Postado por - Newton Duarte

Bahia 6 x 0 Vitória da Conquista :: O Jogo, os Gols, Ficha Técnica e a Programação

Impiedoso, Bahia reverte vantagem, goleia o Bode e garante o bi estadual

Com facilidade, Tricolor faz 6 a 0 diante de um Conquista irreconhecível. Kieza e Souza, duas vezes, além de Bruno Paulista e Zé Roberto marcam na Fonte Nova

Antes de entrar em campo neste domingo, a tarefa do Bahia parecia a mais complicada possível. Vencer um rival, até então invicto, por pelo menos três gols de diferença, quatro dias após perder um título regional. No entanto, os 11 jogadores escalados por Sérgio Soares e o apoio da torcida transformaram a tarefa em formalidade. Com um ímpeto acima do comum, o Bahia foi impiedoso e venceu o Conquista por 6 a 0, garantindo, dentro de seus domínios, o 46º título estadual da sua história. Kieza e Souza marcaram duas vezes cada, enquanto Robson e Bruno Paulista marcaram uma vez cada.

Como um rival sedento pelo triunfo diante de um adversário que em momento algum foi páreo, o Bahia partiu para o ataque desde os primeiros minutos da partida. E encontrou do outro lado um Conquista que sentiu o peso da decisão. Se houve um dia na curta história de dez anos do Bode em que nada deu certo, esse dia foi este domingo.

De quebra, o Bahia bateu marcas históricas. Desde 1994, o Tricolor não conquistava um bicampeonato estadual. Além disso, esse é o primeiro título na nova Fonte Nova. Levando em conta o antigo estádio, o Tricolor quebra um jejum que durava 14 anos. Desde 2001, quando o Bahia venceu a Copa do Nordeste, um clube não era campeão na Fonte Nova. 

Após levantar a taça, o Bahia volta as atenções para a competição mais importante da temporada: a Série B. O Tricolor estreia no próximo sábado, contra o América-MG, às 16h30 (horário de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte.

Bahia goleou o Conquista por 6 a 0 e faturou o bicampeonato baiano (Foto: Eric Luis Carvalho)

Ímpeto 3 x 0 Conquista

O primeiro tempo começou de forma elétrica e com um Bahia arrasador. A etapa poderia ser resumida como um Bahia impiedoso e um Conquista descontrolado. Se havia quem desconfiasse que era possível o time da capital de reverter a vantagem de três gols da equipe do interior, o Tricolor tratou de logo cedo mostrar que sim, era possível. Aos nove minutos, Robson pegou sobra na entrada da área e marcou o primeiro gol. O tento inflamou a Fonte Nova e assustou o Conquista. 

Embalado pela torcida, o Bahia foi com tudo ao ataque e conseguiu o segundo gol aos 13, após Bruno Paulista aproveitar saída errada de Viáfara, e de longe, marcar o segundo do Bahia. Acuado, o Bode viu a necessidade de acalmar o jogo e tentar mostrar o seu futebol, mas o Bahia novamente mostrou força e aos 22 minutos marcou o terceiro com Kieza, após passe de Souza. Com o gol, o camisa 9 se tornou artilheiro do campeonato com sete gols. E ainda houve tempo para mais, mas Kieza desperdiçou as chances que teve. 

Kieza comemorou com a torcida do Bahia o terceiro gol contra o Conquista (Foto: Felipe Oliveira/Agência Estado)

Solta o grito! É campeão!

O segundo tempo começou diferente. Após o intervalo e novas instruções de Evandro Guimães, o Conquista acordou e decidiu sair para a partida. Nos dez primeiros minutos, o Bode até lembrou o time que chegou na final com 11 jogos sem perder no estadual. Mas os poucos minutos vivos não foram suficientes.

O Bahia voltou a imprimir o ritmo do primeiro tempo e ganhou um pênalti a seu favor, quando Zé Roberto foi derrubado na área. Souza cobrou com categoria para marcar o quatro e tranquilizar a torcida. Mas ainda havia muito tempo de jogo. Tempo suficiente para Souza, cobrando novo pênalti, marcar o quinto do Bahia, e Kieza, o sexto, oitavo em toda a competição. A partir daí, a decisão virou formalidade, com a torcida soltando o grito de bicampeão e com direito a olé. Nem a mesmo a chuva que caiu na Fonte Nova foi suficiente para diminuir a festa da maioria dos 20 mil presentes, que presenciaram a história: Bahia bicampeão.

Bahia 6 x 0 Vitória da Conquista

Campeonato Baiano - Final (2º jogo)

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Data: 03/05/2015

Horário: 16h

Público: 20.904 pagantes.

Renda: R$ 468.040,00.

Árbitro: Jailson Macedo Freitas

Auxiliares: José Raimundo Dias da Hora e Jucimar dos Santos Dias.

Cartões amarelo: Bahia: Bruno Paulista, Tiago Real, Zé Roberto, Ròmulo; Vitória da Conquista: Tatu e Fausto

Cartão vermelho: Vitória da Conquista: Diego Aragão

Gols: Robson, Bruno Paulista, Kieza (2x) e Souza (2x)

Bahia: Jean; Tony, Titi, Robson e Bruno Paulista; Pittoni, Souza e Tiago Real; Maxi Biancucchi (Rômulo), Zé Roberto (Willians Santana) e Kieza (Mateus).

Técnico: Sérgio Soares.

Vitória da Conquista: Viafára; Adriano Apodi, Fernando Belém, Sílvio e Mateus Leoni; Fausto (Erivelton), Maicon, Diego Aragão e André Beleza (Cacá); Carlinhos (Rafamar) e Tatu.

Técnico: Evandro Guimarães.

Programação

Tricolor se prepara para início da Série B

Após conquistar o bicampeonato estadual, o Bahia agora inicia a busca pelo maior objetivo do ano: o acesso à Série A.

No próximo sábado (09), o Tricolor estreia na Série B, enfrentando o América-MG, às 16h30, no estádio Independência, em Belo Horizonte.

Confira a programação:

Segunda-feira (04) – Folga;

Terça-feira (05) – 16h: Treino, Fazendão;

Quarta-feira (06) – 08h30: Treino, Fazendão; – 16h: Treino, Fazendão;

Quinta-feira (07) – 16h: Treino, Fazendão;

Sexta-feira (08) – 08h30: Treino, Fazendão; – 16h15: Embarque para Belo Horizonte;

Sábado (09) – 16h30: Jogo contra o América-MG, Independência;

Domingo (10) – Embarque para Lucas do Rio Verde, com horário a definir.