Postado por - Newton Duarte

Bahia 2 x 0 Vicetória - Raio-X - Melhores Momentos

Bahia supera traumas, derrota o Vicetória e quebra tabu de dois anos

Com gols de Rafael Miranda e Fernandão, Tricolor vence BaxVice após longo jejum. Bahia se afasta da zona de rebaixamento e dificulta briga do Vitória pelo G-4


DESTAQUES DO JOGO

  • Xerife tricolor

Feijão

O volante, torcedor criado no Bahia, disse na segunda que tinha raiva do Vitória. Foi cobrado e ameaçado. Não se intimidou. Feijão foi o cão de guarda.

  • Público

31 mil pessoas

Mesmo com o jogo realizado em uma quarta-feira e com chuva em Salvador, mais de 31 mil pessoas foram à Fonte Nova para o maior clássico do futebol nordestino.

  • Não deu

Ney Franco

O Vitória ficou preso à marcação do Bahia. O técnico Ney Franco tentou de todos os jeitos, mas não conseguiu dar força ofensiva ao Rubro-Negro.


A CRÔNICA

O ditado diz que, quem ri por último, ri melhor. Se ele for levado ao pé da letra, a torcida do Bahia ganhou, ao menos, um motivo para sorrir neste fim de 2013. No sexto Ba-Vi da temporada, o Tricolor, enfim, conseguiu o primeiro triunfo sobre o rival. Rafael Miranda e Fernandão, ambos no primeiro tempo, garantiram a festa tricolor em uma noite chuvosa e com mais de 30 mil pessoas na Arena Fonte Nova.

A vitória do Bahia não foi somente a primeira do ano marcado por duas goleadas sofridas: 5 a 1 e 7 a 3. O time de Cristóvão Borges conseguiu quebrar um tabu que já incomodava. Desde 1º de maio de 2011, o Bahia não conseguia derrotar o Vitória. Foram nove partidas de invencibilidade do Rubro-Negro. Na Fonte Nova, o jejum era ainda maior: 11 jogos sem que o Vitória perdesse.

- Parabenizar o grupo. Hoje, cada jogador, esteve empenhado em cada dividida. Fui capitão, mas todo jogador foi um capitão, falando o tempo todo. E quando dá liga jogadores e torcida, aí fica difícil não vencer - comemorou o goleiro Marcelo Lomba.

Tabu quebrado e o fantasma do rebaixamento afastado. O Bahia chegou aos 36 pontos e se distanciou da turma do Z-4. De quebra, ainda freou a tentativa do rival. O Vitória, que precisava vencer para continuar na luta por uma vaga na Libertadores, estacionou nos 37 pontos.

- Jogamos muito mal. Erramos muito passe. Às vezes tinha um companheiro bem posicionado e a gente voltava a jogada. Jogamos mal - reconheceu Juan.

A chance do Rubro-Negro de voltar a pensar nas quatro primeiras colocações será no sábado. O Vitória recebe o Coritiba, às 18h30m (de Brasília), no Barradão. Já o Bahia vai ao Serra Dourada para enfrentar o Goiás, no domingo, 18h30m (de Brasília).

O Bahia, de Raul, foi superior ao Vitória de Marquinhos durante todo o jogo

Vitória atrasa, e o Bahia não perdoa

A euforia da torcida do Bahia no apito final do primeiro tempo era um sinal de que os clássicos do Campeonato Baiano já não incomodavam mais na memória. No primeiro Ba-Vi da nova diretoria do clube, o êxtase foi tricolor nos primeiros 45 minutos. Tudo graças à disciplina técnica, à marcação aplicada e à dupla Rafael Miranda e Fernandão.

O Bahia queria deixar uma boa impressão no último Ba-Vi do ano. A bonita festa na arquibancada – mesmo sem duas torcidas organizadas do clube – foi feita sem moderação. Teve início quando Rafael Miranda aproveitou a cobrança de escanteio e fez de cabeça, aos 16 minutos. Explodiu quando Fernandão chutou com toda raiva após um rebote de Wilson dentro da área, aos 25.

O Vitória não parecia nem sobra daquele que dava confiança ao torcedor pelos 5 a 1 e 7 a 3. O Rubro-Negro chegou atrasado ao estádio por conta do engarrafamento e proporcionou o atraso da partida em dez minutos. Demorou, também, a entrar no jogo. O time ficou preso na marcação do Bahia. Ney Franco ainda tentou inverter Marquinhos e Leílson, mas não adiantou. O sistema imposto por Cristóvão foi superior.

Feijão: o cão de guarda tricolor

Quando o segundo tempo teve início, o torcedor do Bahia não conseguia se recordar de quando torceu tanto para 45 minutos passarem em uma fração de segundo. Ney Franco colocou Alemão em campo no lugar de Leílson. O Vitória conseguiu ter mais o controle da bola. O Bahia, com uma calma inimaginável, apenas controlava o tempo.

Ney Franco tentou de todos os jeitos. Felipe entrou no lugar de Michel e William Henrique testou sua fama de talismã ao entrar na vaga de Renato Cajá. Nada adiantou. O Bahia permaneceu intransponível na defesa e ousado no ataque. Tudo comandado pelo volante Feijão, que na segunda-feira disse ter nojo e raiva do Vitória. Ao menos nesta quarta, o ídolo tricolor poderá dormir sem ódio no coração.


Ficha Técnica - Bahia 2 x 0 Vitória - 27º rodada do Campeonato Brasileiro - Série A


Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

Data:09/10/2013

RENDA: R$ 850.622,50.

PÚBLICO: 28.225 pagantes (Ou 31.000; Ou 33.000; Ou “Deus é quem sabe”)

Árbitro:Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Auxiliares:Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Fábio Pereira (RJ)

Cartões amarelos: Bahia:Demerson, Marcelo Lomba, Madson e Rafael Miranda / Vitória: Luiz Gustavo, Kadu, Alemão, Victor Ramos, Marquinhos

Gols: Bahia:Rafael Miranda e Fernandão

Bahia:Marcelo Lomba, Madson (Fabrício Lusa), Lucas Fonseca, Demerson e Raul; Feijão, Rafael Miranda, Helder e William Barbio; Wallyson (Marquinhos Gabriel) e Fernandão (Obina).

Técnico: Cristóvão Borges.

Vitória: Wilson; Luiz Gustavo, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel (Felipe), Cáceres, Leílson (Alemão) e Renato Cajá (William Henrique); Marquinhos e Dinei.

Técnico:Ney Franco.


SKOUT

Bahia 2 x 0 Vicetória - Skout

Passes errados

Roubadas de bola

Faltas cometidas

Raul 6

Feijão 4

Feijão 4

Rafael Miranda 5

Madson 3

Rafael Miranda 2

Fernandão 3

Hélder 2

Hélder 2

Wallyson 3

Wiliam Barbio 2

Demerson 2

Demerson 3

Rafael Miranda 1

Madson 2

Marcelo Lomba 2

Demerson 1

Lucas Fonseca 2

Wiliam Barbio 2

Lucas Fonseca 1

Fernandão 1

Madson 2

Wallyson 1

Feijão 2

Wiliam Barbio 1

Hélder 1

Raul 1


Atuações: Rafael Miranda é o nome do BaxVice

Além do volante, Feijão e Fernandão têm participações destacadas na partida. Equipe de Ney Franco faz jogo muito abaixo das últimas rodadas

MARCELO LOMBA – GOLEIRO - Nota: 5,5

Inseguro, apesar de pouco exigido.

MADSON – LATERAL DIREITO - Nota: 6,5

Fez um bom cruzamento para Fernandão marcar, além de ter ido muito bem defensivamente.

FABRICIO LUSA – VOLANTE - Nota: 6,0

Entrou no lugar de Madson. Foi seguro durante o tempo em que esteve em campo.

LUCAS FONSECA – ZAGUEIRO - Nota: 7,0

Fez um bom jogo, mas tomou dois dribles bobos na jogada em que Alemão acertou a trave do Bahia. Poderia ter comprometido o resultado.

DEMERSON – ZAGUEIRO - Nota: 7,0

Superou o início inseguro e fez sua melhor partida com a camisa do Bahia.

RAUL – LATERAL ESQUERDO - Nota: 6,5

Foi eficiente na marcação, mas discreto no apoio.

RAFAEL MIRANDA – VOLANTE - Nota: 8,0

Perfeito na função de volante. Marcou muito, fez o gol e ainda acertou uma bola na trave. Foi o cara do clássico.

FEIJÃO – VOLANTE - Nota: 7,5

Fora Rafael, foi um dos melhores em campo. Marcação eficiente, anulando Renato Cajá, e ainda apareceu no apoio.

HÉLDER – VOLANTE - Nota: 5,0

Atuação abaixo dos seus companheiros de meio.

WALLYSON – MEIA - Nota: 7,0

Deu passe para o gol e roubou a bola que culminou com o segundo. Pouco participativo, mas decisivo no clássico.

MARQUINHOS GABRIEL – MEIA - Nota: 5,5

Substituiu Wallyson. Teve pouco tempo em campo, com o resultado sacramentado.

WILIAM BARBIO – ATACANTE - Nota: 7,0

Principal saída ofensiva do Bahia no jogo. Forçou Juan a ficar plantado na defesa, anulando uma das principais jogadas de ataque do Vitória. Prendeu demais a bola em alguns momentos.

FERNANDÃO – ATACANTE - Nota: 7,5

Fez um grande primeiro tempo, prendendo a marcação e fazendo lances de efeito. Ainda marcou um gol. Acabou cansando no segundo tempo.

OBINA – ATACANTE - Nota: 5,5

Entrou na vaga de Fernandão. Foi discreto em campo.


PROGRAMAÇÃO DE TREINOS

Bahia terá mais um desafio fora de Salvador

Após enfrentar o Vitória, no clássico Ba-Vi, o Tricolor se prepara para um desafio fora de casa.

No próximo domingo a equipe vai até Goiânia, onde encara o Goiás, às 18h30, no estádio Serra Dourada.

Confira a programação semanal do Bahia:

Quinta-feira (10): 15h30: Treino, Fazendão;

Sexta-feira (11): 09h: Treino, Fazendão;

Sábado (12): 09h: Treino, Fazendão; 13h: Embarque para Goiânia;

Domingo (13): 18h30: Jogo contra o Goiás, no Serra Dourada.


Fonte: Raphael Carneiro - GE.COM e ECB

Foto: Erik Salles / Agência estado