Postado por - Newton Duarte

Bahia 1 x 0 Oeste :: O jogo, O Gol, Ficha Técnica, Scout, Notas e a Programação

Bahia vence Oeste em Salvador e entra para quarteto líder da Série B

Tiago Real marca na vitória tricolor por 1 a 0 e leva time baiano a 24 pontos, mesmo número conquistado por Botafogo, América-MG e Naútico. Rubrão fica perto do Z-4

Após 12 rodadas, a Série B tem quatro líderes. O Bahia é um deles. O Tricolor garantiu um lugar na ponta ao vencer o Oeste por 1 a 0, na noite deste sábado, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Apesar de dominar o jogo, criar boas chances, os mandantes pararam nas mãos do jovem goleiro do Oeste e não conseguiram um placar maior, o que os deixariam em uma posição melhor de acordo com os critérios de desempate. Tiago Real, em um belo gol no primeiro tempo, foi o autor do único gol da partida, vista no estádio por 15.187 pessoas.

O resultado faz os baianos dividirem a ponta e a zona do acesso à elite com Botafogo, América-MG e Náutico, com 24 pontos. O Tricolor é o terceiro colocado pelo saldo de gols. O time paulista perde a chance de se afastar da zona de rebaixamento. Com 13 pontos, está apenas dois acima do Boa Esporte, primeiro time da degola.

Após dois jogos em casa, o Bahia jogará no sul do país na próxima rodada. No sábado, às 16h30, o Tricolor encara o Criciúma, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. No mesmo dia, mas às 21h, o Oeste volta a campo, contra o América-MG, no estádio José Liberatti, em Osasco.

Mais de 15 mil torcedores viram a vitória tricolor na Fonte Nova (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

Sem ângulo, sem problema para Tiago Real

O primeiro ataque do Bahia, aos dois minutos de jogo, já pôde ilustrar o que seria toda a partida. O jovem goleiro do Oeste, Jeferson, evitou o gol em chute de Jacó. No rebote, a bola tocou em Halisson, que quase fez contra. Neste ritmo, o Tricolor continuava a pressionar e mais uma vez chegou perto de balançar a rede aos 16, quando Tiago Real cruzou para Jacó. A bola acabou passando por toda pequena área sem encontrar ninguém do ataque baiano.

O placar enfim foi aberto aos 24 minutos de jogo em um belo gol de Tiago Real. O meia invadiu a área pela ponta esquerda e, em um ângulo diagonal, soltou a bomba, justamente no canto em que o goleiro Jeferson fechava: 1 a 0 para o Tricolor. O dono da meta paulista, aliás, foi um dos grandes responsáveis por evitar uma vantagem maior para o adversário, foram várias boas defesas. Ataque de perigo do Oeste somente aos 44 da etapa inicial. Em sobra de bola, Branquinho acabou chutando por cima das balizas.

Permissão para o perigo

O Bahia continuou melhor no segundo tempo. Foi quem mais criou chances. No entanto, é aquela história: com apenas um gol de desvantagem o Oeste foi para o tudo ou nada no fim do jogo e quase complicou a noite tricolor.

Antes da pressão do Oeste nos minutos finais, o goleiro da equipe paulista, Jeferson, foi um pesadelo para os donos da casa, especialmente para Jacó, um dos que mais finalizaram na meta da equipe de Itápolis.

Aos 46 do segundo tempo, Junior Negão teve a grande chance de conquistar um ponto para o Oeste. Ao receber passe de Wagninho, girou e acabou chutando para fora, mantendo o marcador em 1 a 0 para o Bahia.

O melhor: Yuri. Mostrou que pode ser titular mais vezes do Bahia. Teve atuação consciente no meio-campo, com bons lances, e ainda deu linda assistência para o gol de Tiago Real.

O pior: Eduardo. No jogo anterior alternou bons momentos e sumiços. Contra o Oeste ficou apenas nos sumiços

Para lembrar:

Inédito. Esta foi a primeira vez que Bahia e Oeste se enfrentaram na história da Série B.

Não gostou. Fernandinho, do Oeste, acabou substituído ainda na etapa inicial (37min) pelo técnico Roberto Cavalo e chutou a garrafa ao se dirigir ao banco de reservas.

Bahia           

1

x

0

Oeste

Campeonato Brasileiro 2015 • Série B • 12ª Rodada

Local: Salvador - Ba

Estádio: Manoel Barradas

Dia: Sábado

Data: 01 de julho de 2015

Horário: 21h00 (Brasília)

Público total: 18.418

Público total: 18.418

Renda: R$ 408.302,00

ARBITRAGEM

Árbitro

Paulo Roberto Alves Junior - PR (CBF-2)

Árbitro Assistente 1

Diogo Morais - PR (CBF-1)

Árbitro Assistente 2

Victor Oliveira Cruz - SE (CBF-2)

CARTÕES AMARELOS

Bahia

Adriano, Robson

Oeste

CARTÕES VERMELHOS

Bahia

Oeste

GOLS

Bahia

Tiago Real 36’ 1ºT

Oeste

ESCALAÇÕES

Bahia

Douglas Pires; Adriano (Tony), Titi, Robson e Marlon; Yuri, Gustavo Blanco (Souza), Tiago Real e Eduardo (João Leonardo); Mário e Jacó

Técnico:

Sérgio Soares

Oeste

Jeferson Romário; Weldinho, Halisson (Marcelinho), Daniel Gigante e Léo Bahia (Patrik Silva); Renato Xavier, Mazinho, Fernandinho (Branquinho) e Ligger; Junior Negão e Wagninho

Técnico:

Roberto Cavalo

Notas

A avaliação individual dos atletas; Equipe TB.com

Douglas Pires – No primeiro tempo foi espectador. No segundo, apesar da pressão do Oeste foi pouco acionado. Nota 6

Adriano – Fez ótima partida. Voluntarioso, apesar de suas limitações, é a melhor opção para a lateral. Nota 7

Tony – Entrou para evitar e expulsão de Adriano. Não teve tempo de mostrar nada. Nota 5

Robson – Continua firme e é o dono da posição. Não deu chances aos atacantes. Nota 7

Titi – Seguro, assim como Robson, cumpriu sua função com perfeição. Perdeu um gol. Nota 7

Marlon – Tentou se soltar pela avenida que encontrou. Errou cruzamentos. Nota 6

Yuri – Melhor do Bahia. Cobre os dois lados. Como diria o comentarista Neto (Band), parece ter dois pulmões. Deu o passe para o gol de Tiago Real. Nota 8

Gustavo Blanco – Muita qualidade no passe e força na marcação. Foi substituído sem maiores explicações. Estava bem. Nota 7

Sousa – Foi Sousa. Individualista. Corre atrás da bola onde ela está. Deficiente na marcação. Nota 5.

Tiago Real – Mais perto da área, fez ótimo primeiro tempo. Marcou o gol. Desapareceu no segundo tempo. Voltou a ser Tiago Real. Só corre. Nota 6

Eduardo – Ninguém sabe, ninguém viu. Demorou em ser substituído. Nota 3

João Leonardo - Muita luta. Quando entrou o Oeste já havia acertado a marcação. Nota 6

Mario – Força e voluntarismo. Jogou muito longe da área deixando Jacó sozinho. Foi razoável. Nota 6

Jacó – Bem marcado, não achou espaços. Inteligente, saiu da área e abriu espaços. Infelizmente, ninguém aproveitou. Nota 7

Sérgio Soares – No 4-3-3 assistimos a uma Bahia sem alternativas de marcação e saída de bola. No 4-4-2, a entrada de Yuri acertou a marcação, mas o meio-campo não cria. O time não possui jogadas ensaiadas nem com ‘bolas paradas’. O Treinador demora a substituir e mantém intocáveis em campo. Nota 3

Arbitragem – O trio estava bem até o Juiz não dar um pênalti claro a favor do Bahia e um cartão para Adriano. Nota 4

SCOUT

A performance técnica individual em números

[**SCOUT**]

Programação

Tricolor terá dois jogos fora essa semana

Após quatro jogos seguidos em Salvador (Luverdense, Vitória, Paysandu e Oeste), o Bahia agora se prepara para duas partidas longe de casa.

Na quarta-feira (15), o Tricolor volta a enfrentar o Paysandu, dessa vez pela Copa do Brasil. O jogo será às 22h, no estádio do Mangueirão.

Já no próximo sábado (18), o desafio do Esquadrão será contra o Criciúma, às 16h30, no estádio Heriberto Hulse.

Confira a programação do Bahia

Segunda-feira (13) – 08h30: Treino, Fazendão;

Terça-feira (14) – Embarque para Belém; – 16h30: Treino, CT do Remo;

Quarta-feira (15) – 22h: Jogo contra o Paysandu, Mangueirão;

Quinta-feira (16) – Embarque para Porto Alegre;

Sexta-feira (17) – 09h: Treino, CT do Grêmio; Embarque para Criciúma;

Sábado (18) – 16h30: Jogo contra o Criciúma, Heriberto Hulse;

Domingo (19) – Desembarque previsto em Salvador.