Postado por - Newton Duarte

Bahia 1 x 2 Atlético-PR :: Raio-X; Scout; Gols; Ficha Técnica e Notas

Atlético-PR vence o Bahia na Fonte Nova e deixa Tricolor perto da Série B

Mais de 15 mil torcedores vão ao estádio e veem Furacão sair vitorioso por 2 a 1. Rebaixamento dos baianos pode ser confirmado já neste domingo

DESTAQUES DO JOGO

  • Estatísticas

Finalizações

A partida em Salvador foi aberta. No total, os times finalizaram 41 vezes. O Bahia foi quem mais ameaçou com 26 conclusões, contra 15 do Atlético-PR.

  • Festa

Torcida

Os tricolores fizeram festa nas arquibancadas. Entoaram músicas que acompanharam o Bahia no acesso de 2010. No final, vaias pela derrota.

  • Mico

Guilherme Santos

Lateral foi expulso no fim da partida e atrapalha a já complicada reta final de Brasileiro do Bahia. Desfalca o Tricolor contra o Grêmio.

A CRÔNICA

Às vezes, a fé não é suficiente para mover montanhas. A exemplo deste sábado, quando a esperança de mais de 15 mil torcedores não bastou para empurrar o Bahia na briga contra o rebaixamento. Sem pena do tormento tricolor na temporada e indiferente à pressão da Arena Fonte Nova, o Atlético-PR venceu o rival baiano pelo placar de 2 a 1,  em partida válida pela 36ª rodada do Brasileirão. Fahel, contra, e Bady marcaram os gols que frustraram os gritos de “eu acredito” vindos das arquibancadas e deixaram o Bahia a um passo da degola. Henrique descontou e encerrou um jejum de quase três meses sem balançar as redes.

O Bahia sobrevive com chances de permanecer na Série A para 2015 na base de milagres. Com 34 pontos, quatro a menos que o primeiro time fora do Z-4, o Tricolor pode ser rebaixado matematicamente neste domingo, no complemento da rodada. Para tanto, basta que Vitória e Chapecoense vençam seus jogos. Sem maiores aspirações no campeonato, o Atlético-PR segue no meio da tabela, com 50 pontos, sem brigar pelo G-4 ou contra o Z-4.

A via crucis do Bahia tem sequência no próximo fim de semana. No domingo, dia 30, o Tricolor encara o Grêmio, às 19h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova. No mesmo dia e horário, o Atlético-PR recebe o Goiás na Arena da Baixada.

Derrota para o Furacão deixa Bahia a um passo da Série B (Foto: Felipe Oliveira / Getty Images)

Muitas chances e nenhum gol

Apesar de ter Henrique como único homem de frente, o Bahia mostrou poder ofensivo. Logo nos primeiros minutos, o atacante recebeu pela esquerda, se livrou do marcador e chutou com perigo pela linha de fundo. No lance, o zagueiro Gustavo se machucou e precisou ser substituído por William Rocha. Com a necessidade do triunfo, os baianos seguiram no campo de ataque, enquanto o Atlético-PR apostava nos contra-golpes. Em um deles, Marcos Guilherme ficou cara a cara com Marcelo Lomba, mas tocou para fora. O jogo seguiu aberto e o Tricolor teve chances de balançar as redes com Galhardo e novamente com Henrique. Apesar das 19 finalizações em 45 minutos, o intervalo chegou com o placar zerado.

Torcida silenciada

Para tentar fazer com que o marcador ganhasse novos números, Charles Fabian decidiu mudar o Bahia. Lincoln iniciou o segundo tempo na vaga de Railan. O Atlético-PR não sofreu modificações no time ou na postura. Seguiu no campo de defesa à espera de uma chance para marcar. E quase ocorreu com Marcelo, que acertou belo chute de fora da área. Aos 16 minutos, o golpe que silenciou a Fonte Nova. Natanael cobrou escanteio, William Rocha desviou, a bola tocou no ombro de Fahel e foi parar no fundo das redes. O torcedor tricolor mal havia assimilado a dura realidade quando Bady chutou de fora da área e ampliou aos 25 minutos.

Com a vantagem, os poucos torcedores atleticanos que compareceram na Arena Fonte Nova passaram a ironizar a multidão tricolor. Os rubro-negros entoaram o grito "eu acredito", mantra utilizado pelos torcedores do Bahia durante o primeiro tempo. Com 27 minutos, a esperança tricolor voltou a se iluminar. Henrique aproveitou cruzamento e de carrinho, na pequena área, marcou. O Bahia se lançou ao ataque com tudo. Charles tirou o lateral Pará e colocou o atacante Jeam para tentar deixar o time mais ofensivo. Contudo, Guilherme Santos acabou expulso e o marcador seguiu com vantagem para o Atlético-PR, com a indicação de que o ano de 2015 tricolor pode estar mesmo destinado à Série B.

O melhor: Bady. Um dos mais criativos dentro de campo. Ainda fez o segundo gol do Atlético-PR, que praticamente definiu a partida.

O pior: Fahel. Além de fazer um gol contra, perdeu uma chance incrível no final do jogo, da marca do pênalti.

Para lembrar: Mas já? Durou pouco a participação de Gustavo no jogo deste sábado. O zagueiro sentiu uma lesão e precisou ser substituído logo aos 4min do primeiro tempo.

Bahia 1x2 Atlético-PR

Campeonato Brasileiro 2014 – Série A (Ainda) – 36ª Rodada

Local: Fonte Nova, em Salvador (BA)

Data/Hora: 22/11/2014, às 21h (de Brasília)

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (SC)

Auxiliares: Cleriston Clay (SE/Fifa) e Evandro Gomes (GO)

Gols: Wilian Rocha (16'/2ºT 1-0) e Bady (25'/2ºT 2-0) (ATL-PR); Henrique (27'/2ºT 2-1) (BAH)

Cartões amarelos: Bahia: Guilherme Santos, Bruno Paulista

Cartão Vermelho: Bahia: Guilherme Santos (Segundo amarelo)

Público e renda: 7.471 pagantes/ 15.353 presentes - R$ 194.874,50.

Bahia: Marcelo Lomba; Railan (Lincoln - Intervalo), Lucas Fonseca, Titi, Pará (Jeam - 34'/2ºT); Fahel, Rafael Miranda (Willian Barbio - 22'/2ºT), Bruno Paulista, Guilherme Santos e Galhardo; Henrique.

Técnico: Charles Fabian.

Atlético-PR:  Weverton; Mario Sergio, Gustavo (Wiliam Rocha - 4'/1ºT), Cleberson e Natanael; Paulinho Dias, Hernany, Bady (Zé Paulo -39' - 2ºT) e Marcos Guilherme; Marcelo (Pedro Paulo - 44'/2ºT) e Dellatorre

Técnico: Claudinei Oliveira.

[**SCOUT**]

ATUAÇÕES

Lomba decepciona e falha mais uma vez em saída de gol

Henrique, o móvel, foi o ‘menos ruim’

MARCELO LOMBA – GOLEIRO

No primeiro tempo uma saída da área para tirar a bola com o pé. Falhou no primeiro gol do Atlético.

Nota: 5,5

RAILAN – LATERAL-DIREITO

Muitos passes e cruzamentos errados... Foi substituído no intervalo.

Nota: 4,5

LINCOLN - MEIA

Entrou no lugar dele. Melhorou a qualidade de passe, mas não conseguiu fazer o time render ofensivamente.

Nota: 5,5

LUCAS FONSECA – ZAGUEIRO

Bem na marcação, mas sua saída de bola deixou a desejar...

Nota: 6,0

TITI – ZAGUEIRO

Seguro, evitou um gol em cima da linha.

Nota: 6,0

PARÁ – LATERAL-ESQUERDO

Na vontade. E só...

Nota: 5,0

JEAM - ATACANTE

Entrou no lugar e quase faz um gol.

Nota: 6,0

FAHEL – VOLANTE

Marcou um gol contra, perdeu um gol incrível...

Nota: 4,0

BRUNO PAULISTA – VOLANTE

Errou muitos passes, tentou jogar bonito em momentos de pressão...

Nota: 4,0

RAFAEL MIRANDA – VOLANTE

Só vontade; muito pouco...

Nota: 4,5

WILLIAM BARBIO - ATACANTE

Entrou no lugar dele e deu vida nova ao ataque. Fez o cruzamento para o gol e sofreu um pênalti não marcado pelo árbitro.

Nota: 6,5

GALHARDO – MEIA

Bom na bola parada, quase marcava um gol.

Nota: 6,5

GUILHERME SANTOS – MEIA

Alguns poucos lances bons. Expulso nos acréscimos.

Nota: 5,5

HENRIQUE – ATACANTE

Muita movimentação, muita vontade... Fez um gol.

Nota: 7,0

PROGRAMAÇÃO

Mais uma vez o Bahia não divulgou a programação semanal em seu site.

Agora o ex-Quadrão se prepara para enfrentar o Grêmio, no próximo domingo, às 18h30 (de Salvador), na Fonte Nova. A partida é válida pela 37ª rodada do Brasileirão.

O Bahia perdeu Guilherme Santos, expulso na partida contra o Atlético-PR