Postado por - Newton Duarte

Bahia 1x0 Atlético-GO :: Raio-X: O Jogo; MM; FT; Notas; Scout e a Programação

Com time “da base” e estádio vazio, Bahia vence Atlético-GO em Salvador

Partida encerra a temporada dos times, que voltam a disputar a Série B em 2016. Lateral Vitor marca gol do Tricolor baiano e deixa boa impressão para a torcida

Foi o último ato de uma Série B melancólica para Bahia e Atlético-GO. Sem chances de acesso ou risco de rebaixamento, as duas equipes se enfrentaram neste sábado, na Arena Fonte Nova, em clima de fim de ano. E a despedida da temporada foi melhor aproveitada pelo Tricolor, que entrou em campo com um time formado por garotos da base e venceu por 1 a 0, gol marcado pelo lateral-esquerdo Vitor, justamente um atleta criado no Fazendão. 

Dos 11 titulares do Bahia neste sábado, apenas quatro não foram formados pelo clube, que encerra a Série B na nona  posição, com 58 pontos. A equipe baiana chega ao fim da temporada como líder do ranking de público da Segunda Divisão, apesar do reduzido número de torcedores que compareceram ao estádio para assistir ao triunfo sobre o Atlético-GO. Com 46 pontos, o Dragão termina a Série B na 14ª colocação e, assim como o Bahia, com a esperança de dias melhores.   

O vazio nas arquibancadas da Arena Fonte Nova ilustrava bem a baixa expectativa dos torcedores para o jogo deste sábado. Para um público de 1.807 pessoas, Bahia e Atlético-GO tentaram fazer do último jogo da temporada uma projeção de futuro mais promissor. No primeiro tempo, o Tricolor levou a melhor e dominou as ações. Com jogadas pelos lados do campo, a equipe baiana chegava com facilidade ao ataque. E foi em um desses lances que o lateral-esquerdo Vitor abriu o placar, com chute de fora da área. A bola tocou o gramado e enganou o goleiro Marcos, que pulou atrasado e precisou buscar a redonda no fundo das redes. O segundo gol do Bahia quase surgiu no instante seguinte, com Gustavo Blanco, que não conseguiu tirar o goleiro rubro-negro da jogada. O Dragão apostava na marcação sob pressão e nas jogadas com Junior Viçosa para chegar ao setor ofensivo. Em falha da defesa do Bahia, o atacante ficou cara a cara com Jean, mas preferiu o drible e perdeu a oportunidade de deixar o placar em igualdade.

Diferentemente do primeiro tempo, o Atlético-GO voltou ao jogo disposto a ter mais presença ofensiva. Logo aos dois minutos, Samuel fez bela jogada individual pela esquerda e acertou a trave de Jean. Na jogada seguinte, Marllon aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou com muito perigo. Mais recuado, o Bahia respondeu com Jeam, que recebeu lançamento de Gustavo Blanco, tentou de cavadinha e viu Marcos se esticar para fazer a defesa. João Paulo Penha também levou perigo. Da entrada da área, ele se livrou de dois marcadores e chutou colocado para acertar a trave. Após o lance, alguns torcedores entoaram o frito de “Fica, Penha” - o meia está em negociação para ser emprestado ao CSA. Nos minutos finais, Artur tentou desviar cruzamento e acertou o travessão. Foi a última emoção de um embate entre times sem grandes objetivos neste fim de 2015, com um triunfo quer apenas serviu de alento para o Tricolor baiano.

                Bahia

1

x

0

Atlético-GO

Campeonato Brasileiro 2015 • Série B

Dia: Sábado

Data: 28/11/2015

Horário: 16hs30 (SSA)

Rodada:38

Local: Salvador

Estádio:Fonte Nova

Público Total: 1807

Público Pagante: 1740

Renda:  R$ 25.630

ARBITRAGEM

Árbitro

Claudionor dos Santos Junior - SE (CBF-2)

Árbitro Assistente 1

Jose Raimundo Dias da Hora - BA (CBF-2)

Árbitro Assistente 2

Jose Carlos Oliveira dos Santos - BA (CBF-1)

CARTÕES AMARELOS

Bahia

Gustavo Blanco, Paulinho Dias, Jeam, Jacó

Atlético-GO

Marllon, Jorginho

CARTÕES VERMELHOS

Bahia

Atlético-GO

GOLS

Bahia

Vitor 20’ 1º T

Atlético-GO

ESCALAÇÃO

Bahia

Jean, Adriano, Rodrigo, Gustavo, Vitor, Yuri, Paulinho Dias, Gustavo Blanco (Sávio); João Paulo Penha, Jeam (Rômulo) e Jacó (Rodrigo Rodrigues).

Tecnico:

Aroldo Moreira

Atlético-GO

Marcos; Bruno Moura (Ayrton), Marcos Winícius, Marllon e Samuel; Régis (Raphael Luz), Pedro Bambu, Washington (Caíque) e Jorginho; Arthur e Júnior Viçosa.

Técnico:

João Paulo Sanches

RELACIONADOS

Bahia

Não divulgado

Atlético-GO

Não divulgado

NOTAS

Avaliação individual dos Atletas, Arbitragem e Arbitragem

Sem maiores aspirações, o jogo não serviu sequer para mostrar o valor de atletas, especialmente da Base, que pouco jogaram em 2015.

Portanto, poucos comentários sobre a participação dos atletas em campo. Salvo aqueles que se destacaram

Jean: Pouco acionado Nota 6

Adriano: Muita disposição e alguns bons cruzamentos Nota 6

Rodrigo: Bateu cabeça com Gustavo em alguns lances Nota 6

Gustavo: Bateu cabeça com Rodrigo em alguns lances Nota 6

Vitor: Fez ótimo 1º tempo. Caiu no segundo. Fez o gol: Nota 8

Yuri: Continuou tentando ser onipresente. Tem muito potencial. Nota 6

Paulinho Dias: Não se impões como volante. Deixa o barco correr frouxo. Nota 6

Gustavo Blanco: Corre muito e se desgasta rápido. Começou bem e foi sumindo. Nota 6

Sávio: Não mudou a cara do jogo. Precisa ser mais testado. Nota 6

João Paulo Penha: Tem habilidade. É rápido. Mas, fica “meio” sem saber o que fazer em campo. Precisa ser lapidado. Ter um técnico que o oriente. Mira na trave e acerta. Nota 7

Jeam: Sabe perder gols como ninguém. Nota 6

Rômulo: O sumiço de seu futebol precisa ser explicado. Não é possível um jogador ser destaque pela Seleção numa competição e desaparecer no clube de uma hora para outra. O tempo dirá. Nota 6

Jacó: Voluntarioso. Não recebeu bolas em condição para concluir. Nota 6

Rodrigo Rodrigues: Não teve tempo para mostrar seu futebol Nota 6.

Aroldo  Moreira - Fez o que deu Nota 6

Arbitragem - Não influiram no resultado do jogo Nota 6

O Melhor - Vitor

Menção Honrosa - João Paulo Penha

O Pior - O Resultado final da campanha em 2015

Menção Negativa - A Reunião do Conselho Deliberativo. Só mais um convescote para que 2 ou 3 pensem que são "artoridade".

SCOUT

A avaliação dos atletas em números

[**SCOUT**]

PROGRAMAÇÃO

O elenco entra de férias e se reapresenta no dia 04 de janeiro de 2016.

Após o triunfo sobre o Atlético-GO, no último sábado (28), na despedida da Série B deste ano, o elenco do Bahia entrou de férias. Principal objetivo do ano, o acesso à elite do futebol nacional não foi conquistada pelo clube, que vai ter que disputar a segunda divisão do Brasileirão em 2016.

A reapresentação dos jogadores visando a próxima temporada acontece no dia 04 de janeiro. De acordo com o presidente Marcelo Sant’ana, uma minoria dos atletas que têm contrato até o final desta temporada deve estar presente na pré-temporada tricolor no próximo ano.

Em 2016, o Bahia vai disputar quatro competições: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.