Postado por - Newton Duarte

Bahia 2016: Contratos, rescisões e dispensas; Quem pode ficar e quem pode sair

Vai ou fica? Bahia tem mais de um time com futuro indefinido; veja a situação

Com oito jogadores com contrato encerrado e outros nove com vínculo para acabar até o final do ano, Tricolor tenta definir montagem de elenco para próxima temporada

Do naufrágio que foi a temporada do Bahia em 2015 são poucos os sobreviventes. Mesmo com um bom início de ano, que culminou no título do Campeonato Baiano e no vice da Copa do Nordeste, a decepcionante campanha na Série B do Campeonato Brasileiro, com queda abrupta de rendimento na reta final e série de vexames, deve resultar em uma debandada em massa no Tricolor. Do elenco que terminou a temporada no Esquadrão, são oito os jogadores com contrato já encerrado e outros nove com vínculo até o final deste mês.

De olho em um 2016 com um início que pode até parecer com o de 2015, mas com um final com obrigação de ser completamente diferente, a diretoria do Bahia deve promover uma reformulação considerável no elenco. Diante de todas as mudanças previstas no Esquadrão, o GloboEsporte.com reuniu dados sobre situação contratual do elenco tricolor publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e analisou a possibilidade de continuidade no clube no próximo ano.

ARTILHEIRO COM VIDA INDEFINIDA

Artilheiro do Bahia o ano, com 29 gols, Kieza tem destino incerto 

Artilheiro do Tricolor no ano com 29 gols e um dos poucos que se salvaram na campanha do time ao longo de toda a temporada, o atacante Kieza teve o contrato de empréstimo encerrado no dia 29 de novembro. Ele tem os direitos federativos ligados ao Shangai Shenxin, da China, e pode voltar para o clube oriental ou ser transferido para outra equipe. Contudo, o presidente do Bahia, Marcelo Sant'Ana, afirma que pretende manter o jogador e já deu início à negociação com o empresário do atleta, Igor Albuquerque. O Bahia fez propostas tanto de aquisição em definitivo como de renovação do empréstimo de Kieza.

A novela envolvendo a renovação é a segunda somente nesta temporada. Em julho, o clube também passou por um longo período de indefinição sobre o futuro do jogador, mas conseguiu garantir a permanência do artilheiro pelo menos até o final deste ano. Para conseguir manter o atacante em Salvador mais uma vez, a diretoria tricolor terá que vencer a concorrência de outras equipes e oferecer um aumento salarial para fazer frente ao valor ofertado pelo clube chinês. Por outro lado, a identificação de Kieza com a torcida tricolor e, segundo o presidente do Bahia, o próprio interesse do jogador em permanecer são os fatores que podem fazer com que ele prolongue mais uma vez sua estadia na capital baiana.

FIM DA LINHA?

Marlon é um dos jogadores que não devem permanecer no Bahia (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)

Lista de jogadores com contratos encerrados no Tricolor (Foto: GloboEsporte.com)

Os laterais Adriano, Carlos, Marlon, o zagueiro Thales, os volantes Souza e Lenine e o meia Eduardo estão na mesma situação contratual de Kieza. Todos já tiveram seus vínculos encerrados com o Bahia. Contudo, ao contrário do que acontece com o artilheiro do Esquadrão no ano, a diretoria não deve ter interesse em renovar com a maior parte do grupo - Adriano e Thales entraram no pacote dos que não ficam na próxima temporada, anunciado na última quarta-feira.

Dos laterais, nenhum convenceu ao longo da temporada. Marlon chegou ao Esquadrão no mês de maio, até chegou a ser titular em algumas partidas, mas caiu de rendimento, foi para a reserva e, no final da temporada, sequer treinava junto com o grupo principal. Com contrato com o Vasco, ele deve retornar ao time do Rio de Janeiro.

Carlos também tem situação semelhante a de Marlon. Chegou a jogar pelo Tricolor no início da temporada, não convenceu, ficou esquecido e não entrou em campo uma vez sequer pelo Esquadrão na Série B.

Com Adriano a situação não é diferente. Destaque do Vitória da Conquista no Campeonato Baiano deste ano, o lateral-direito foi anunciado como reforço do Tricolor no mês de maio, mas nunca convenceu e sofreu com seguidas lesões. No meio do ano, ele até renovou o contrato até o final desta temporada, mas não fica em 2016.

Permanência de Souza é complicada

Emprestado pelo Internacional ao Tricolor no início do ano, o zagueiro Thales teve o mesmo destino de Adriano. Em uma temporada marcada por falhas contundentes da defesa tricolor, ele não ficou imune às críticas. Regularmente na reserva do time,  o zagueiro disputou, ao todo, 21 partidas pelo clube baiano.

Lenine e Souza também têm saída quase que certa do Bahia. O primeiro somente disputou duas partidas pelo Tricolor em todo o ano, enquanto o segundo, que pertence ao Cruzeiro, chegou a fazer um grande início de temporada e ser um dos protagonistas da conquista do Campeonato Baiano, mas caiu de rendimento na Série B e perdeu a vaga no time titular. Quando Charles Fabian assumiu o posto de Sérgio Soares na reta final do Brasileiro, Souza teve novas oportunidades como titular, mas não conseguiu apresentar o futebol do início da temporada.

Deste grupo, o meia Eduardo, por sua vez, é um caso à parte. Anunciado em um pacotão de reforços no mês de maio, o jogador foi titular em quase todas as partidas do time na Série B e, mesmo entre altos e baixos, acabou a temporada como líder do Tricolor em assistências na competição. O mais provável é que ele volte para o Fluminense, clube que tem os seus direitos federativos, mas uma permanência no Tricolor também não está descartada.

NO CAMINHO DO ADEUS

Omar é um dos jogadores com contrato com término no final deste ano (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

Relação de jogadores com contratos perto de se encerrar no Bahia (Foto: GloboEsporte.com)

Os goleiros Omar e Guido, o lateral-esquerdo Vítor, os volantes Wilson Pittoni, Paulinho Dias e Yuri, os meias Tchô e Tiago Real, e o atacante Roger estão entre os jogadores cujo vínculo com o Bahia se encerra neste mês de dezembro. Deste grupo, dividido entre atletas com poucas oportunidades, jovens promessas e jogador em atrito com diretoria, alguns atletas devem renovar, enquanto que outros podem deixar o clube. Tchô e Omar não ficam, conforme anunciado na última quarta-feira.

Dos goleiros, Guido, de 21 anos, sequer estreou pelo time principal do Bahia. Omar, por sua vez, foi o reserva imediato de Douglas Pires ao longo de quase toda a temporada.

O lateral-esquerdo Vítor é mais um dos jogadores que devem ter o vínculo estendido com o Bahia. Revelado nas categorias de base do clube, ele fez 17 partidas pelo Tricolor na Série B, alternou entre a reserva e a posição de titular, mas o gol na última partida do time na competição, na vitória sobre o Atlético-GO, deixou uma boa imagem final do jogador. O próprio gerente de futebol do Bahia, Éder Ferrari, até já confirmou a intenção de renovar com o atleta.

Outro que deve ter contrato renovado é o volante Yuri. Visto como um jogador de grande potencial do clube, o jovem de 21 anos, revelado na base tricolor, fez 38 jogos na temporada e ainda terminou o ano como titular.

Paulinho Dias deve retornar ao Atlético-PR. Ele desembarcou em Salvador já no final do ano e fez somente dez jogos pelo clube baiano. Ainda assim, o atleta está aberto a negociações para permanecer na capital baiana.

Wilson Pittoni tem situação delicada no Bahia

A situação de Wilson Pittoni é uma das mais delicadas no Bahia. Titular no início do ano, mas pouco utilizado na Série B, principalmente na reta final da competição, o volante paraguaio de 30 anos chegou a fazer críticas abertas a ex-treinadores do Bahia, quando disse ter se sentido humilhado. Junta-se a isso o fato do seu empresário fazer reclamações constantes sobre diretoria tricolor nas redes sociais.

Em entrevista recente, Marcelo Sant’Ana afirmou ter feito uma proposta ao atleta, que teria dado uma contraproposta que não condiz com a realidade do Tricolor. O Esquadrão tem uma dívida com o volante, da época em que ele foi emprestado ao Olímpica. O clube teria proposto, então, pagar tal dívida em parcelas, junto com o salário do atleta, após a renovação. No entanto, divergências sobre a questão salarial e o tempo de contrato impediram que o acerto fosse realizado. A continuidade dele no Tricolor estaria condicionada também a um pedido do novo treinador do time.

Dos meias com contrato perto do fim, Tchô foi o que menos jogou no Tricolor. Fez somente 11 partidas durante todo o ano, sendo duas na Série B do Campeonato Brasileiro. No caso de Tiago Real, a situação é diferente. Titular em quase toda a temporada, a diretoria tricolor tem a intenção de manter o jogador em Salvador. O atacante Roger, que chegou em setembro, tem contrato com o clube até o fim do ano e a renovação é incerta.

Outro que vive situação delicada no Bahia é o lateral-esquerdo Ávine. Com contrato até fevereiro de 2016, o jogador de 27 anos também não tem permanência garantida no Tricolor. Ainda mais depois de, assim como Wilson Pittoni, ir a público reclamar da falta de oportunidades no ano. Em campo em somente seis partidas no ano, Ávine tem o histórico lesões que pode pesar contra a sua renovação. Porém, muito querido pelos torcedores, o jogador tem ao seu lado o respaldo da torcida que sonha em vê-lo brilhando novamente pelo clube.

Entre as situações mais curiosas do Bahia está a do meia-atacante João Paulo Penha. Com uma temporada irregular e alvo constante de críticas da torcida, o jogador foi anunciado pelo CSA como novo reforço no final de novembro. Contudo, o Bahia afirma que a negociação não está sacramentada e que o desfecho dela depende do aval do novo treinador tricolor.

QUEM VOLTA

Marcelo Lomba tem contrato com o Bahia até 2017

Tabela mostra relação de jogadores com contratos mais longos no Bahia (Foto: GloboEsporte.com)

Entre os principais jogadores que retornam ao Bahia após período de empréstimo estão o goleiro Marcelo Lomba e o volante Feijão. Ambos com contratos longos, o primeiro até o final de 2017 e o segundo até 2018, os dois devem voltar a ser negociados pelo Tricolor. Principalmente no caso de Lomba. Destaque da Ponte Preta na Série A do Campeonato Brasileiro, a diretoria do clube paulista revelou interesse em manter o goleiro. A negociação de Feijão seria mais difícil, uma vez que o Atlético-GO, clube em que o volante disputou a Série B do Brasileiro, não demonstrou vontade em ficar com o atleta.

Do atual elenco tricolor, os contratos mais longos são os de: Maxi Biancucchi, Gustavo e Ewerton (dezembro de 2016), Jeam e João Leonardo (janeiro de 2017), Zé Roberto (junho de 2017), Rômulo (outubro de 2017), Douglas Pires e Robson (dezembro de 2017), Jeanzinho, Gustavo Blanco e Jacó (dezembro de 2018).

Mas o longo contrato não significa permanência no clube. Enquanto os mais jovens podem ser emprestados, os mais experientes e que não foram bem no final da temporada - caso de Maxi Biancucchi - podem ser envolvidos em outras negociações..