Postado por - Newton Duarte

Bahia 2 x 0 Vicetória ::: Gols, Ficha Técnica e Atuações

Bahia repete filme, derrota o Vitória e inverte vantagem na final do Baiano

Tricolor busca mesmo placar do Ba-Vi da primeira fase, vence por 2 a 0 e pode até perder por um gol de diferença no domingo para ficar com a taça

Um filme repetido, mas que os tricolores terão prazer em rever. Assim como no Ba-Vi da primeira fase, o Bahia bateu o Vitória por 2 a 0. A diferença é que desta vez o placar valeu a vantagem na decisão do Campeonato Baiano. Os gols foram marcados por Talisca e Fahel. Com o resultado, o Tricolor pode até perder por um gol de diferença, no próximo domingo, no estádio de Pituaçu, que ainda assim conquistará seu 45º campeonato estadual.

O Ba-Vi deste domingo foi decidido por erros do Vitória e pela frieza do Bahia. Os personagens do triunfo tricolor foram dois jogadores com história no clube. Destaque do time na temporada, Anderson Talisca, que passou a semana em recuperação de uma torção no tornozelo, marcou o primeiro, após linda tabelinha com Maxi Biancucchi. O segundo foi anotado por Fahel. Em seu quarto ano de clube, o volante, maior artilheiro do atual elenco, marcou o 21º gol com a camisa tricolor.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃOe participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

Com o resultado, o Bahia chegou ao sexto jogo seguido sem perder para o maior rival. A última derrota foi na primeira partida da final do Campeonato Baiano de 2013, quando o Vitória venceu por 7 a 3. Desde então, foram três triunfos do Bahia e três empates. No próximo domingo, o Rubro-Negro terá que quebrar este tabu para ficar com a taça do Estadual. O Vitória precisa ganhar por dois gols de diferença para ficar com o título.

Talisca marcou o primeiro, e o Bahia tem vantagem de poder até perder para ser campeão

Emoção, trave e Talisca  

O primeiro tempo do clássico teve de tudo: emoção, surpresas, discussões, lances polêmicos e bola na rede. O clássico começou equilibrado. De volta ao time titular, o argentino Maxi Biancucchi foi responsável pelo primeiro momento de perigo do jogo, após bela jogada individual. O Tricolor voltou a ficar perto do gol em cabeceio de Titi que Ayrton salvou em cima da linha. O Vitória respondeu com dois lances: Ayrton cobrou falta com perigo, e Juan, de longe, acertou a trave de Marcelo Lomba.   

O clássico ainda teve dois gols anulados. Titi, em posição irregular, cabeceou para as redes de Wilson, mas a arbitragem invalidou. No lance seguinte, Juan usou o braço para conduzir a bola antes de superar Lomba e viu a arbitragem anular a jogada. Quando a partida parecia caminhar para um primeiro tempo sem gols, Rodrigo Defendi saiu jogando errado e permitiu o contragolpe do Bahia. Maxi e Talisca tabelaram, e o jovem meia tricolor bateu com consciência para abrir o placar: Bahia 1 x 0.

Partida foi muito disputada neste domingo na Fonte Nova

Vermelhos, pouco futebol e Fahel  

O segundo tempo começou com o Vitória se lançando ao ataque em busca do empate. Em vantagem, o Bahia preferiu voltar com uma postura mais conservadora. A etapa teve poucos lances de perigo. Enquanto Ney Franco fazia mudanças para colocar o Vitória mais à frente, o Bahia se segurava bem com uma boa postura defensiva.   

Em um lance não registrado pelas imagens, o árbitro Wilton Pereira Sampaio viu um desentendimento entre Hugo e Uelliton e expulsou os dois jogadores. Com dez para cada lado, a partida ficou ainda mais pegada. Assim como no primeiro tempo, a etapa caminhava para a ausência de gols, e um novo vacilo da defesa do Vitória definiu o clássico. Talisca cobrou escanteio, e Fahel, livre de marcação, cabeceou para ampliar: Bahia 2 x 0 e festa da torcida tricolor, que deixou a Fonte Nova em êxtase e com uma mão na taça.


Bahia 2 x 0 Vitória 

Campeonato Baiano - 1º jogo da final


Local:Arena Fonte Nova, em Salvador

Data:06/04/2014

Horário:16h

Árbitro:Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)

Auxiliares:Fabrício Vilarinho (FIFA-GO) e Bruno Boschilla (FIFA-PR)

Gols:Bahia:Anderson Talisca e Fahel

Cartões amarelos:Bahia:Uelliton, Anderson Talisca e Diego Macedo (Bahia); Vitória:Juan, Souza e José Welison

Cartões vermelhos:Bahia:Uelliton; Vitória:Hugo

Bahia:Marcelo Lomba; Diego Macedo, Demerson, Titi e Guilherme Santos (Pará); Fahel, Uelliton, Talisca e Lincoln (Pittoni); Maxi Biancucchi e Rhayner (Rafael Miranda).

Técnico:Marquinhos Santos.

Vitória:Wilson; Ayrton, Matheus Salustiano, Rodrigo Defendi e Mansur (Marquinhos); José Welison, Cáceres, Juan e Hugo; Souza (Euller) e William Henrique (Alan Pinheiro).

Técnico:Ney Franco.

Atuações: dedicação de Rhayner e 'mico' de Hugo são destaques na final

Autor de um dos gols do triunfo por 2 a 0, Talisca tem boa avaliação, assim como Maxi Biancucchi.

MARCELO LOMBA - GOLEIRO

Muito seguro na meta tricolor. Fez defesas importantes e ajudou na orientação da defesa.

Nota:6,5

DIEGO MACEDO - LATERAL-DIREITO

Atuação discreta. Se concentrou mais em defender e impedir as investidas do lado esquerdo do ataque do Vitória.

Nota: 5

DEMERSON - ZAGUEIRO

Peca pela lentidão, mas é seguro. Joga simples, no melhor estilo zagueiro de ser.

Nota: 5,5

TITI - ZAGUEIRO

Travou um duelo particular com Souza e levou a melhor na maioria dos lances. Tem crescido de produção a cada partida.

Nota: 6

GUILHERME SANTOS - LATERAL-ESQUERDO

Apoia muito bem e consegue se recuperar a tempo para não prejudicar na defesa. Saiu de campo machucado.

Nota:6,5

FAHEL - VOLANTE

Errou passes fáceis, se atrapalhou na marcação, cometeu muitas faltas, mas provou que tem estrela. Marcou o segundo gol tricolor de cabeça.

Nota: 6

UELLITON - VOLANTE

Provocou, marcou e articulou a saída de bola tricolor. Exagerou na dose e acabou expulso após discussão com Hugo.

Nota: 5

LINCOLN - MEIA

Se doou muito e usou da experiência para controlar as ações no meio de campo.

Nota: 6

ANDERSON TALISCA - MEIA

Fez valer todo o esforço do departamento médico para recuperá-lo a tempo do Ba-Vi. Criou boas oportunidades, atrapalhou a saída do Vitória e teve a atuação coroada com o gol. Precisa, contudo, aprender a procurar melhores opções antes de concluir as jogadas.

Nota: 7

RHAYNER - ATACANTE

Impressiona pela dedicação tática e vigor físico. Está em todas as partes do gramado. Fez um carnaval na direita da defesa do Vitória.

Nota: 7,5

MAXI BIANCUCCHI - ATACANTE

Acrescenta muita qualidade ao time. Não marcou o primeiro gol da temporada, mas foi fundamental para o triunfo do Bahia, com direito a assistência para  Anderson Talisca.

Nota: 7

PARÁ - LATERAL-ESQUERDO

Entrou no lugar de Guilherme Santos e tentou apoiar o ataque. Não comprometeu defensivamente.

Nota: 5

WILSON PITTONI – VOLANTE

Entrou no segundo tempo, após a expulsão de Uelliton, para ajudar na marcação e melhorar a qualidade de passe.

Nota: 5,5

RAFAEL MIRANDA - VOLANTE

Entrou para fechar o meio de campo e ajudar na manutenção do triunfo. Fez o feijão com arroz enquanto esteve no gramado.

Nota: Sem nota

Programação semanal

Tricolor se prepara para a partida decisiva do Baianão

Após a primeira partida da final do Campeonato Baiano, o Bahia agora se prepara para o jogo decisivo da competição. No próximo domingo, o Tricolor encara novamente o maior rival, às 16h, dessa vez no estádio de Pituaçu.

Confira a programação do Esquadrão até a confronto:

Segunda-feira (07) – Folga;

Terça-feira (08) – 16h: Treino, Fazendão;

Quarta-feira (09) – 16h: Treino, Fazendão;

Quinta-feira (10) – 16h: Treino, Fazendão;

Sexta-feira (11) – 09h: Treino, Fazendão;

Sábado (12) – 09h: Treino, Fazendão;

Domingo (13) – 16h: Jogo contra o Vitória, em Pituaçu.


Fonte: Eric Luis Carvalho – GE.COM

Foto: Edson Ruiz / Ag. Estado e Eduardo Martins/Ag.Estado