Postado por - Heitor Montes

No Barradão, Bahia busca manter invencibilidade contra o rival Vitória

Neste domingo (11), às 16h (horário de Salvador), o Bahia enfrenta o rival Vitória, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor busca manter uma invencibilidade no clássico que vem desde abril de 2017. A equipe não perde para o grande rival há nove partidas e venceu todos os quatro Ba-Vi's de 2018.

O Bahia está na 13ª posição do campeonato, com 40 pontos. Em uma situação melhor que a do rival, o Tricolor busca um triunfo para garantir a permanência na Série A e se aproximar da parte de cima da tabela. Porém, o técnico Enderson Moreira garante que, apesar do melhor momento, o Esquadrão não subestima o Vitória:

Independente de qualquer pontuação, é um jogo especial e vai ser sempre. Muito respeito ao adversário pela qualidade de seus atletas, do treinador que tá assumindo, do Carpegiani... Vai ser um jogo decidido no detalhe pela necessidade das duas equipes conquistarem os três pontos

O volante Nilton diz que o Bahia precisa ser cirúrgico para aproveitar as chances que aparecerem na partida:

Tem que ser cirúrgico. As oportunidades que aparecerem, tem que ser concluídas em gol. Tivemos jogos que tivemos oportunidade, mas não definimos, e as equipes sempre fazendo gols, e nós sempre correndo atrás. Tivemos muitos jogos dessa forma, inúmeras oportunidades que não concluímos e acabamos tomando. Mentalmente também, por se tratar de clássico, você tem uma concentração diferente, é um jogo que você pode distanciar ou eles aproximarem, então tem que estar conscientes nos movimentos em campo para não estar se arrependendo depois.

Para o Ba-Vi, o Bahia contará com o goleiro Douglas, que havia sido suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta da expulsão no jogo contra o Vasco, mas o Tricolor conseguiu um efeito suspensivo. O atacante Gilberto, que desfalcou o time nas últimas partidas por um problema no joelho, voltou a treinar e pode aparecer na equipe.

Rival

O Vitória vem em uma fase difícil na temporada. A equipe está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, na 17ª posição, com 34 pontos. Nesta semana, a equipe demitiu o técnico Paulo Cézar Carpegiani e quem assumiu o comando foi João Burse, que treinava a equipe sub-23. O novo treinador falou que a equipe está focada para conquistar o triunfo sobre o rival:

Não temos outro caminho senão esse. A responsabilidade é enorme nesses jogos que faltam, começando pelo Ba-Vi. Os atletas estão extremamente focados, concentrados, treinando em alta. Isso é importante. Independente de quem vai jogar, todos estão se ajudando e se motivando. Eu sempre jogo para vencer. Estou colocando esse DNA para eles, para que eles possam, juntos, ir em busca da vitória. Esse é o primeiro passo para a nossa retomada

Para o clássico, o Vitória terá o retorno do jovem zagueiro Lucas Ribeiro, que cumpriu suspensão no empate contra o Paraná. O jogador irá disputar o seu primeiro Ba-Vi como profissional.

FICHA TÉCNICA
Vitória x Bahia
Campeonato Brasileiro – 33ª rodada
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Horário: 16h (de Salvador)
Data: 11/11/2018 (domingo)
Árbitro:  Luiz Flávio de Oliveira (Fifa/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Assistentes adicionais: Thiago Luis Scarascati (SP) e Adriano de Assis Miranda (SP)

Vitória: Ronaldo; Jeferson, Ramon, Lucas Ribeiro e  Marcelo Benítez; Willian Farias, Arouca e Leo Gomes; Neilton, Yago (Erick) e André Lima (Léo Ceará). Técnico: João Burse.

Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Jackson, Lucas Fonseca e Léo; Nilton e Gregore; Elber, Ramires e Zé Rafael; Edigar Junio (Gilberto). Técnico: Enderson Moreira.