Postado por - Newton Duarte

Bahia x Atlético-MG :: O handicap do confronto

Corinthians, Cruzeiro, Criciúma, Coritiba e Sport têm vantagem na rodada 30

Com as rodadas do Brasleirão quase se encavalando, com um único dia de folga entre as duas, é preciso agilidade para analisar o que vem pela frente na rodada 30 e um tanto de sorte, já que mal haverá tempo para os jogadores se recuperarem, novamente. Não só já haverá jogo neste terça-feira, como uma nova rodada praticamente completa será disputada no próximo sábado, o que obriga cada clube a escolher muito bem quais jogadores usar em qual momento e contra qual adversário.

Na terça-feira, Bahia e Atlético-MG abrem a rodada. O percentual de derrotas do Bahia como mandante é o mesmo do Atlético-MG como visitante, 43%. O Bahia venceu 36% em casa e o Atlético-MG, 29% quando jogou como visitante. É uma diferença pequena, o que indica equilíbrio na partida.

A quarta-feira vai ser cheia.

O Flamengo recebe o Internacional. O Fla venceu 43% como mandante, e o Inter, 29% como visitante. Os dois vêm de derrota, mas o Flamengo tem o quinto pior aproveitamento de pontos conquistados como mandante enquanto o Colorado tem o quarto melhor aproveitamento como visitante. O time do Internacional é forte, o terceiro colocado na classificação. Um desafiante de peso para o Rubro-Negro.

Só olhar a diferença dos aproveitamentos de Corinthians e Vitória para notar que o retrospecto estatístico pende para o Timão, não fosse o fantasma que acompanha o clube nesta temporada. Depois de derrotar mais uma equipe do G4 (o Internacional, em Porto Alegre), o Corinthians recebe um adversário ameaçado pelo rebaixamento, característica que tem sido um martírio para o alvinegro. De qualquer modo, o Corinthians venceu 57% dos jogos que teve o mando enquanto o Vitória perdeu 57% dos jogos como visitante. O mando do Corinthians é relativo, pois vai atuar na Arena Pantanal. Será que lá estará livre de assombrações? Hora de Mano Menezes acender umas velas.

Os cruzeirenses não têm tomado tantos sustos assim e o desequilíbrio na comparação com o Palmeiras é evidente. O Cruzeiro acumula 79% de vitórias em casa, e o Palmeiras, 64% de derrotas como visitante, tendo vencido apenas 21%. No confronto de ex-Palestras, o "azzurro" tem amplo favoritismo.

Criciúma x Atlético-PR é daqueles palpites de deixam o leitor de cabelo em pé. O Criciúma é o 19º colocado e recebe o 10º colocado, que vem de vitória sobre o Flamengo. Ainda assim, a frieza dos números aponta favoritismo para o Criciúma, que venceu 50% dos jogos em casa e perdeu 21%, enquanto o Furacão venceu 14% e perdeu 64% como visitante (é o sexto pior visitante da competição).

Coritiba x Botafogo é daqueles jogos é uma decisão sobre rebaixamento. Ainda que seja cedo por haver 27 pontos em jogo, reúne adversários que dependem desses pontos para tentarem se manter na Série A. Coritiba é o quinto pior mandante (empatado com o Flamengo), e o Botafogo, o segundo pior visitante. O ponto que dá ao Coxa um potencial de favoritismo é que enquanto o Coritiba venceu 43% dos jogos como mandante, o Botafogo perdeu 79% dos jogos como visitante.

O Grêmio é a quarta equipe que mais venceu em casa, com 64% de vitórias como mandante. O Figueirense perdeu 57% dos jogos como visitante. O favoritismo do Tricolor gaúcho é evidente, embora o Figueirense venha de goleada sobre o Coritiba em casa.

O Santos vem conquistando bons resultados e tem uma quantidade de atacantes decisivos que permite à equipe fazer um rodízio. Venceu 64% dos jogos em casa, e o Fluminense, 29% dos jogos fora, sendo que perdeu 50%. O Peixe tem o quarto melhor desempenho com o mando de campo. O Fluminense, o oitavo melhor como visitante. É jogo duro para o Santos.

A análise de números nos leva a questões surpreendentes, e esse jogo Chapecoense x São Paulo é desafiador. O São Paulo é vice-líder e a Chapecoense está a quatro pontos da zona do rebaixamento.  A Chape venceu 50% dos jogos em casa e perdeu 21%. Mas o São Paulo é o time com o segundo melhor desempenho do Brasileirão como visitante. A Chapecoense tem dado trabalho e mostrou potencial para se impor, mas é muito difícil duvidar do São Paulo nesse caso.

O Sport é dono do oitavo melhor desempenho como mandante. Venceu 57% dos jogos em casa e perdeu 14%. E terá pela frente o sétimo pior visitante, que venceu 14% dos jogos como visitante e perdeu 57%. Percebeu que são campanhas exatamente inversas. Difícil não dar Sport, ainda que o futebol a gente sabe bem como é.

P.S.: A ideia inicial não era analisar jogo por jogo, mas apenas as partidas em que havia maior desequilíbrio entre os adversários, o que permitia um texto mais curto e objetivo sobre os favoritos, talvez mais útil para as conversas com amigos e escalação de times no Cartola FC. Mas houve reclamações, como se fosse desrespeito não tratar dos demais jogos. Resolvi falar das dez partidas para sentir a reação de quem lê. O seu comentário é muito importante para ter uma ideia do que fazer à frente. Boa sorte pra gente.