Postado por - Newton Duarte

Bahia busca primeira vitória

Bahia busca 1ª vitória e quebra de tabu diante do Inter

23 anos e 17 jogos. Este é o jejum que o Bahia precisa superar para voltar com os três pontos do confronto contra o Internacional neste domingo, 2, às 18h30, no estádio Centenário, em Caxias do Sul, pela terceira rodada da Série A.

O Bahia venceu o Inter em campeonato brasileiro em duas oportunidades. E, curiosamente, ambas foram em Salvador, pelo mesmo placar (2 a 1) e nas duas últimas melhores campanhas do tricolor baiano na competição.

A primeira - e histórica - vitória foi na conquista do brasileiro de 1988, na partida de ida da final, na Fonte Nova. O segundo triunfo foi em 1990, ano em que o Esquadrão terminou a competição em quarto lugar.

Não bastasse ser uma pedra no sapato tricolor, o Inter é dono do tabu de nunca ter perdido para o Bahia em seus domínios em competições nacionais. São 12 vitórias para o colorado gaúcho e cinco empates.

Com o empate do Goiás com o Coritiba neste sábado, 1, o Esquadrão, que tem um ponto conquistado, caiu para a 17ª posição do Brasileirão. Para escapar da posição incômoda, o time baiano precisa vencer ou empatar e torcer para que o Atlético-MG, a Portuguesa e o Náutico, 18º, 19º e 20º colocados, respectivamente, não vençam os seus jogos.

Ainda desacreditado pela torcida, que mantém a campanha "Público Zero" contra a diretoria do clube, a equipe escalada pelo técnico Cristóvão Borges deve manter o mesmo time do empate sem gols com o Coritiba na última quarta-feira, 29, em Salvador.

Se por um lado o tricolor não conseguiu obter os três pontos em casa, Borges avaliou positivamente a evolução da equipe, em especial no aspecto defensivo, por não ter levado gols na partida contra o Coxa.

Entre os jogadores do elenco tricolor, a partida terá uma emoção especial para o meia Marquinhos Gabriel. Oriundo da base do colorado, o meia tricolor rescindiu o seu contrato com o Internacional apenas no início deste ano, quando assinou com o Bahia. Será a primeira vez que Gabriel enfrentará o clube que o revelou para o futebol.

Inter - O time comandado pelo técnico Dunga está invicto no Brasileiro, com uma vitória sobre o Criciúma por 2 a 0 em Caxias e um empate em 2 a 2 em Salvador, após estar perdendo por 2 a 0, na estreia diante do Vitória.

Um triunfo diante do Bahia não deve manter o Colorado entre os quatro primeiros, na zona de classificação para a Libertadores, como pode até dar a liderança da competição, a depender de uma combinação de resultados.

Mesmo sem o seu artilheiro, o atacante Leandro Damião, convocado para a Seleção Brasileira, o setor ofensivo do Inter conta com um forte quarteto, com o promissor Fred e o habilidoso D'Alessandro no meio, aliado a dupla de ataque formada pelo uruguaio Fórlan e Rafael Moura.

Fonte: Lucas Cunha para ATarde em 01/06/2013