Postado por - Newton Duarte

Bahia 2x0 Confiança :: Raio-X; O Jogo; MM; Ficha Técnica; Notas e a Programação

Protesto, replay e Brocador: Bahia bate o Confiança e se mantém 100% no ano

Torcida tricolor protesta na primeira etapa, mas Hernane marca duas vezes em jogadas muito semelhantes. Bahia tem melhor campanha da Copa do Nordeste

Antes de embarcar para os Estados Unidos, onde tem um amistoso contra o Orlando City, time de Kaká, o Bahia fez o dever de casa. Nesta quinta-feira, o Tricolor venceu o Confiança por 2 a 0, com dois gols de Hernane, em partida válida pela terceira rodada da Copa do Nordeste. O duelo foi disputado na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Uma curiosidade é que os dois gols do Bahia aconteceram de maneira muito semelhante: Luisinho se deslocou entre os zagueiros, recebeu de Tinga e rolou para Hernane marcar. O Brocador chegou ao sexto gol em cinco jogos na temporada, estabelecendo a média de mais de um tento por partida.

Os números do Bahia são ótimos. O time tem 100% de aproveitamento na temporada, com seis triunfos em seis jogos. Com o resultado desta quinta-feira, chegou a nove pontos e se manteve na liderança do grupo C, além de ostentar a melhor campanha do Nordestão. O Confiança amarga a lanterna da chave com apenas um ponto conquistado.

As duas equipes voltam a campo neste final de semana. O Bahia viaja para os EUA, onde encara o Orlando, no sábado. O Confiança joga no domingo contra o Dorense, pelo Campeonato Sergipano.

Pouco futebol e protesto da torcida

O Bahia iniciou a partida bem ao seu estilo, empurrando o adversário para o campo de defesa e apresentando muito volume de jogo pelo lado direito do ataque, com Luisinho e Danilo Pires trocando de posições, além da chegada forte de Tinga. As melhores oportunidades foram criadas pelo Tricolor, em cobrança de escanteio que quase virou gol olímpico de Juninho e um chute de Luisinho que foi interceptado pela defesa. O Confiança se limitava a tentar surpreender nos contra-ataques, mas a tática não funcionou. A melhor oportunidade da equipe sergipana foi com Leandro Kível, que arriscou com perigo de fora da área.

Da metade para o final da primeira etapa, o Tricolor diminuiu o ritmo, o Dragão melhorou a marcação, e as chances de gol se tornaram escassas. O nível da partida caiu, e isso se refletiu nas arquibancadas. Parte dos torcedores protestaram contra a diretoria e também contra a Arena Fonte Nova. Gritos de “Queremos jogador!” e “Pituaçu [estádio baiano mantido pelo governo] é melhor do que você” foram ouvidos das arquibancadas. 

Replay na Fonte: Brocador marca mais dois

O Bahia não deu possibilidade de respiro ao adversário. Logo com um minuto de bola rolando no segundo tempo, o time desceu para o ataque pela direita, Tinga e Luisinho trocaram figurinhas, e Hernane completou para o fundo da rede. A equipe da casa não forçou o ritmo, mas, mesmo assim, criou boas oportunidades com Juninho, de falta, e Danilo Pires. Sem forças para reagir, o Confiança via o Tricolor trocar passes e administrar o resultado. Até que, em jogada muito semelhante à do primeiro gol, a equipe de Doriva ampliou. Tinga viu Luisinho se deslocar entre os zagueiros e fez o passe. O atacante invadiu a área e rolou para Hernane, livre, marcar.

Logo após o segundo gol, Doriva substituiu alguns de seus principais jogadores, e o Tricolor seguiu administrando o resultado. No fim do jogo, Caíque e Luisinho se desentenderam, e o jogador do Confiança foi expulso. Foi o suficiente para membros das duas comissões técnicas trocarem insultos. Os jogadores que estavam no banco de reservas também se exaltaram. O goleiro Jean chegou a trocar empurrões com jogadores do Confiança e precisou ser contido ao final do confronto.

                Bahia

X

Confiança

Copa do Nordeste 2016 – Grupo C

Dia: Quinta-feira

Data: 25/02/2016

Horário: 21hs30

Rodada: 03

Local: Salvador-BA

Estádio:Fonte Nova

Público Total: 5520

Público Pagante: 5.449

Renda:  R$ 82.577,50

ARBITRAGEM

Árbitro

Denis da Silva Ribeiro Serafim - AL (CBF-2)

Árbitro Assistente 1

Pedro Jorge Santos de Araujo - AL (CBF-1)

Árbitro Assistente 2

Wagner Jose da Silva - AL (CBF-2)

CARTÕES AMARELOS

Bahia

João Paulo, Robson, Gustavo

Confiança

Leandro Kivel, Wallace Pernambucano, Caíque, Ney Maruim

CARTÕES VERMELHOS

Bahia

Confiança

Caíque

GOLS

Bahia

Hernane (2x)

Confiança

ESCALAÇÃO

Bahia

Marcelo Lomba; Tinga, Robson, Gustavo e João Paulo; Feijão; Danilo Pires (Gustavo Blanco), Juninho, Luisinho e Edigar Junio (Paulo Roberto); Hernane (Zé Roberto).

Tecnico:

Doriva

Confiança

Rafael Sandes; Caíque, Lucas Rocha, Wallace Sergipano e Izaldo; Elielton (Nei Maruim), Hamilton, Everton (Bibi), Danilo Bala e Wallace Pernambucano (Diego Ceará); Leandro Kivel.

Técnico:

Betinho

RELACIONADOS

Bahia

Goleiros: Marcelo Lomba e Jean

Laterais: Hayner, Tinga, João Paulo

Zagueiros: Gustavo, Robson e Dedé

Meio-campistas: Feijão, Paulo Roberto, Danilo Pires, Juninho, Rômulo, Gustavo Blanco

Atacantes: Luisinho, Hernane Brocador, Edigar Junio, Zé Roberto e Jacó

Confiança

NOTAS

A Atuação individual dos Atletas, Técnico e Arbitragem

Marcelo Lomba – Jogo tranquilo. Pouco admoestado. Adversário fraco e descoordenado. Nota 6

Tinga – No primeiro tempo o lateral foi bem defensivamente. Só foi à frente uma vez. Melhorou muito ofensivamente no 2º tempo. Participou dos gols. Tem potencial e pode melhorar. O site torcidabahia.com transmitiu ao vivo todos os jogos da Seleção Sub-20 e à época falamos de seu futebol. NÃO LEU QUEM NÃO QUIS! Nota 6

Robson – Não foi pressionado. Quando precisou, deu conta do “recado”. Nota 6

Gustavo – Assim como Robson, não sofreu pressão. Adversário com pouca qualidade técnica. Nota 6

João Paulo – Como sempre, razoável no apoio e fraco defensivamente. Não comprometeu; Nota 6

Feijão – Mais uma vez cumpriu bem sua missão. Marcou dos dois lados. Apoiou os laterais. Tem feito reiteradamente a virada de jogo. Errou uma saída de bola, quase gerando um gol do fraco adversário. Nota 7

Danilo Pires – Seu futebol decaiu muito da estreia até o presente momento. No Primeiro tempo ficou mais preso à marcação. No segundo tempo foi mais participativo ofensivamente. Participou de jogadas com Luisinho e Tinga, inclusive nos gols. Nota 6

Gustavo Blanco – Tem mostrado qualidade no passe e velocidade quando joga. Não teve muito tempo. Nota 6

Juninho – Fez um primeiro tempo encaixotado pelos adversários. Não conseguiu sair da marcação. Pouco produziu além de cobranças sucessivas de escanteio. Parece fora de posição. Nota 6

Luisinho – Isolado no 1º Tempo. Era marcado por dois e não tinha com quem jogar. No 2º Tempo com a aproximação de Tinga e Danilo Pires, seu futebol apareceu e foi importante no resultado do jogo. Nota 8

Edigar Junio – Continua devendo. Pela esquerda, ele se conforma com a marcação e não busca alternativas. Não aproxima de Hernane, fazendo a diagonal na passagem do lateral como deveria. Precisa acordar. Nota 5

Paulo Roberto – Retornou após um longo e tenebroso inverno. Não teve tempo e mostrar seu jogo. Deverá ter mais uma chance no amistoso internacional. Que seja mais proativo. Nota 5

Hernane – Brocou! Brocou outra vez! (Tudo isso lá “nelíssimo’). Vive ótimo momento. Nota 8

Zé Roberto – Precisa dar uma parada para descobrir o que está acontecendo. Parece nervoso. Erra bolas bobas. Afobado, tem sofrido cartões. Nota 5

Doriva – É impossível saber o que passa na cabeça das pessoas. Podemos fazer ilações, e eles negarem peremptoriamente, independente do que esteja sendo visto diante de todos..

O Confiança foi um dos times mais fracos e descoordenados tecnicamente que o Bahia jogos nos últimos tempos. Um bando em campo. Se postou em sua intermediária e impediu a passagem dos jogadores do Bahia, principalmente no 1º tempo, valendo-se até de violência desmedida.  

O Esquadrão se postou defensivamente, como sempre faz: 4-1-4-1. Quando na transição ofensiva, ao contrário dos demais jogos, se colocou num 4-3-3 rígido, com pouca aproximação dos homens do meio-campo e dos laterais. Especificamente Tinga, no 1º tempo. João Paulo, salvo raras exceções, se aventurava eventualmente, executando cruzamentos sem sucesso da intermediária.

Danilo Pires que sempre aparece no ataque, jogando próximo a Luisinho, só o fez com eficiência na 2ª etapa. Juninho avançou um pouco e ajudou a piorar a falta coordenação na marcação do adversário.

Tudo isto é para dizer que acreditamos que esta mudança de postura e posicionamento partiu do Técnico Doriva, que observou onde estavam as deficiências do time na primeira etapa. Nota 7

Arbitragem – Não influíram no resultado do jogo. Mas, foram coniventes com a violência, inverteram faltas, e nitidamente estavam intimidados pelos jogadores do Confiança. Um deles, inclusive, merecia ser expulso, ao chutar o jogador Juninho, e o Juiz que viu o lance pipocou e só deu o cartão amarelo. Nota 4..    

O melhor – Hernane Brocador

Menção Honrosa – Luisinho

Menção Negativa – Arena Fonte Nova. Que sempre terá desta coluna, sem trocadilho, cadeira cativa entre a menção Negativa e O Pior do jogo. Mesmo que só em pensamento.

O pior do pior do pior – O comentarista esportivo Eliseu Godoy, ídolo do Bahia ao final da década de 60 e início da década de 70, cunhou uma frase no programa Os Donos da Bola, que a princípio e em tese poderia parecer exagero: “A Torcida do Bahia ficou arrogante!”

Preliminarmente, achei um exagero. Mas, hoje sou obrigado a concordar em parte com o que ele disse. Os discursos  ufanistas e premeditados originados do Bahia, tipo: "O Bahia vai ser o maior clube do Brasil em 3 anos" (que ninguém questiona), criaram uma casta de imbecis, que se acham os senhores das redes sociais, onde acreditam serem os donos da verdade, repetindo frases prontas de cunho lamentavelmente bajulatório, atacando a tudo e a todos que não concordem com seus escritos, haja vista não poderem ser consideradas opiniões, por não possuir qualquer conteúdo fundamentado.

Tentam com isto, desacreditar qualquer pessoa que possa eventualmente exarar qualquer critica contra a Direção do Bahia, de quem eles pensam ter algum tipo de apoio, ou imaginam fazer parte do grupo. Acreditam ainda terem se apossado do Esquadrão, transformando-se em proprietários, e por isso, que o que vociferam se transformou em lei. Patéticos e idiotas!

O “puxa-saquismo” desenfreado e desavergonhado, algumas vezes coordenados por oportunistas interesseiros tem também o intuito de agredir pessoas. Agem em bando, onde um sempre concorda com o outro, tentando fazer parecer que a mentira propalada por eles é uma verdade absoluta.

Com seu vocabulário limitado, essa turma não discute fatos, tentam impor o que são levados a acreditar por seus “ídolos” e símbolos sexuais. Invariavelmente, acabam se valendo de falsidades, distorções de fatos e imputações de inverdades para justificar sua covardia.

Crises de esquizofrenia são verificadas a cada postagem. Tudo é perseguição. Todos que enxergam qualquer coisa fora da cartilha são jabazeiros. Será que sabem quem é jabazeiro de verdade ou sabem e tentam desviar o foco? Quanta pobreza.

Sou de um tempo que o Torcedor tinha orgulho em torcer pelo clube. Hoje em dia, o que vemos, é uma turma de histéricos purpurinados, que torcem por dirigentes. O clube é apenas uma consequência.

Como diria Pablo Neruda (procurem no Google. Ele não joga em time nenhum para que digam que deviam contratar): “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”

O saco encheu. O debate está aberto!

(Vejam abaixo como temos que desperdiçar tempo)

GRUPO C

Classificação

P

J

V

E

D

GP

GC

SG

Vm

Vv

Dm

Dv

Ca

Cv

%

Bahia

9

3

3

0

0

6

1

5

2

0

0

0

7

0

100

Santa cruz

4

3

1

1

1

3

2

1

0

1

1

0

6

0

44

Juazeirense

2

3

0

2

1

3

5

-2

0

1

0

1

11

0

22

Confiança

1

3

0

1

2

1

5

-4

0

0

1

1

7

1

11

P pontos - J jogos - V vitórias - E empates - D derrotas - GP gols pró - GC gols contra - SG saldo de gols - VM vitória mandante - VV vitória visitante - DM derrota mandante - DV derrota visitante - CA cartões amarelos - CV cartões vermelhos - % aproveitamento

PROGRAMAÇÃO

Agora o papo é serio! Bahia faz amistoso internacional nos Estados Unidos

O Esquadrão fara um importante amistoso internacional, contra o Orlando City, No Citrus Bowl, às 21hs30 (SSA).

O Florida Citrus Bowl é um estádio localizado em Orlando, Florida. Construído para o futebol americano, tem capacidade para 65.438 torcedores..

Confira a programação

Sexta-feira (26) - 16h00: Treino, Orlando;

Sábado (27) - 21h30 - Jogo contra o Orlando City, Citrus Bowl;

Domingo (28) - Folga.