Postado por - Heitor Montes

Bahia busca avançar na Copa do Brasil para afastar desconfiança após perda da Copa do Nordeste

Após o fim da Copa do Mundo, o Bahia joga nesta segunda-feira (16), às 20h, contra o Vasco, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Porém, enquanto quase todas as outras equipes da Série A fizeram uma intertemporada nesse mês de pausa para o Mundial, o Tricolor teve jogos oficiais: as semifinais e as finais da Copa do Nordeste. Antes da Copa do Mundo, o Esquadrão veio embalado por conta de um triunfo sobre o Corinthians no Brasileirão, porém, a perda do título regional para o Sampaio Corrêa fez com que a desconfiança da torcida no time ficasse ainda maior. Com isso, a equipe precisa aproveitar partida sobre o Vasco nesta segunda para tentar afastar as dúvidas dos torcedores.

O Bahia tem uma boa vantagem no confronto contra o Vasco. A equipe venceu o jogo de ida, na Arena Fonte Nova, por 3 a 0, com gols de Zé Rafael, Edigar Junio e Vinícius. Com isso, o Tricolor pode perder por dois gols de diferença, que ainda assim passa de fase na competição nacional. Qualquer derrota por três gols de diferença leva a decisão para os pênaltis.

Nessa temporada, o Bahia só perdeu uma vez por três gols de diferença: contra o Palmeiras, por 3 a 0, em São Paulo, no último mês de maio. No ano, o Tricolor perdeu mais dez partidas: seis por um gol de diferença e quatro por dois gols, placares que são suficientes para garantir a classificação nesta segunda-feira.

O Bahia poderá chegar pela primeira vez desde 2012 às quartas de final da Copa do Brasil. Naquele ano, o Tricolor passou por Auto Esporte, Remo e Portuguesa, até ser eliminado pelo Grêmio. O Bahia chegou às quartas da competição em outras quatro ocasiões: 1989, 1990, 1999 e 2002.

Para avançar às quartas e recuperar a confiança após a perda do título da Copa do Nordeste, o Tricolor conta com o retorno de peças importantes. O atacante Edigar Junio se recuperou de lesão muscular e atuou no sacrifício contra o Sampaio Corrêa, mas agora teve tempo para treinar e recuperar o condicionamento físico. O meia Marco Antônio, que vinha sendo titular até sofrer uma lesão no tornozelo, também já se recuperou e está à disposição do técnico Enderson Moreira.

Porém, o Tricolor ainda tem o desfalque do goleiro Douglas, que ainda não se recuperou de uma luxação no cotovelo. Ele já não usa mais tipoia, mas ainda não treinou em campo. Anderson segue sendo o seu substituto. Com isso, Enderson Moreira deve escalar o Bahia com: Anderson; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Elton, Zé Rafael, Régis e Élber; Edigar Junio.