Postado por - Newton Duarte

Bahia 'bota o bloco na rua' e encara o CRB em Maceió

Com Rômulo, Bahia encara o CRB pelo Nordestão

Rômulo (E) e Raul voltam ao time titular nesta quarta - Divulgação | ECBahia

O bloco A Barca Tricolor, formado por torcedores do Bahia, começa a sua concentração para o desfile pelas ruas da Barra nesta quarta-feira, 11, às 20h. Vinte minutos depois, o Esquadrão entra em campo para enfrentar o CRB, em Maceió, pelo Nordestão.

Bem no intervalo da partida por lá, a fanfarra que acompanha o bloco por aqui fará o primeiro aquecimento para a festa. O duelo no estádio Rei Pelé só acaba às 22h20, num timing perfeito: dez minutos depois, os foliões-torcedores devem ganhar as ruas para participar do pré-Carnaval.

A sincronia parece proposital, mas é só coincidência. Há quatro anos, A Barca Tricolor participa do circuito de blocos acústicos Sérgio Bezerra. Acabou que neste ano tudo ocorresse ao mesmo tempo do desafio do time.

Para não perder uma coisa nem a outra, os foliões prometem 'se virar'. "Vamos tentar colocar telões para que a galera assista ao jogo na concentração. Ninguém vai querer perder o Bahia jogando, né?", brinca o fundador d'A Barca, o ex-bancário Adiler Gomes.

"A gente achou ótima essa coincidência. Será um motivo a mais para que a concentração seja animada. A gente quer a torcida vendo o jogo junta", comenta o produtor do evento, Dhay Borges.

A ideia surgiu de um grupo de amigos que se reuniu para ver os jogos do Bahia no retorno à Série A. Para comemorar, resolveram levar a festa para as ruas. "O nome diz tudo: é uma 'barca', bem ao estilo baiano", brinca Adiler.

O objetivo também é homenagear ex-jogadores do Tricolor. No primeiro desfile, em 2012, o homenageado foi Beijoca; em 2013, Bobô e Thirson; no ano passado, Charles Fabian e Émerson Ferretti.

O ex-goleiro, aliás, é um dos entusiastas do grupo. "O Bahia tem possibilidade de promover muitas coisas assim. O Carnaval é uma grande expressão da cultura baiana, assim como a torcida do Bahia. Então, tem tudo a ver", comenta.

"Neste ano, vamos homenagear torcedores ilustres, como Bigode Tricolor, Mamusca e Capitão América. Todos estarão lá", diz Dhay. Os ex-atletas Zé Carlos e Uéslei também são 'sócios' do bloco.

Em 2015, A Barca Tricolor conseguiu uma parceria com o marketing do Bahia. Por conta disso, tocou na Fonte Nova antes do amistoso contra o Shakhtar Donetsk. Sócios do clube receberão desconto de 25% no abadá, que custa R$ 40. O grupo vai se reunir na esquina das ruas Afonso Celso e Marques de Leão às 20h.

Valorizado

Em campo, o Bahia enfrentará o primeiro adversário 'nível Série B' no ano, já que o time alagoano também vai disputar a Segunda Divisão a partir de maio. Para o jogo, Sérgio Soares não deve mexer muito no time que venceu o Jacobina, no sábado, por 3 a 1.

As únicas novidades são a entrada de Feijão no lugar de Bruno Paulista, que foi poupado, e o retorno de Raul à lateral esquerda, após cumprir suspensão.

No time, um garoto terá um motivo a mais para se esforçar: o meia Rômulo, destaque do time neste início de ano, teve seu contrato ampliado na terça, 10. O novo vínculo, assim como o assinado por Bruno Paulista na segunda,  9, vai até 2018, e o garoto da base receberá um aumento salarial.

A multa rescisória das promessas foi estipulada em R$ 95 milhões.