Postado por - Newton Duarte

Bahia 0 x 1 São Paulo - Raio X - Melhores Momentos

Com dois a menos, São Paulo vence e deixa Bahia perto da zona da degola

Aloísio marca no primeiro tempo e garante 1 a 0. Denílson e Maicon são expulsos, mas paulistas seguram pressão na base da raça

DESTAQUES DO JOGO

  • minuto-chave

23 do 1º tempo

Aloísio recebe lançamento de Rafael Toloi, domina e finaliza sem chances para Marcelo Lomba. O gol do Boi Bandido garantiu a vitória tricolor.

  • confusão

Arbitragem

Sandro Meira Ricci foi figura polêmica na partida. Anulou um gol de Paulo Miranda e expulsou dois jogadores do São Paulo: Denílson e Maicon.

  • nervosismo

Fernandão

Artilheiro do Bahia no Brasileiro, o atacante teve poucas chances e apareceu mais nas discussões frequentes com jogadores do São Paulo.


A CRÔNICA


Para o atual time do São Paulo, vencer é o que importa. Com dois a menos, um gol mal anulado e uma disposição exemplar, o time de Muricy Ramalho vai valorizar demais a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, neste domingo, na Fonte Nova, pela 30ª rodada do Brasileirão. Após um bom primeiro tempo e um gol de Aloísio, o São Paulo teve Denílson e Maicon expulsos e segurou o resultado na base da raça, do coração, de quem não quer saber de Série B. A união no fim do jogo, o "Aqui é trabalho" de Muricy e o choro de Rogério Ceni (de dor, por causa de uma pancada nas costas) representam o espírito do "novo" São Paulo.

- Psicologicamente, foi uma vitória importante. O time jogou com alma. É o exemplo que levamos desse jogo - afirmou Ceni na saída do gramado.

A vitória também tem valor maior pelo fato de ser um confronto direto na luta contra o rebaixamento. A equipe de Muricy foi aos 40 pontos, respirou um pouco mais e deixou o Bahia no sufoco, com apenas 36.

Não deixe de ler:

Ladrões e outras conveniências...

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Os comandados de Cristóvão Borges ensaiaram uma pressão no fim do jogo, mas não conseguiram superar o rival. Os mais de 24 mil torcedores que foram à Fonte Nova saíram desapontados e vaiaram a equipe baiana. Em minoria também nas arquibancadas, os são-paulinos gritaram "time de guerreiros". Merecido.

O São Paulo volta a campo no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), quando enfrenta o Internacional, em Caxias do Sul. No mesmo dia e horário, o Bahia recebe o Atlético-PR na Fonte Nova.

Aloísio festeja com com voadora e assusta Muricy

Farra do Boi

Com o risco de rebaixamento cada vez menor, o São Paulo tem sido uma equipe bem mais solta em campo. Organizada também. Aberto como um ponta pela direita, Douglas explorou o espaço às costas de Raul e criou boas jogadas pelo setor. Os paulistas mandavam no jogo e logo abriram o placar, com Paulo Miranda, em lance anulado pelo árbitro Sandro Meira Ricci – marcou falta do zagueiro em Marcelo Lomba.

O Bahia não encontrou soluções para vencer as duas linhas de marcação do São Paulo. Apenas Marquinhos Gabriel foi o responsável pela armação, arriscou dois chutes a gol, mas foi anulado com facilidade. Uma bola na trave em chute de Feijão assustou Rogério Ceni. Mas foi apenas esse lance. De resto, o Tricolor baiano insistiu em lançamentos para o artilheiro Fernandão, que, pouco inspirado e muito nervoso, não criou  nada.

O maior volume de jogo são-paulino era evidente, mas o gol não saia. Já esperto em relação a Douglas, Ganso e companhia, o sistema defensivo do Bahia acabou surpreendido por um lançamento longo. Lá da defesa, Rafael Toloi encontrou o bravo Aloísio livre. Aos 23 minutos, o Boi Bandido dominou invadiu a área pela direita e mandou a bomba, sem chances para Marcelo Lomba: 1 a 0. Acostumado a “agredir” os companheiros nas comemorações, ele virou vítima e apanhou no banco de reservas. Antes, escapou de um chute de Ganso e ensaiou uma voadora em Muricy, assustando o treinador.

A tarde do São Paulo tinha tudo para ser tranquila. O time trocava passes, Ganso tinha liberdade, e as chances apareciam. O segundo gol parecia natural. Muricy Ramalho só não contava com o destempero de Denílson, que deu um pisão em William Barbio, foi expulso e quebrou o esquema tático que vinha engolindo o rival.

Vencer é o que importa

Com um jogador a menos, Muricy já esperava a pressão do Bahia no segundo tempo. Com Wellington no lugar de Ademilson, as duas linhas de quatro jogadores foram mantidas, e Aloísio ficou isolado no ataque – tão isolado que sentiu um problema muscular após um pique e foi substituído por Welliton.

O São Paulo queria o contra-ataque, mas teve pouco a aproveitar. O Bahia iniciou uma pressão, criou com Marquinhos Gabriel e Maicon, e fez a bola rondar a área de Rogério Ceni com cada vez mais perigo. Cristóvão Borges sentiu que a bola aérea seria a solução: colocou Souza ao lado de Fernandão. Com dois grandalhões na área, a ordem era jogar a bola para o alto.

A expulsão de Maicon só deixou o cenário mais dramático para os dois lados. O meia são-paulino levou cartão vermelho por reclamação e despertou a ira de Muricy Ramalho – com seu meia, não com o árbitro. Welliton foi “sacrificado” e Fabrício se juntou a outros oito guerreiros na tentativa de evitar o empate.

Os últimos dez minutos foram disputados em metade do campo. Aquela metade com nove se defendendo e dez pressionando, tocando a bola, mas sem tanta objetividade. A minoria se deu melhor. O apito final de Sandro Meira Ricci foi o alívio para um São Paulo combativo, lutador, e mais longe da zona de rebaixamento.


Atuações


Barbio vai mal no Bahia - Camisa 38 recebe a pior avaliação

MARCELO LOMBA – GOLEIRO - Nota: 6,0

Duas participações importantes no primeiro tempo. Não teve culpa no gol que levou.

MADSON – LATERAL DIREITO - Nota: 5,0

Não foi bem. Respirou aliviado quando Ademilson foi substituído. Fez uma boa jogada de apoio no segundo tempo. E só.

FABRICIO LUSA – VOLANTE - Nota: 5,0

Substituiu Madson e tentou melhorar o time pela direita, mas não conseguiu.

LUCAS FONSECA – ZAGUEIRO - Nota: 6,5

Teve que sair cobrindo os buracos da defesa. No segundo tempo deu uma complicada. No geral, foi bem

TITI – ZAGUEIRO - Nota: 4,5

Foi envolvido com facilidade por Aloísio. Quando saía para cobrir Raul, era sempre batido pelos adversários.

RAUL – LATERAL ESQUERDO - Nota: 4,5

Pelo seu lado o São Paulo criou as melhores jogadas. Quando avançou tentou muitos chutes – nenhum deles foi no gol.

FEIJÃO – VOLANTE - Nota: 5,5

Vigoroso na marcação; Um chute que acabou batendo na trave, mas quando precisou sair jogando foi terrível.

WANGLER – MEIA - Nota: 4,5

Entrou no lugar de Feijão para ajudar na armação. Não melhorou em nada o time.

RAFAEL MIRANDA – VOLANTE - Nota: 5,5

Muito mal no primeiro tempo. Só marcou e errou passes. Melhorou no segundo tempo.

HÉLDER – VOLANTE - Nota: 6,5

Único que acertava passe no meio-campo do Bahia. Bons passes, boas assistências.

MARQUINHOS GABRIEL – MEIA ATACANTE - Nota: 5,0

Como meia não deu. Quando foi colocado como atacante melhorou. Só que na maioria das vezes foi muito individualista.

WILLIAM BARBIO – ATACANTE - Nota 4,0

Jogou? Ah, perdeu um gol no fim do primeiro tempo...

SOUZA – ATACANTE - Nota: 6,0

Herdou a vaga de William Barbio, e deu organização ao ataque. E teve muito mais vontade.

FERNANDÃO – ATACANTE - Nota: 5,5

Brigou sozinho entre os zagueiros, errou muitos passes, não teve oportunidade de fazer uma finalização.


Skout


Apesar de derrota, Bahia tem mais que o dobro de finalizações do São Paulo

Com dois jogadores a mais que o Tricolor paulista, equipe baiana é batida por 1 a 0 na Arena Fonte Nova. Tentativas de gol, no entanto, não faltaram

Após a partida deste domingo, na Arena Fonte Nova, os torcedores do Bahia só tinham a reclamar. Com dois jogadores a mais em campo, o Tricolor baiano foi vencido pelo São Paulo por 1 a 0 em jogo da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O que não pode ser motivo de protesto, no entanto, foram as tentativas do Esquadrão de Aço.

Apesar do placar favorável ao time paulista, outros quesitos foram amplamente vencidos pelos baianos. Se a partida terminou em 1 a 0 para o visitante, o Bahia perdeu nada menos que 20 oportunidades de fazer o gol. Durante os 90 minutos, foram 20 finalizações do Tricolor baiano, mais que o dobro das nove do São Paulo.

Além disso, o Bahia ainda mandou uma bola na trave – o visitante não teve nenhuma – e forçou o goleiro Rogério Ceni a fazer duas defesas difíceis. Por outro lado, Lomba se superou em apenas um lance. No quesito posse de bola, nova vitória baiana: 57% a 43% para os tricolores da boa terra.

Confira o resumo das estatísticas da partida:

Finalizações

Bahia 20 x 9 São Paulo

Bolas na trave

Bahia 1 x 0 São Paulo

Defesas difíceis

Bahia 1 x 2 São Paulo

Posse de bola

Bahia 57% x 43% São Paulo

Passes errados

Bahia 36 x 19 São Paulo

Faltas cometidas

Bahia 15 x 13 São Paulo

Roubadas de bola

Bahia 14 x 16 São Paulo

Bahia 0 x 1 São Paulo - Skout

Passes Errados

Roubadas de bola

faltas cometidas

Marquinhos 7

Hélder 4

Rafael Miranda 4

Madson 4

Fernandão 3

Wiliam Barbio 3

Feijão 3

Souza 2

Lucas Fonseca 2

Titi 2

Raul 2

Titi 3

Lucas Fonseca 3

Rafael Miranda 2

Hélder 1

Fernandão 1

Marquinhos 1

Madson 1

Feijão 1

Raul 1

Rafael Miranda 3

Feijão 3

Raul 2

Souza 1

Titi 1

Hélder 1

Madson 1

Fabricio Lusa 1

Wangler 1

Lucas Fonseca 1


Programação Semanal de Treinos


Tricolor tem partida decisiva pela Sul-Americana na Fonte Nova

Após enfrentar o São Paulo, o Bahia agora se prepara para mais duas partidas na Arena Fonte Nova.

Na quinta-feira (24), o Tricolor tem jogo decisivo contra o Atlético Nacional, pelas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. Como perdeu a primeira partida na Colômbia por 1 a 0, o Esquadrão terá que vencer por dois de diferença para passar à próxima fase. A partida acontece às 18h30 (Horário da Bahia).

Já no próximo domingo (27), o Bahia enfrenta o Atlético Paranaense, às 15 horas, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Confira a programação desta semana do Tricolor:

Segunda-feira (21): 15h30: Treino, Fazendão;

Terça-feira (22): 15h30: Treino, Fazendão;

Quarta-feira (23): 09h: Treino, Fazendão;

Quinta-feira (24): 18h30: Jogo contra o Atlético Nacional, na Fonte Nova;

Sexta-feira (25): 15h30: Treino, Fazendão;

Sábado (26): 09h: Treino, Fazendão;

Domingo (27): 15h: Jogo contra o Atlético/PR, na Arena Fonte Nova.


Fonte: Jorge Allan – GE.COM e ECB

Foto: Edson Ruiz/Agência Estado e ECB