Postado por - Newton Duarte

Bahia 2016: Em entrevista, Pedro Henriques fala (quase) tudo

Reforços encaminhados, Kieza, Lomba e CT: Henriques esboça Bahia de 2016

Vice-presidente tricolor diz que tem reforços engatilhados, revela análise no mercado sul-americano, e conta que aguarda resposta de clube chinês por renovação de Kieza

Pedro Henriques falou sobre a contratação de reforços e a busca por um técnico (Foto: Divulgação/E.C. Bahia)

O ano de 2015 está perto do fim, mas ainda há muito trabalho a ser feito no Bahia. Em processo de reconstrução, o clube chega à metade do mês de dezembro sem um técnico contratado ou reforços anunciados oficialmente. A movimentação silenciosa da diretoria aumenta as especulações e cria dúvidas sobre o planejamento elaborado para 2016. Para tranquilizar a torcida, o vice-presidente Pedro Henriques concedeu nesta terça-feira uma entrevista ao Programa do Esquadrão, veiculado no site oficial do clube. Entre outros assuntos, ele confirmou que o Tricolor buscou a contratação de Levir Culpi, revelou que alguns atletas estão engatilhados e que o mercado sul-americano foi analisado para reforçar o elenco.

Henriques também confirmou que o Bahia tentou a contratação de Ricardinho, volante que defendeu o Ceará nesta temporada. No fim de novembro, o empresário do jogador, Eduardo Madeira, confirmou ao GloboEsporte.com que havia recebido uma sondagem do clube baiano.

- Só teve uma negociação de atleta que vazou, foi com o Ricardinho. Fizemos proposta. Vazou por lá. A negociação com o Ricardinho e a tentativa com Levir sobem a expectativa com o torcedor. Vamos buscar os melhores à disposição. Vamos trazer profissionais que queiram trabalhar no Bahia – disse Henriques ao Programa do Esquadrão.

Segundo Henriques, os reforços serão anunciados assim que o novo técnico for confirmado. O vice-presidente evitou falar em nomes e datas.

- Na verdade, vamos anunciar os reforços em determinado momento. Não vou dizer se vai ser no Natal. O primeiro anúncio será no técnico e na sequência os jogadores - declarou.

Confira os principais assuntos abordados pelo vice-presidente:

- Nós fizemos uma primeira proposta para o clube chinês. Essas conversas são sempre longas, nunca foram rápidas, desde o primeiro semestre. Soubemos pela gestão passada e pelo atleta que a vinda dele, em 2014, não foi rápida. Fizemos uma primeira proposta, recebemos uma contraproposta, que estava acima da nossa realidade, e fizemos uma segunda proposta, que ainda não teve resposta. Nós conversamos com Kieza, com Igor Albuquerque, temos um entendimento, a única pendência é o clube chinês.

Bahia aguarda resposta de clube chinês por Kieza (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia)

MARCELO LOMBA

- Lomba é goleiro do Bahia, tem contrato até o fim de 2017. É um profissional que se destacou na Série A deste ano, nada diferente do que tinha feito no Bahia. No ano passado, todo o elenco não foi bem, Lomba também, mas já fez grandes campeonatos aqui. Conversei com Lomba. O que o torcedor precisa entender é que, nessa época do ano, vários jogadores são colocados em clubes. Fala-se em interesse, o mercado quer fazer a transferência. Jogadores querem cavar melhores contratos, empresários querem comissões. A única possibilidade de Lomba sair do Bahia é pagar a multa.

CONTRATAÇÕES

Estamos negociando com atletas que podem contribuir para formar um time campeão".

Pedro Henriques

- Estávamos trabalhando na contratação do treinador. Em paralelo, mapeamos alguns jogadores que consideramos importante trazer. Ter um treinador facilita a reformulação do elenco. Mas durante o ano fizemos um trabalho de observação de atletas. Não é porque não temos um profissional contratado que não vamos nos movimentar para trazer jogadores. A pretensão que temos é no dia 4 de janeiro ter um elenco para começar bem as competições. (...)  Estamos negociando com atletas que podem contribuir para formar um time campeão. Queremos jogadores que tenham qualidade, que possam agregar e formar um time vencedor. Não vou alimentar especulação. Entendo que o torcedor esteja angustiado, mas o fato é que precisamos trabalhar em silêncio. Entendo a ansiedade, que é preciso se alimentar de novidades, mas estamos trabalhando para que a renovação de esperança venha de verdade. Estamos ouvindo a pressão da torcida, mas alimentar especulação pode frustrar expectativa. Queremos contratar jogadores que possam nos ajudar. (...) Vamos anunciar os reforços em determinado momento. Não vou dizer se vai ser no Natal. O primeiro anúncio será no técnico e na sequência os jogadores.

ATLETAS SUL-AMERICANOS

- Estamos [analisando o mercado sul-americano]. O nosso departamento de análise fez um trabalho interessante com atletas sul-americanos. Temos alguns na nossa mira.

ÁVINE

- Ávine tem contrato até fevereiro. Vai ser avaliado pela comissão técnica. Situação parecia com quem tem contrato terminando. Discordo de muito do que ele disse na entrevista. Foi infeliz em algumas colocações. Talvez não tenha vivido a mesma realidade. Sempre respeitei, já vibrei muito com o Ávine. Um dos ídolos do Bahia. Temos carinho por ele e garanto vai ser tratado com o respeito que merece.

PROPOSTA POR MAXI?

- Não. Não houve proposta oficial por Maxi.

PITTONI

- Todos atletas em final de contrato, vamos deixar a avaliação para a comissão que chegar. Assim que o técnico chegar, vamos conversar.

CATEGORIAS DE BASE

- Nossa filosofia é preparar atletas. Nosso objetivo principal não é conquistar títulos. Queremos formar atletas. A Copa do Nordeste fomos com o time Sub-20. Desenvolvemos um cronograma para desenvolver os garotos. Claro que o torcedor quer ganhar do rival, seja em jogo de botão ou no profissional. Mas temos que saber nosso objetivo. Nosso objetivo é formar atletas. Não adianta ganhar as competições e não ter atletas que possam nos servir no profissional.

CASO GABRIEL RAMOS

- Gabriel Ramos tem contrato encerrando agora. Há muito tempo estávamos tentando renovar, sempre com dificuldade. Recebemos a notificação de um clube do interior do Sergipe que queria firmar um pré-contrato. Suspeitamos que poderia ser uma ponte para outra equipe. Mas não poderíamos levantar isso levianamente. Poderíamos aguardar e ver se ele seria transferido. Poderíamos também fazer o que fizemos, buscar saber a proposta do atleta e igualar, pois tínhamos a preferência. O documento foi para a FBF. Fomos surpreendidos por uma minuta de contrato do Flamengo. Além do salário, ele oferece luvas de R$ 500 mil. Com todo respeito, temos dificuldade em pagar esse valor para um atleta profissional. Essa negociação se torna inviável. Entramos em contrato com o Flamengo. Achamos estranho. Marcelo [Sant'Ana] conversou com Bandeira de Melo [presidente do Flamengo]. Estamos tentando entender o que aconteceu nessa negociação. Até para tentar desenvolver algo que beneficie o clube.

Bahia fez proposta para renovar com o meia Gabriel Ramos (Foto: Divulgação/E.C. Bahia)

LUXEMBURGO NO BAHIA?

- O Vanderlei Luxemburgo está na China. Se vocês me perguntarem, quase todos os técnicos sabemos como está cada um. O Bahia estabeleceu uma prioridade e está trabalhando para que seja viabilizado.

REFORÇOS VINDOS DO CRUZEIRO?

- O Cruzeiro é um dos clubes com elenco muito grande. O Cruzeiro nesse momento tem dificuldade de definir os jogadores que vai contar. Está em processo de mudança de comissão técnica. O Bahia está atento para trazer atletas qualificados para o clube.

AVALIAÇÃO DO PRIMEIRO ANO DE GESTÃO

- Esse primeiro ano fica comprometido por não atingir o principal objetivo, que era voltar para a Série A. Por mais que tenhamos feito avanços na área administrativa, o carro chefe é o futebol. Fizemos uma campanha boa no primeiro semestre, mas não conseguimos o acesso. Ficamos sentidos, aprendemos com a experiência e vamos cometer menos erros. Não tínhamos a dimensão das dificuldades que íamos enfrentar. Dificuldade de contratar, pouco dinheiro em caixa e muitas dívidas. Hoje, devido ao bom trabalho que tivemos, essa realidade se inverteu. Apesar de estarmos na Série B, construímos uma base mais sólida para fazer uma gestão melhor também no campo para ter o sucesso principal, que é o acesso. Foi um ano positivo no administrativo, no marketing, no social, mas tivemos a falha onde mais importava. Estamos trabalhando para que isso não aconteça em 2016.

LIÇÕES

- Vamos mudar a abordagem do futebol. Os principais erros aconteceram no futebol. Precisa mudar e vai mudar. Nós também vemos o jogo e entendemos as dificuldades. Não podemos, no decorrer do campeonato, dizer que um jogador não está dando resposta. Isso desvaloriza o patrimônio do clube. Em 2016, mesmo segundo ano na Série B, teremos orçamento maior para o futebol. Poderemos investir mais. Tanto em folha quanto para trazer atletas. Objetivo é formar um time mais forte. Estaremos mais próximos do futebol. O trabalho será grande, mas teremos sucesso no ano que vem.