Bahia repete filme, derrota o Vitória e inverte vantagem na final do Baiano
Tricolor busca mesmo placar do Ba-Vi da primeira fase, vence por 2 a 0 e pode até perder por um gol de diferença no domingo para ficar com a taça
Um filme repetido, mas que os tricolores terão prazer em rever. Assim como no Ba-Vi da primeira fase, o Bahia bateu o Vitória por 2 a 0. A diferença é que desta vez o placar valeu a vantagem na decisão do Campeonato Baiano. Os gols foram marcados por Talisca e Fahel. Com o resultado, o Tricolor pode até perder por um gol de diferença, no próximo domingo, no estádio de Pituaçu, que ainda assim conquistará seu 45º campeonato estadual.
O Ba-Vi deste domingo foi decidido por erros do Vitória e pela frieza do Bahia. Os personagens do triunfo tricolor foram dois jogadores com história no clube. Destaque do time na temporada, Anderson Talisca, que passou a semana em recuperação de uma torção no tornozelo, marcou o primeiro, após linda tabelinha com Maxi Biancucchi. O segundo foi anotado por Fahel. Em seu quarto ano de clube, o volante, maior artilheiro do atual elenco, marcou o 21º gol com a camisa tricolor.
Participe e ganhe:
Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃOe participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu
Com o resultado, o Bahia chegou ao sexto jogo seguido sem perder para o maior rival. A última derrota foi na primeira partida da final do Campeonato Baiano de 2013, quando o Vitória venceu por 7 a 3. Desde então, foram três triunfos do Bahia e três empates. No próximo domingo, o Rubro-Negro terá que quebrar este tabu para ficar com a taça do Estadual. O Vitória precisa ganhar por dois gols de diferença para ficar com o título.
Talisca marcou o primeiro, e o Bahia tem vantagem de poder até perder para ser campeão
Emoção, trave e Talisca
O primeiro tempo do clássico teve de tudo: emoção, surpresas, discussões, lances polêmicos e bola na rede. O clássico começou equilibrado. De volta ao time titular, o argentino Maxi Biancucchi foi responsável pelo primeiro momento de perigo do jogo, após bela jogada individual. O Tricolor voltou a ficar perto do gol em cabeceio de Titi que Ayrton salvou em cima da linha. O Vitória respondeu com dois lances: Ayrton cobrou falta com perigo, e Juan, de longe, acertou a trave de Marcelo Lomba.
O clássico ainda teve dois gols anulados. Titi, em posição irregular, cabeceou para as redes de Wilson, mas a arbitragem invalidou. No lance seguinte, Juan usou o braço para conduzir a bola antes de superar Lomba e viu a arbitragem anular a jogada. Quando a partida parecia caminhar para um primeiro tempo sem gols, Rodrigo Defendi saiu jogando errado e permitiu o contragolpe do Bahia. Maxi e Talisca tabelaram, e o jovem meia tricolor bateu com consciência para abrir o placar: Bahia 1 x 0.
Partida foi muito disputada neste domingo na Fonte Nova
Vermelhos, pouco futebol e Fahel
O segundo tempo começou com o Vitória se lançando ao ataque em busca do empate. Em vantagem, o Bahia preferiu voltar com uma postura mais conservadora. A etapa teve poucos lances de perigo. Enquanto Ney Franco fazia mudanças para colocar o Vitória mais à frente, o Bahia se segurava bem com uma boa postura defensiva.
Em um lance não registrado pelas imagens, o árbitro Wilton Pereira Sampaio viu um desentendimento entre Hugo e Uelliton e expulsou os dois jogadores. Com dez para cada lado, a partida ficou ainda mais pegada. Assim como no primeiro tempo, a etapa caminhava para a ausência de gols, e um novo vacilo da defesa do Vitória definiu o clássico. Talisca cobrou escanteio, e Fahel, livre de marcação, cabeceou para ampliar: Bahia 2 x 0 e festa da torcida tricolor, que deixou a Fonte Nova em êxtase e com uma mão na taça.
Bahia 2 x 0 Vitória
Campeonato Baiano - 1º jogo da final
Local:Arena Fonte Nova, em Salvador
Data:06/04/2014
Horário:16h
Árbitro:Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Auxiliares:Fabrício Vilarinho (FIFA-GO) e Bruno Boschilla (FIFA-PR)
Gols:Bahia:Anderson Talisca e Fahel
Cartões amarelos:Bahia:Uelliton, Anderson Talisca e Diego Macedo (Bahia); Vitória:Juan, Souza e José Welison
Cartões vermelhos:Bahia:Uelliton; Vitória:Hugo
Bahia:Marcelo Lomba; Diego Macedo, Demerson, Titi e Guilherme Santos (Pará); Fahel, Uelliton, Talisca e Lincoln (Pittoni); Maxi Biancucchi e Rhayner (Rafael Miranda).
Técnico:Marquinhos Santos.
Vitória:Wilson; Ayrton, Matheus Salustiano, Rodrigo Defendi e Mansur (Marquinhos); José Welison, Cáceres, Juan e Hugo; Souza (Euller) e William Henrique (Alan Pinheiro).
Técnico:Ney Franco.
Atuações: dedicação de Rhayner e 'mico' de Hugo são destaques na final
Autor de um dos gols do triunfo por 2 a 0, Talisca tem boa avaliação, assim como Maxi Biancucchi.
MARCELO LOMBA - GOLEIRO
Muito seguro na meta tricolor. Fez defesas importantes e ajudou na orientação da defesa.
Nota:6,5
DIEGO MACEDO - LATERAL-DIREITO
Atuação discreta. Se concentrou mais em defender e impedir as investidas do lado esquerdo do ataque do Vitória.
Nota: 5
DEMERSON - ZAGUEIRO
Peca pela lentidão, mas é seguro. Joga simples, no melhor estilo zagueiro de ser.
Nota: 5,5
TITI - ZAGUEIRO
Travou um duelo particular com Souza e levou a melhor na maioria dos lances. Tem crescido de produção a cada partida.
Nota: 6
GUILHERME SANTOS - LATERAL-ESQUERDO
Apoia muito bem e consegue se recuperar a tempo para não prejudicar na defesa. Saiu de campo machucado.
Nota:6,5
FAHEL - VOLANTE
Errou passes fáceis, se atrapalhou na marcação, cometeu muitas faltas, mas provou que tem estrela. Marcou o segundo gol tricolor de cabeça.
Nota: 6
UELLITON - VOLANTE
Provocou, marcou e articulou a saída de bola tricolor. Exagerou na dose e acabou expulso após discussão com Hugo.
Nota: 5
LINCOLN - MEIA
Se doou muito e usou da experiência para controlar as ações no meio de campo.
Nota: 6
ANDERSON TALISCA - MEIA
Fez valer todo o esforço do departamento médico para recuperá-lo a tempo do Ba-Vi. Criou boas oportunidades, atrapalhou a saída do Vitória e teve a atuação coroada com o gol. Precisa, contudo, aprender a procurar melhores opções antes de concluir as jogadas.
Nota: 7
RHAYNER - ATACANTE
Impressiona pela dedicação tática e vigor físico. Está em todas as partes do gramado. Fez um carnaval na direita da defesa do Vitória.
Nota: 7,5
MAXI BIANCUCCHI - ATACANTE
Acrescenta muita qualidade ao time. Não marcou o primeiro gol da temporada, mas foi fundamental para o triunfo do Bahia, com direito a assistência para Anderson Talisca.
Nota: 7
PARÁ - LATERAL-ESQUERDO
Entrou no lugar de Guilherme Santos e tentou apoiar o ataque. Não comprometeu defensivamente.
Nota: 5
WILSON PITTONI – VOLANTE
Entrou no segundo tempo, após a expulsão de Uelliton, para ajudar na marcação e melhorar a qualidade de passe.
Nota: 5,5
RAFAEL MIRANDA - VOLANTE
Entrou para fechar o meio de campo e ajudar na manutenção do triunfo. Fez o feijão com arroz enquanto esteve no gramado.
Nota: Sem nota
Programação semanal
Tricolor se prepara para a partida decisiva do Baianão
Após a primeira partida da final do Campeonato Baiano, o Bahia agora se prepara para o jogo decisivo da competição. No próximo domingo, o Tricolor encara novamente o maior rival, às 16h, dessa vez no estádio de Pituaçu.
Confira a programação do Esquadrão até a confronto:
Segunda-feira (07) – Folga;
Terça-feira (08) – 16h: Treino, Fazendão;
Quarta-feira (09) – 16h: Treino, Fazendão;
Quinta-feira (10) – 16h: Treino, Fazendão;
Sexta-feira (11) – 09h: Treino, Fazendão;
Sábado (12) – 09h: Treino, Fazendão;
Domingo (13) – 16h: Jogo contra o Vitória, em Pituaçu.
Fonte: Eric Luis Carvalho – GE.COM
Foto: Edson Ruiz / Ag. Estado e Eduardo Martins/Ag.Estado