Postado por - Newton Duarte

Bahia 1 x 0 Grêmio :: Raio-X, o Gol, Scout e Ficha Técnica

Bahia derrota o Grêmio e mantém vivo o sonho de permanecer na elite

Tricolor baiano chega à última rodada com chances de escapar do rebaixamento. Com a derrota, Grêmio dá adeus ao sonho da Libertadores

DESTAQUES DO JOGO

  • Rebaixamento

Esperança

O Bahia vai para a última rodada com chances de escapar do rebaixamento. Precisa vencer o Coritiba e torcer por tropeços de Palmeiras e Vitória.

  • Libertadores

Fim do sonho

Com a derrota para o Bahia, o Grêmio não é capaz de alcançar Corinthians e Inter no G-4. Acabaram as chances de disputar Libertadores.

  • Paredão

Lomba

O goleiro do Bahia se redimiu de algumas falhas ao longo da temporada ao salvar o Bahia com grandes defesas e atuação de gala na vitória.

A CRÔNICA

A torcida do Bahia insiste em contrariar os matemáticos. Se lhe dizem que as chances de rebaixamento são de 99%, gritos de “eu acredito!” ecoam como resposta. Dentro de campo, embalados pela demonstração de fé e paixão que vinha das arquibancadas, os donos da casa mostraram um futebol convincente, renovaram a esperança de permanecer na elite e mandaram para o espaço qualquer chance de o Grêmio disputar a Libertadores em 2015. Galhardo, de falta, marcou o gol do triunfo dos baianos em partida disputada neste domingo, na Arena Fonte Nova.

Ainda é delicada a situação do Bahia. Para permanecer na Série A, o time do técnico Charles Fabian terá que vencer o Coritiba na próxima rodada e torcer por derrota do Palmeiras e ao menos um empate do Vitória, seu maior rival. Apesar do triunfo, o Tricolor baiano se mantém na zona da degola, com 37 pontos. O Grêmio, com os seus 60 pontos, não pode mais alcançar Internacional e Corinthians, ambos com 66.

Bahia e Grêmio fecham suas participações no Campeonato Brasileiro no próximo domingo. Enquanto os baianos vão até o Couto Pereira para enfrentar o Coritiba, às 17h (horário de Brasília), os gaúchos recebem, no mesmo horário, o Flamengo em sua arena.

Galhardo cobra falta com perfeição e corre para o abraço (Foto: Felipe Oliveira / Getty Images

Primeiro tempo de um time só

Os resultados da rodada ajudaram. O Bahia entrou com chances de permanecer na Série A. O Grêmio mantinha vivo o sonho de disputar a Libertadores em 2015. Mas quando a bola rolou os donos da casa partiram para cima. Marcação alta, transição rápida e ataques agudos pelos lados. A atuação nos primeiros 45 minutos foi digna de aplausos. E os números comprovam: 11 finalizações dos baianos contra quatro dos gaúchos. Henrique teve duas chances claras de abrir o placar. Mandou uma para fora e obrigou Marcelo Grohe a fazer grande defesa na outra. Wiliam Barbio também parou no goleiro. Faltava o gol. Que começou a se desenhar nos pés do nome da primeira etapa. O jovem Rômulo, primeira vez titular, cruzou o meio-campo em velocidade e rolou para Henrique, que sairia livre na cara do gol. Geromel parou-o com duro carrinho por trás. Foi para o chuveiro mais cedo. Da entrada da área, Galhardo cobrou falta com perfeição e fez explodir a Fonte Nova. O placar até poderia ser mais dilatado, mas o Bahia foi para o intervalo vencendo pelo placar mínimo.

Papéis invertidos

Na volta do intervalo, o Bahia adotou postura defensiva, muitas vezes com o time todo no campo de defesa. O Grêmio, mesmo com um jogador a menos, passou a comandar as ações. Everton, Werley e Barcos acumularam boas chances, mas pararam nas mãos de Marcelo Lomba. Com a frente da área congestionada, os gaúchos insistiam nas bolas alçadas na área, mas o goleiro mostrava confiança nas saídas de gol. O relógio corria, e o Bahia só pensava em administrar o resultado. Só que o Grêmio continuava a pressionar. Coube a Lomba, então, o papel de salvar o Bahia. Tão criticado por falhas cruciais ao longo da temporada, fez interveções milagroas. Nos últimos cinco minutos, o grito sufocado voltou a ecoar na Fonte. "Eu acredito!". O Bahia acredita e vai fazer na última rodada o jogo da vida.

Melhor: William Barbio -foi a válvula de escape do Bahia. Com velocidade, levou perigo a defesa do Grêmio durante o tempo que esteve em campo. Saiu na metade do segundo tempo por cansaço, mas antes obrigou Marcelo Grohe a fazer milagres.

Pior: Dudu e Luan -fundamentais para o Grêmio em sua arrancada, os dois foram nulos em campo. Sem criatividade, omissos e que deixaram o ataque do time gaúcho fraco justamente quando precisava ser decisivo.

Chave do jogo:Pressão e começo arrasador -desesperado pela vitória, o Bahia foi para cima e deixou o Grêmio atordoado. A marcação pressão e a velocidade de nomes como Barbio, Galhardo e até Henrique foram vitais para um primeiro tempo de luxo e que garantiu a vitória.

Toque dos técnicos:Rhodolfo desfalcou o Grêmio em virtude de uma virose e Bressan foi escolhido para atuar. Mantendo o mesmo esquema recente, Felipão apostou na velocidade de Luan e Dudu para jogar, mas não teve êxito. Com a expulsão de Geromel, tirou Luan e colocou Werley. No intervalo, sacou Fellipe Bastos e apostou em Éverton para tentar salvar a atuação pífia em Salvador.

Charles Fabian botou o Bahia para marcar no campo ofensivo, com pressão na saída de bola do Grêmio. E teve em William Barbio uma ótima opção, com velocidade que infernizou a defesa do time gaúcho o tempo todo. Na etapa final os donos da casa resolveram esperar à espera de espaços, pela vantagem numérica, mas não conseguiram tirar proveito desta estratégia.

Para lembrar:Na última rodada, o Bahia encara o Coritiba, no Paraná, e precisa vencer além de secar Palmeiras e Vitória para escapar do rebaixamento. Já o Grêmio, que não pode mais ir à Libertadores, recebe o Flamengo na Arena.

Bahia 1 x 0 Grêmio

Campeonato Brasileiro 2014 – Série A – 37ª Rodada

Local:Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Data:30 de novembro de 2014, domingo

Horário:19h30 (de Brasília)

Árbitro:Dewson Fernando Freitas Silva (Asp. Fifa-PA)

Assistentes:Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Márcio Correia Dias (Asp. Fifa-PA)

Renda:R$ 128.430,00

Público:5.662 (5.316 pagantes)

Cartões amarelos:Bahia: Fahel e Pará; Grêmio: Zé Roberto e Bressan

Cartões vermelhos:Geromel

Gols: Bahia:Rafael Galhardo 31’ 1º T

Bahia:Marcelo Lomba; Roniery (Rafael Miranda), Lucas Fonseca, Titi e Pará; Fahel, Bruno Paulista, Rafael Galhardo (Feijão) e Rômulo; William Barbio (Jeam) e Henrique

Técnico:Charles Fabian

Grêmio:Marcelo Grohe; Pará, Geromel, Bressan e Zé Roberto; Walace, Fellipe Bastos (Éverton), Ramiro, Luan (Werley) e Dudu (Erik); Barcos

Técnico:Luiz Felipe Scolari

[**SCOUT**]

Atuações

Galhardo e Lomba brilham na vitória do Bahia

Jogando no meio-campo, camisa 42 marca belíssimo gol de falta. Goleiro do Bahia realiza grandes defesas na etapa final

MARCELO LOMBA- GOLEIRO

Quase não precisou trabalhar no primeiro tempo. Salvou o Bahia na segunda etapa.

Nota: 8,0

RONIERY - LATERAL DIREITO

Com Galhardo e Barbio no ataque, se preocupou mais em defender. Deixou a partida no intervalo.

Nota: 6,0

RAFAEL MIRANDA - VOLANTE

Entrou improvisado na lateral direita. Sofreu para conter as investidas gremistas.

Nota: 6,0

LUCAS FONSECA - ZAGUEIRO

Teve primeiro tempo tranquilo e um fim de jogo de muito trabalho com Barcos. Se arriscou no ataque com direito a chute do meio de campo.

Nota: 6,5

TITI - ZAGUEIRO

Foi zagueiro no melhor estilo xerife. Se preocupou apenas em defender e acertou chutões para onde o nariz apontou.

Nota: 6,5

PARÁ - LATERAL-ESQUERDA

Ainda não é o jogador que a torcida se acostumou a ver em campo no início da temporada, mas acompanhou o time e teve boa atuação.

Nota: 6,0

FAHEL - VOLANTE

Na provável última partida na Fonte Nova, foi o mesmo Fahel de sempre. Fechou a defesa, levou cartão amarelo e tentou marcar de cabeça.

Nota: 6,0

BRUNO PAULISTA - VOLANTE

Manteve a regularidade que apresenta na temporada. Fechou bem os espaços no meio de campo, arriscou chutes de fora da área, mas também ouviu reclamações de Charles.

Nota: 6,5

RÔMULO - MEIA

O garoto retribuiu a confiança de Charles com uma grande exibição. Rápido e técnico, fez bons passes e deixou os companheiros na cara do gol.

Nota: 7,5

RAFAEL GALHARDO - MEIA

Marcou um belo gol de falta e levou muito perigo nas cobranças de escanteio. Produz bem como meia. Foi substituído no segundo tempo.

Nota: 8,0

FEIJÃO - VOLANTE

Substituiu Galhardo com a missão de fechar o meio de campo. Cumpriu bem as ordens de Charles Fabian.

Nota: 6,0

WILIAM BARBIO - ATACANTE

Pareceu meio atrapalhado e desperdiçou boas chances. Mas foi fundamental nos contra-ataques, com velocidade e habilidade.

Nota: 7,0

JEAM - ATACANTE

Entrou no segundo tempo e teve tempo para arriscar um chute que passou perto.

Nota: 6,0

HENRIQUE - ATACANTE

Perdeu muitos gols, mas não se omitiu da partida. Correu, abriu espaços e ajudou na defesa.

Nota: 6,0

PROGRAMAÇÃO

Na noite deste domingo, o Bahia venceu o Grêmio por 1 a 0, jogando na Fonte Nova e se manteve vivo na Série A. Com o resultado, o tricolor chegou aos 37 pontos, ocupando a 18ª posição na tabela.

Para continuar na primeira divisão, o Esquadrão precisa vencer o Coritiba na próxima rodada e torcer para derrota do Palmeiras e que o Vitória não vença.

O Bahia agora se prepara para enfrentar o Coritiba, no próximo domingo, às 16h (de Salvador), no Couto Pereira.