Postado por - Newton Duarte

Bahia 2016: Marcelo Sant'Ana fala das perspectivas para o Esquadrão

Elenco renovado, proposta por Kieza e caso Pittoni: Marcelo Sant'Ana explica

Em entrevista coletiva neste domingo, presidente do Bahia diz que deve renovar com poucos atletas cujo contrato se encerram no fim do ano e que tenta comprar atacante

Apenas minoria do elenco vai permanecer, diz Sant'Ana (Foto: Divulgação/EC Bahia)

O domingo foi movimentado no Fazendão. Encerrado o Campeonato Brasileiro, hora de colocar a engrenagem para funcionar e começar a construir um 2016 que tenha um desfecho diferente do ano que termina. E tudo começa, no Bahia, pelo começo: com espírito de mudança, o presidente do clube, Marcelo Sant’Ana, apresentou, nesta manhã, um novo diretor de futebol. Mas a pauta não girou apenas em torno do dirigente. A ideia é renovar todo o departamento e, é claro, o elenco da próxima temporada.  

Em entrevista coletiva, Sant’Ana falou sobre as renovações com jogadores cujos contratos terminam no fim deste ano. Segundo ele, o Bahia deve manter poucos desses atletas para 2016. O presidente ainda fez críticas a jogadores que defenderam o clube neste ano e afirmou que faltou comprometimento de parte deles. No próximo ano, a personalidade vai estar no centro das avaliações.  

A gente vai ter um cuidado maior com a questão da personalidade. Os jogadores que realmente enxerguem a responsabilidade que é vestir a camisa do Bahia. A gente notou que parte dos jogadores que estavam conosco não tinha o compromisso que a gente exigia. Dos que estão terminando o contrato, uma minoria será procurada pelo Bahia para renovar. 

Marcelo Sant'Ana,

Presidente do Bahia

- A gente tem uma ideia de quantos a gente julga viável a permanência. A minoria irá permanecer, dos que têm contratos que terminam agora. Durante a temporada, em algumas situações, a gente enxergou que era preciso um compromisso a mais para o Bahia retornar à Série A. Essa foi uma das principais deficiências que a gente diagnosticou no grupo. Então, quando Nei cita o perfil de atleta, fala de características de campo, como ser um atleta mais combativo, com velocidade, a gente vai ter também um cuidado maior com a questão da personalidade. Os jogadores que realmente enxerguem a responsabilidade que é vestir a camisa do Esporte Clube Bahia. A gente notou que parte dos jogadores que estavam conosco não tinha o compromisso que a gente exigia. Dos que estão terminando o contrato, uma minoria será procurada pelo Bahia para renovar - revelou.  

Apesar de todas as incertezas, uma coisa é certa: o clube quer Kieza. Artilheiro do Bahia na temporada e vice-artilheiro do Brasil, o atacante é alvo de negociações entre o Tricolor e o Shangai Shenxin, clube que detém os direitos do atleta. Segundo Sant’Ana, o acerto está bem encaminhado com Igor Albuquerque, empresário de Kieza, mas o clube chinês pode ser empecilho para a conclusão das conversas.  

- Estive, nessa semana, com o Igor pessoalmente, tratando da renovação de Kieza. Já falei com Kieza duas vezes nessa semana. A vontade do atleta é permanecer, é a vontade também do Esporte Clube Bahia. Nós já apresentamos duas ofertas para o Shangai Shenxin, que é o clube que detém o atestado federativo do jogador. E essa é uma negociação em que a gente precisa superar uma barreira. O salário do Kieza é alto, mas é justo pelo que ele desempenhou dentro de campo, pela liderança que ele teve. A gente acredita que o entendimento, seja com o Kieza ou com o Igor Albuquerque, que é o empresário dele, não será um empecilho para uma renovação. A gente já está praticamente certo dos valores que dizem respeito a cada um deles dois. A questão é o clube chinês. Existem outros clubes também que estão tentando a negociação com o Kieza - analisou.

"A gente tem feito ofertas para compra em definitivo do jogador", diz presidente (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia)

Para tentar contar com o artilheiro em 2016, o Bahia tenta até comprar o jogador em definitivo. Sant’Ana revelou que o Esquadrão fez propostas de aquisição em definitivo e de renovação do empréstimo e que Kieza está disposto a ficar no Fazendão, mesmo que ganhe menos do que receberia se estivesse em solo chinês.  

- A gente tem feito ofertas para a compra em definitivo do jogador. Resta saber se essa oferta será aceita pelo Shangai, que tem o atestado federativo do atleta pelos próximos três anos. A gente tem discutido uma transferência em definitivo. Se ela é possível ou não, depende do clube chinês. Se o clube chinês preferir por empréstimo, a gente também fará uma oferta por empréstimo. O interesse do Bahia é manter o atleta. Se vai ser possível por empréstimo ou em definitivo, a gente não sabe. É uma decisão que cabe a quem tem o atestado federativo. Kieza, quando veio para o Bahia na primeira vez, já abriu mão de parte do valor que ele teria na China. Quando a gente renovou o contrato, a gente deu um aumento para ele, mas ele, ainda assim, tinha uma perda financeira. E agora é a mesma situação. Ele terá uma nova valorização, caso permaneça no Esporte Clube Bahia. Mas, se comparar o salário que ele tem na China com o salário que ele tem no Brasil, ele perde sim um valor financeiro. Isso acontece com o Kieza e acredito que com a maioria dos jogadores do Brasil que vão para o exterior, porque é regido da mesma maneira. Eles têm um salário baseado em dólar. Como a moeda brasileira teve uma redução comparada ao dólar, o dólar está com um valor muito mais elevado do que estava há um, dois anos, ele tem uma perda financeira, mesmo com o aumento salarial que o Bahia oferece.  

Ainda é uma questão prematura se a gente vai tentar ou não renovação com o Pittoni.

Marcelo Sant'Ana

O volante Wilson Pittoni é outro jogador que atrai atenção entre torcedores e imprensa. Em entrevista à TV Bahia, o meio-campo se emocionou e afirmou ter sido humilhado no Fazendão. Ainda assim, ele afirma que sua prioridade é renovar com o clube, já que seu vínculo se encerra no fim deste ano.  

Marcelo Sant’Ana diz que pretende aproveitar o máximo o tempo que resta para negociar e que falar sobre renovação neste momento seria precipitado. O presidente pregou cautela e afirmou que é necessário determinar outros elementos, como treinador e perfil de elenco, antes de entrar em tratativas com Pittoni para 2016.  

- Se ele diz que a gente tem até 31 de dezembro, vamos usar o tempo a nosso favor. Acho que a precipitação não adianta. O Pittoni jogou mais de 40 partidas na temporada, geralmente como titular. Mas a gente tem que fazer essa eventual renovação ou não com critério. Conversar com o diretor que está vindo, montar nosso perfil de elenco; quantos jogadores a gente pretende ter para cada posição; em qual posição o Pittoni se encaixaria, se como primeiro ou segundo volante ali no meio de campo. Entender também qual técnico a gente terá, qual o modelo de jogo que esse técnico utiliza, para saber se as virtudes do Pittoni se encaixam ou não nesse perfil de trabalho que a gente vai ter em 2016. Ainda é uma questão prematura se a gente vai tentar ou não renovação com o Pittoni - encerrou.

Treino do Bahia; Wilson Pittoni (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)

"Vamos usar o tempo a nosso favor", diz Sant'Ana sobre Pittoni (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)