Postado por - Newton Duarte

Bahia 1x3 Vitória :: Raio-X: Jogo, Gols, FT, Notas, Scout e a Programação

Vitória bate o Bahia de virada, encosta no líder e deixa o rival fora do G-4

Bahia sai na frente com Kieza, mas atacante é expulso na primeira etapa e complica a vida do time. Invicto em clássicos no ano, Vitória vê festa de torcedores na Arena

A caçada do Vitória ao Botafogo, líder da Série B, ganhou força na tarde deste sábado. No terceiro clássico do ano, o Leão voltou a levar a melhor sobre o Bahia, venceu por 3 a 1 e mostrou que se sente à vontade na Arena Fonte Nova, mesmo que o mando seja do rival – foi o terceiro triunfo consecutivo da equipe de Mancini jogando no estádio. Escudero, Rhayner e Diego Renan foram os responsáveis por manter a invencibilidade em Ba-Vi's, que já dura cinco partidas. Kieza marcou o do Tricolor, o centésimo da temporada, mas foi expulso ainda na primeira etapa.

O triunfo rubro-negro no clássico fez diminuir a vantagem para o líder Botafogo, que somente empatou nesta rodada. O Vitória foi a 52 pontos, ficando a quatro de distância dos cariocas. Já o Tricolor permanece com 47 pontos e deixa o G-4: fica na 5ª colocação.

O Bahia não terá tempo para descansar. O time viaja até Belém, onde enfrenta o Paysandu na terça-feira, no estádio Mangueirão. Já o Vitória só volta a campo no próximo sábado, quando encara o Boa Esporte, no Barradão.

Do delírio à revolta: gol e expulsão de Kieza

Nem o mais otimista dos tricolores poderia imaginar que o centésimo gol do time na temporada sairia tão cedo. Kieza precisou de apenas 19 segundos para ir às redes e levar o torcedor à loucura. Na comemoração, tirou a camisa e levou cartão amarelo. Guarde esse lance. Ele será importante. Um gol relâmpago costuma pôr fogo na partida e alterar aquilo o que os treinadores pensaram para o jogo. A torcida do Bahia se inflamou, e o Vitória demorou a se acertar em campo para tentar o empate. Vivia das arrancadas de Rhyaner, que fazia fila na defesa adversária toda vez que saía em velocidade. Só que o Tricolor não conseguiu aproveitar o momento de instabilidade do rival, que, aos poucos, equilibrou as ações. E, na primeira vez que Diogo Mateus levou vantagem sobre João Paulo, o Leão conseguiu o empate. O lateral fez bela jogada e cruzou para Elton, que parou em Douglas Pires. No rebote, Escudero estava lá para aproveitar.

Lembra do cartão recebido por Kieza por tirar a camisa no primeiro gol? Ele fez muita diferença. Já no fim da primeira etapa, o artilheiro do Bahia na temporada dominou uma bola com o braço antes de mandar para as redes. O assistente percebeu a infração e avisou ao árbitro Leandro Vuaden, que anulou o tento e expulsou o jogador do Bahia. A expulsão gerou muita reclamação por parte dos tricolores. Kieza, o mais exaltado, xingou bastante o árbitro.

Virou passeio

Com a vantagem numérica, o Vitória passou a ter mais a bola desde o início da segunda etapa. Faltava, porém, ser incisivo e criar chances reais de gol. Isso aconteceu aos 13 minutos. Um dos nomes do jogo, Diogo Mateus novamente levou vantagem sobre João Paulo e mandou na área. Rhayner aproveitou a escorada de Elton e virou o placar. O gol deu tranquilidade ao time de Vagner Mancini, que passou a valorizar a bola, trocar passes e virar o jogo de um lado para o outro, como deve fazer a equipe que tem um jogador a mais. E o que já era bom virou passeio quando Diego Renan tabelou com Elton e bateu da entrada da área para marcar um bonito gol na Fonte Nova, o terceiro do Leão. Sem forças, a equipe de Sérgio Soares sangrou em campo até que o árbitro desse por encerrado o último Ba-Vi de 2015, que mais uma vez terminou com tons de vermelho e preto. “A-ha, u-hu! A Fonte Nova é nossa!” foi o grito que ecoou forte no estádio após o apito final.

                Bahia

x

Vitória

Camponato Brasileiro 2015 • Série B

Dia: Sábado

Data: 03/10/2015

Horário: 16:30

Rodada:29

Local: Salvador - BA

Estádio:Fonte Nova

Público Total:

Público Pagante: 37.169

Renda:  R$ 1.330,969,00

ARBITRAGEM

Árbitro

Leandro Pedro Vuaden - RS (FIFA)

Árbitro Assistente 1

Marcelo Bertanha Barison - RS (ESP-2)

Árbitro Assistente 2

Carlos Henrique Selbach - RS (CBF-2)

CARTÕES AMARELOS

Bahia

Kieza, Maxi, Tiago Real e Yuri

Vitória

Amaral, Diogo Mateus e Ramon

CARTÕES VERMELHOS

Bahia

Kieza

Vitória

GOLS

Bahia

Kieza

Vitória

Escudero, Rhayner e Diego Renan

ESCALAÇÃO

Bahia

Douglas Pires; Railan, Robson, Gustavo e João Paulo; Yuri, Paulinho Dias (Souza), Tiago Real e Eduardo(João Paulo Penha); Maxi Biancucchi (Zé Roberto) e Kieza

Tecnico:

Sérgio Soares

Vitória

Gatito; Diogo Mateus, Kanu, Ramon e Diego Renan; Amaral, Pedro Ken (Flávio), Vander, Rhayner (David) e Escudero (Jorge Wagner); Elton.

Técnico:

Vagner Mancini.

NOTAS

A atuação individual dos Atletas, Técnico e Arbitragem

Douglas Pires – Não teve culpa nos gols. Vem demonstrando insegurança. Está se posicionando mal. Nota 5

Railan – Tentou ‘jogadas de efeito’ sem necessidade. Perdeu várias bolas bobas. Foi envolvido. Não apoiou, nem marcou com eficiência  Nota 3

*Robson – Não podemos confundir “erro do sistema defensivo” com “erro dos zagueiros”. O Bahia não possui nenhum esquema defensivo definido. É cada um por si. Os zagueiros se viram como podem. Os volantes, se é que podemos chamar assim, não acompanham as jogadas. Salvo Yuri quando está em campo. Teve falhas individuais. Demonstra nervosismo. Nota 4

*Gustavo – Assim com Robson ou Jailton, está sobrecarregado pela falta de marcação no meio campo. Teve falhas individuais. Nota 4

João Paulo – Errou na frente nas poucas vezes que subiu. É horrível defensivamente. Uma avenida.  Nota 3

Yuri – O menos horrível nos 90 minutos. Tenta ser onipresente. Jamais será. Nota 6

Paulinho Dias – Saudades de Rafael Miranda, Diones, Helder, Fahel... E Lenine não tem uma oportunidade. Nota 2

Souza – Pura presepada, mais nada. Não fedeu, nem cheirou. Nota 3

Tiago Real – É atacante. Jamais será meia. Não sabe marcar. O primeiro gol do adversário mostrou como ele participa das jogadas defensivas. Nunca coloca o pé para não tirar o esmalte da unha. Deu o passe para o gol de Kieza. Mais nada em 90 minutos. Nota 3

Eduardo – jogador de 5 minutos. Nota 2

João Paulo Penha – É o Thurran da era Marcelo Sant’Ana. Inutil Nota 3

Maxi Biancucchi – Não atravessa um bom momento. Não sei se por questões físicas ou técnicas. Nota 3

Zé Roberto – Tá entrando na pilha de alguém. Bola que é bom, nada! Nota 2

Kieza – Fez o gol, muita presepada, como capitão do time deu péssimo exemplo. Mais uma vez fica fora do time na véspera de um jogo fora. Pelo gol: Nota 1

Sérgio Soares – Está cumprindo muito bem o seu papel de garantir bons contratos para alguns em 2016. Nada mais. Olhe os frames dos gols abaixo e me digam que ele faz algum treinamento defensivo. Todo jogo é isso S/Nota

Arbitragem – Só não foram perfeitos, por não ter carregado na súmula a presepada de Kieza e da Diretoria.

O melhor: Pela luta constante: Yuri

Menção honrosa: ATorcida e sua paciência

Os piores: Todos os demais

Menção Negativa: Os PERUS que ainda tentam dar sustentação ao insustentável. Sem contar que agora tem PERU de PERU. FALTA DE VERGONHA NA CARA.

Para lembrar:

100 gols. O gol de Kieza, marcado aos 19 segundos de jogo, foi o centésimo do Bahia na temporada de 2015. O time tricolor é dono do melhor ataque do Brasil.

Sem organizadas. As duas principais torcidas organizadas de Bahia e Vitória, Bamor e Os Imbatíveis, não puderam entrar no clássico deste sábado. Elas estão suspensas por conta de brigas anteriores.

Revoltado! A expulsão tirou Kieza do sério. Ele demorou muito para sair de campo, brigou até com policiais e na saída para o intervalo ainda soltou um 'isso é uma vergonha, vai tomar no c..' ao lado dos microfones.

Fim da invencibilidade. Esta foi a primeira derrota do Bahia como mandante nesta Série B.

*No primeiro gol do adversário, o Sr. Tiago Real tenta marcar o lateral do Vice quase que tirando o pé para não ferir a unha (veja no vídeo). No segundo gol, Numa jogada normal de ataque, havia mais jogadores do adversário que do próprio Bahia junto à pequena área. No terceiro, uma singular troca de passes, que só ocorre em treino de dois toques, sem que qualquer jogador Bahia admoestasse os atacantes do Vice. Só um cego não vê.

SCOUT

A avaliação individual dos Atletas em números

[**SCOUT**]

PROGRAMAÇÃO

Bahia tem uma pedreira pela frente fora de casa

Após a derrota para seu principal rival na Arena fonte Nova, o Bahia encara o Papão da Curuzu em Belém-PA, nesta terça(06).

Fora do G-4 e com uma sequência de jogos complicados, o Esquadrão não pode sequer pensar em empatar.

Confira a programação da semana

Segunda-feira (5) - 08h30: Treino, Fazendão; - 16h30: Embarque para Belém;

Terça-feira (6) - 21h30: Jogo contra o Paysandu, Mangueirão;

Quarta-feira (7) - 09h20: Chegada prevista em Salvador;

Quinta-feira (8) - 08h30: Treino, Fazendão; - 15h30: Treino, Fazendão;

Sexta-feira (9) - 08h30: Treino, Fazendão; - 15h30: Treino, Fazendão;

Sábado (10) - Folga;

Domingo (11) - Folga.

Programação semanal de 5 a 11 de outubro - sujeita à alteração

Informação do release do jogo Bahia x Vitória