GOLEIROS: Douglas Pires e Marcelo Lomba

LATERAIS: Pará, Railan e Roniery

ZAGUEIROS: Adailton, Lucas Fonseca e Titi

VOLANTES: Bruno Paulista, Fahel, Léo Gago e Uelliton

MEIAS: Emanuel Biancucchi e Marcos Aurélio

ATACANTES: Henrique, Kieza, Rafinha e Wiliam Barbio