Postado por - Newton Duarte

Bahia 1 x 1 Atlético-MG :: Raio-X, Gols, Scout e Ficha Técnica

Bahia e Galo fazem duelo equilibrado e ficam no empate na fonte nova

Bahia, melhor no primeiro tempo, e Galo, superior na etapa final, empatam em 1 a 1, com gols de Luan e Guilherme Santos. Jogo teve dois expulsos

DESTAQUES DO JOGO

  • Herói e vilão

Guilherme

Guilherme Santou levou os tricolores à loucura por dois motivos: fez o gol de empate aos 38 da etapa final e levou cartão vermelho ao tirar a camisa.

  • Pequeno gigante

Luan

O atacante Luan, talismã da torcida do Galo, tem apenas 1,70m, mas marcou de cabeça o gol que abriu o placar na Arena Fonte Nova.

  • Desfalques

Galo

Levir Culpi sai com dor de cabeça da Fonte Nova. Além de Diego Tardelli, expulso, ele perde Luan e Edcarlos, suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

A CRÔNICA

O empate não foi o melhor dos resultados para Bahia e Atlético-MG, que se enfrentaram na noite desta terça-feira, na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, o placar faz justiça ao que foi o duelo: cada um dos times foi superior em uma das etapas, mas apenas na segunda as redes foram balançadas. Luan, aos oito minutos, e Guilherme Santos, aos 39, fizeram os gols da partida.

Para o Bahia, o empate não foi bom resultado porque não o tira da zona do rebaixamento. O Tricolor vai a 31 pontos, encosta no Vitória, mas permanece na 17ª colocação. Para o Galo, o empate não agrada porque o time perde a chance de dormir na vice-liderança. Os mineiros, agora com 51 pontos, ocupam a 3ª posição.

Bahia e Atlético-MG voltam a campo no final de semana. Enquanto o Tricolor vai até o Beira-Rio para enfrentar o Internacional, no sábado, às 21h (horário de Brasília), o Atlético-MG recebe o Sport no mesmo dia, só que às 18h30, no estádio Independência.

Bahia e Atlético-MG ficam no empate na Fonte Nova 

Bahia desperdiça chances

O técnico Gilson Kleina surpreendeu a todos ao escalar Diego Macedo e Guilherme Santos, dois laterais de origem, no meio-campo. A escolha se mostrou acertada ao longo da primeira etapa, quando o Bahia foi melhor do que o adversário e teve as principais chances de abrir o placar. O próprio Macedo, por exemplo, perdeu duas oportunidades incríveis, uma delas mandando a bola nas alturas depois de já ter se livrado do goleiro Victor. Só que o Atlético-MG não foi um time que assistiu passivo ao Tricolor jogar. Pelo contrário. Com trocas rápidas de passes e muita movimentação dos seus atacantes, os mineiros levaram perigo ao gol de Marcelo Lomba. Em uma das oportunidades, Luan quase marcou de voleio após lançamento preciso de Guilherme. Já no fim da etapa inicial, o Galo equilibrou as ações e chegou com perigo na área adversária, mas, assim como os donos da casa, pecou na hora de mandar a bola para as redes.

Galo melhor na etapa final

Era outro Atlético-MG nos 45 minutos finais. Em vez de esperar o adversário para explorar os contra-ataques, o time de Levir Culpi propôs o jogo, fez-se presente no campo de ataque e encurralou os donos da casa. A pressão não demorou a surtir efeito. Aos oito minutos, Luan aproveitou o cruzamento de Douglas Santos e o cochilo da defesa para marcar, de cabeça, o primeiro gol da partida. No Bahia, o que existia de criatividade desapareceu. Sorte para os baianos que Uelliton estava com o pé calibrado e acertou lançamento primoroso para Guilherme Santos, que dominou com categoria e tocou por cima de Victor. Na comemoração, o lateral tirou a camisa, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Do outro lado, Diego Tardelli cometeu falta de ataque e também foi para o chuveiro mais cedo.

O melhor: Guilherme Santos – Mesmo com a expulsão, por ter tirado a camisa na comemoração do gol, teve atuação destacada, iniciando a partida no meio-campo e depois voltando para a lateral esquerda. Fez o gol que evitou nova derrota da equipe baiana.

O pior: Diego Macedo – Lateral direito de ofício atuou no meio de campo e teve chances de gols como centroavante, mas desperdiçou as oportunidades no primeiro tempo. Foi substituído por Willian Bárbio no começo da etapa final.

A chave do jogo: Persistência do Bahia – Em posição difícil na classificação da Série B, o Bahia não desistiu, tentou a jogada de lançamentos longos nas costas dos laterais atleticanos e , aos 39 min do segundo tempo, foi recompensado com um gol de Guilherme Santos, que evitou uma derrota em casa.

Toque dos técnicos: Com muitos desfalques,o técnico Gilson Kleina armou um time que com quatro laterais, dois especialistas em cada lado, sendo que Diego Macedo e Guilherme Santos entraram no meio-campo. Dessa forma, o time baiano conseguiu neutralizar os avanços dos laterais atleticanos Marcos Rocha e Douglas Santos, além de ter jogadores tentando aproveitar os espaços na defesa alvinegra. "O Bahia usou bastante as bolas longas nas costas dos laterais e não conseguimos ser efetivos nos contra-ataques", avaliou o goleiro Victor. Levir Culpi insistiu no esquema ofensivo, mesmo quando Guilherme se lesionou e o substituiu por Maicosuel, se armando para o contra-ataque. No final, a jogada tentada pelo Bahia o tempo todo deu certo.

Para lembrar: Levir repete time. Após a vitória sobre a Chapecoense, o técnico Levir Culpi chegou a admitir a possibilidade de poupar jogadores por causa do desgaste físico. Mudou de ideia e repetiu o mesmo time do triunfo do último sábado. A alegria do treinador atleticano, no entanto, durou pouco. Aos 10 min, Guilherme sentiu dor muscular na coxa direita e quatro minutos depois foi substituído por Maicosuel.

Bahia com dois laterais no meio. O técnico Gilson Kleina armou o Bahia para começar o jogo contra o Atlético-MG com os laterais Diego Macedo e Guilherme Santos escalados no meio de campo. Por coincidência, ambos já atuaram pelo alvinegro mineiro.

Time anfitrião com muitos desfalques. O técnico Gilson Kleina teve de escalar o Bahia sem cinco jogadores, quatro deles lesionados: o volante Fahel e os atacantes Rafinha, Kieza, Maxi Biancucchi. O volante Rafael Miranda cumpriu suspensão automática.

Bahia 1 x 1 Atlético-MG

Campeonato Brasileiro 2014 - Série A - 30ª rodada

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Data: 21/10/2014

Horário: 20h50 (Horário da Bahia)

Árbitro: Elmo Resende Cunha (GO)

Auxiliares: Márcio Luiz Augusto (SP) e Cristhian Passos Sorence (GO)

Cartões amarelo: Bahia: Pará 42'/1ºT; Atlético-MG Josué 32'/1ºT, Luan 17'/2ºT e Edcarlos 17'/2ºT

Cartão Vermelho: Bahia: Guilherme Santos 40'/2ºT; Atlético-MG: Diego Tardelli 45'/2ºT

Gols: Atlético-MG: Luan 8'/2ºT; Bahia: Guilherme Santos 40'/2ºT

Bahia: Marcelo Lomba, Railan, Lucas Fonseca, Demerson e Pará (William Bárbio 15'/2ºT); Uellinton, Bruno Paulista, Diego Macedo (Lincoln 22'/2ºT), Marcos Aurélio (Potita 29'/2ºT) e Guilherme Santos; Henrique

Técnico: Gilson Kleina.

Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Josué, Dátolo (Cesinha 46'/2ºT), Guilherme (Maicosuel 13'/1ºT) e Luan (Pierre 36'/2ºT); Diego Tardelli e Carlos

Técnico: Levir Culpi.

[**SCOUT**]

ATUAÇÕES

Uelliton comanda o Bahia

Volante do Tricolor baiano faz lançamento espetacular para o gol de Guilherme Santos

MARCELO LOMBA - GOLEIRO

Sem culpa no gol atleticano. Fez boa defesa em chute de Dátolo.

Nota: 6,5

RAILAN - LATERAL-DIREITO

Excelente opção ofensiva, explorou a frágil marcação de Douglas Santos e fez bons cruzamentos.

Nota:6,5

LUCAS FONSECA - ZAGUEIRO

Bem nas antecipações e no combate direto com Carlos.

Nota:7

DEMERSON - ZAGUEIRO

Foi ao ataque em bola parada e quase marcou de cabeça. Na defesa, se desdobrou para conter o ímpeto ofensivo do Galo.

Nota:7

PARÁ - LATERAL-ESQUERDO

Avançou pouco ao ataque. Na defesa, teve que parar Tardelli com falta e recebeu cartão amarelo. No gol do Galo, falhou ao não acompanhar Luan

Nota:4,5

WILLIAM BARBIO - ATACANTE

Botou fogo no jogo com jogadas em velocidade pela esquerda.

Nota: 6,5

UELLITON - VOLANTE

Firme na marcação, conseguiu cinco roubadas de bola. Forçou muito as jogadas e acabou errando muitos passes. mas nem tão eficaz na saída de bola. Ainda assim, deu lançamento primoroso para Guilherme Santos empatar a partida.

Nota: 7,5

BRUNO PAULISTA - VOLANTE

Teve ótima chance no começo, mas mandou pro cima. Intenso na partida, apareceu também em arremates de fora da área.

Nota: 6,5

DIEGO MACEDO - MEIA

Recebeu lançamento longo e perdeu chance cara a cara com Victor. Em mais uma jogada em velocidade, passou pelo goleiro com categoria e mandou por cima.

Nota:5,5

LINCOLN - MEIA

Fez o time jogar mais com a bola no chão e deu qualidade no passe.

Nota:6

GUILHERME SANTOS - MEIA

Perdeu boa chance ao chutar sem posicionar o corpo corretamente. Perto do fim, dominou lindamente um lançamento longo e tocou na saída de Victor para empatar a partida. Na comemoração, foi tolo ao tirar a camisa quando já tinha cartão amarelo. Acabou expulso.

Nota:6

MARCOS AURÉLIO - ATACANTE

Atuação apagada. Nem mesmo nas bolas paradas foi feliz. Saiu vaiado.

Nota:4,5

POTITA - ATACANTE

Entrou perto do fim e pouco apareceu.

Sem nota.

PROGRAMAÇÃO

Internacional x Bahia – 31ª Rodada

Quarta-feira(22/10) - 15h30 - Treino - Fazendão

Quinta-feira(23/10) - 15h30 - Treino - Fazendão (Janela para imprensa)

Sexta-feira(24/10) - 10h - Treino - Fazendão

*Entrevista no embarque

Sábado(25/10) - 21h - Internacional x Bahia - Beira Rio