Postado por - Newton Duarte

Bahia x Atlético-MG - Pré-Jogo

Com promessa de casa cheia, Bahia encara o Atlético-MG na Fonte Nova

Mais de 37 mil ingressos já foram vendidos para confronto. Tricolor faz mistério sobre escalação, enquanto Galo deve usar força máxima

Com mais de 37 mil ingressos vendidos, o Bahia encara o Atlético-MG neste sábado, às 19h30m (horário de Brasília), na Fonte Nova, com a promessa de ter pela primeira vez casa cheia em uma partida válida pelo Brasileirão. Em baixa na tabela de classificação, o Tricolor não conseguiu atrair a torcida durante a competição nacional. No total, foram 16 jogos em casa, com média de público de 15.411, a sexta melhor da Série A. Para reverter o quadro, foi necessária uma promoção. O valor dos ingressos foi reduzido para R$ 20 e R$ 10 em boa parte da Arena.

Torcedores fizeram fila para comprar ingressos

Com a confiança do apoio que vem das arquibancadas, o Tricolor tenta se afastar da briga contra o rebaixamento. A equipe treinada por Cristóvão Borges está na 15ªcolocação com 38 pontos, apenas dois a mais que o Vasco, primeiro time do Z-4. Durante a semana, os jogadores prometeram foco total em cada dividida para conseguir sair de campo com os três pontos. Dentro do Fazendão, o duelo contra o Atlético-MG é encarado como uma guerra onde o prêmio é deixar para trás o fantasma da queda para a Série B.

Sem esconder que o pensamento está voltado para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, no Marrocos, em dezembro, o Atlético-MG entra em campo na Arena Fonte Nova sem pressão por qualquer resultado. O maior pensamento do time atleticano é se preparar para a competição intercontinental, já que não corre risco de rebaixamento, uma vez que ocupa a 6ª colocação, com 48 pontos.

O técnico Cuca ainda não poderá contar com o meia Ronaldinho Gaúcho, que se recupera de lesão muscular na coxa esquerda, mas o restante do time será a força máxima que o clube tem no momento e a expectativa é de aproveitar o momento de desespero dos baianos para melhorar o rendimento do time como visitante. O Galo venceu apenas dois jogos fora de casa (Corinthians e Grêmio) no atual Brasileiro.

Márcio Chagas da Silva (RS) apita o jogo, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e José Eduardo Calza (RS).

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

Raio X: Quem é quem na Champions League

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Bahia:o segredo reinou no Fazendão durante a semana. Na última quinta-feira, o técnico Cristóvão fechou o treino e escondeu a equipe que começa a partida contra o Atlético-MG. O treinador terá todo o elenco à disposição para o confronto e deixou no ar dúvidas sobre a formação do setor ofensivo tricolor. Marquinhos e Souza brigam por uma vaga, assim como William Barbio e Wallyson. A provável escalação da equipe baiana tem Marcelo Lomba; Fabrício Lusa, Demerson, Lucas Fonseca e Raul; Fahel, Rafael Miranda, Hélder e Marquinhos (Souza); William Barbio (Wallyson) e Fernandão.

Atlético-MG:o técnico Cuca confirmou a manutenção do jovem Lucas Cândido na lateral esquerda. Volante de origem, a jovem revelação do Galo vem conquistando espaço e barrando o ex-titular Junior Cesar. O time que entra em campo será formado por Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Lucas Cândido; Pierre, Josué e Guilherme; Diego Tardelli, Jô e Fernandinho.

Bahia:Feijão e Jussandro estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Ávine segue fora em recuperação de um problema no joelho.

Atlético-MG:o meia R10, com ruptura do músculo adutor da coxa esquerda, continua de fora. O meia Dátolo, que se recupera de estiramento na panturrilha esquerda ta,bém não joga. Outro que está vetado é Richarlyson, que passou por cirurgia no joelho e só retorna  aos gramados no ano que vem.

Bahia:Fahel, Obina, Rafael Donato, Titi e William Barbio.

Atlético-MG:Alecsandro, Emerson, Fernandinho, Guilherme, Marcos Rocha, Michel, Neto Berola, Richarlyson, Ronaldinho e Rosinei.

Márcio Chagas da Silva (RS) apita o jogo, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e José Eduardo Calza (RS). O árbitro já atuou em nove partidas deste Brasileiro, sendo duas do Galo - as derrotas por 1 a 0 para Santos e Botafogo - e uma do Bahia, o revés para o Criciúma por 3 a 1 na rodada de abertura da competição. Ele aplica 4,6 cartões amarelos em média e já mostrou o cartão vermelho uma vez. Márcio Chagas já assinalou um pênalti e marca em média 34,8 faltas por jogo. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartão vermelho por jogo. Além disso, 67 pênaltis já foram assinalados antes da 34ª rodada e a média de faltas é de 34,7.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)

Bahia:Em relação aos impedimentos, os jogadores tricolores costumam ficar atentos para não invalidarem uma chance no ataque. O Bahia só cometeu a infração em 50 oportunidades, segunda melhor marca em 2013, bem menos que as 70 do Galo. O atleta da equipe baiana que precisa ficar mais ligado no posicionamento é o centroavante Fernandão, que já deu trabalho aos bandeirinhas 17 vezes, ou seja, 34% dos impedimentos de seu time no Brasileirão.

Atlético-MG:As duas equipes fazem muita falta e estão no top 3 das que mais cometem infrações junto com o Criciúma: 636 para o Galo e 627 para o Tricolor baiano. E os mineiros levam vantagem quando o assunto é gol de falta direta. O campeão da Libertadores já balançou as redes desta forma cinco vezes, sendo que duas delas através de Diego Tardelli, que estará em campo. O adversário, apesar de muitas faltas a favor, não marcou nenhum nas cobranças diretas.

header_na_historia (Foto: arte esporte)

Em 2001, o Bahia não tomou conhecimento do Atlético-MG na Fonte Nova. Pela 10ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro, o Tricolor goleou o Galo pelo placar de 4 a 0. Preto Casagrande e Nonato marcaram duas vezes. Um dos gols do atacante está marcado na memória da torcida. O artilheiro recebeu na área, deu um lençol no zagueiro Marcelo Dijan e chutou de primeira para vencer o goleiro Velloso.


Fonte: GE.COM

Foto: Raphael Carneiro