Postado por - Newton Duarte

Bahia anuncia Diretor e Gerente de Futebol

Diretor de futebol

Alexandre Faria é o novo profissional do Bahia

O Esporte Clube Bahia comunica à Nação Tricolor que Alexandre Faria é o novo diretor de futebol do Esquadrão de Aço. O presidente Marcelo Sant’Ana explica o motivo da escolha.

“Alexandre Faria é um gestor moderno. Além de cuidar do futebol no América-MG, foi responsável por viabilizar o estádio Independência, estruturar o CT, gerir o marketing e as finanças. Entende o futebol como produto e negócio. Antes, trabalhou no Atlético-MG e no Fluminense cuidando do futebol, negociando atletas, e possui expertise também no mercado de transferências. Seus contatos vão beneficiar o Bahia”.

O dirigente, que tinha proposta de outros três clubes –e nome especulado inclusive para assumir o Cruzeiro, atual bicampeão brasileiro–, aprovou a contratação do técnico Sérgio Soares, o qual já havia tentado levar para o América-MG, porém a negociação não prosperou na oportunidade.

“Já conversei com o Sérgio de que o Bahia na Série B entra como o time a ser batido. O Bahia é um gigante que por acaso está na Série B. Todo mundo vai querer tirar ponto do Bahia. Então, temos que ser uma equipe de muita posse de bola, que faça a proposição do jogo e que tenha grande velocidade. Isso dificulta muitos os esquemas defensivos dos oponentes”, afirma Faria em entrevista exclusiva à TV Bahêa.

“É uma honra muito grande trabalhar num gigante como o Bahia, o maior clube do Norte/Nordeste, que em vários momentos esteve na ponta do futebol brasileiro, e a nossa meta é essa: fazer com que o Bahia volte a ser aquele clube que disputa títulos, na primeira divisão, e que encanta a todos de norte a sul do país”.

Junto com Faria, o jornalista e empresário Eder Ferrari comandará a gerência de futebol do Tricolor.

HISTÓRICO

Faria iniciou a carreira em 2001, no América-MG, como diretor-superintendente da agremiação. Em 2006, foi para o Atlético-MG, onde trabalhou com a implantação do departamento de relações internacionais da equipe e, posteriormente, assumiu o futebol profissional, em 2008.

Do Galo, foi contratado pelo Fluminense, onde ficou até 2009. No ano seguinte, realizou trabalhos de consultoria para projetos da Copa do Mundo ligados ao governo de Minas Gerais.

Em 2011, foi para o Grêmio e depois retornou ao América, onde trabalhou até semana passada como superintendente geral, exercendo a função de CEO, administrando diversas áreas, além do futebol.

Após se desligar oficialmente do América, foi procurado pelo presidente Marcelo Sant’Ana e aceitou o convite do Bahia por ter acreditado no projeto proposto pela diretoria azul, vermelha e branca.